Centro de São Gonçalo - Foto: Vagner Rosa |
A quarta edição do estudo Desafios da Gestão Municipal (DGM), que está sendo lançada pela Macroplan neste ano eleitoral, mostra quais cidades entregaram mais serviços em quatro áreas essenciais – saúde, educação, segurança e saneamento & sustentabilidade. O ranking avalia os 100 maiores municípios do país em termos de população (mais de 273 mil habitantes), que respondem por cerca de metade do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
O desempenho global da gestão de cada cidade é avaliado por um índice sintético, composto por uma cesta de 15 indicadores de todas as áreas analisadas, o IDGM – Índice Desafios da Gestão Municipal. O IDGM varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, melhor o desempenho do município.
O estudo da Macroplan não avalia a gestão de prefeituras específicas, mas o legado de várias administrações das cidades, aferindo a evolução dos indicadores na última década, assim como no último ano.
No Estado do Rio, há cinco cidades entre as dez piores do ranking de Desafios da Gestão Municipal (DGM) 2020. Entre elas, São Gonçalo, em 90º lugar. Confira, abaixo, as 25 piores e melhores cidades do ranking:
Fonte: Macroplan
Nenhum comentário:
Postar um comentário