![]() |
Sede do Clube Tamoio - Foto: Reprodução |
Inaugurado em 19 de novembro de 1917, o tradicional Clube Tamoio, localizado na Avenida Presidente Kennedy, no Centro, acaba de ser confirmado como patrimônio público e cultural de São Gonçalo.
Em sessão realizada na semana passada, desembargadores do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) reconheceram a constitucionalidade do projeto de lei 704/2017 aprovado pela Câmara de Vereadores de São Gonçalo, no ano em que o clube, fundado em 1917, comemorou seu centenário.
Para quem não sabe, o Tamoio foi palco de concursos de fantasias de luxo e originalidade disputados por Clovis Bornay, Wilza Carla e Evandro Castro Lima, entre outros. O evento fez parte da abertura oficial do carnaval do Rio de Janeiro durante as décadas de 60,70 e 80; e era televisionado para todo o país.
Além dos tradicionais concursos de fantasias, o clube disputou campeonatos fluminenses de futebol. O time gonçalense viveu dia de glória quando empatou por 3×3 com o Flamengo, em 1949. Apesar de, no ano seguinte, ter levado uma goleada de 9 x 0 do time rubro-negro, o feito anterior é lembrado até hoje.
Viva o Clube Tamoio, que, há mais de 100 anos, tem contribuído para o enriquecimento da história do município de São Gonçalo!
Fonte: Coluna do Gilson Monteiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário