quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

VÍDEO: SAIBA POR QUE EM SÃO GONÇALO O NOME INDÍGENA NÃO PREVALECEU


Antes de Gonçalo Gonçalves, o fundador de São Gonçalo ter batizado a sesmaria que lhe foi doada em 6 de abril de 1579, com o nome de seu santo de devoção, todo o território gonçalense era denominado de Guaxindiba, palavra tupi que significa "planta aquática de beira de rio" - Foto: Internet


Este é o segundo vídeo sobre fatos e curiosidades do município de São Gonçalo, publicado no canal do Território Gonçalense (Youtube). Ele aborda o fato de o porquê de o nome lusitano (São Gonçalo) ter prevalecido na nomenclatura da cidade, e não o nome originário indígena Guaxindiba; enquanto, nos municípios vizinhos de Itaboraí (São João Batista de Itaboraí), Maricá (Santa Maria de Maricá) e Niterói (São Lourenço dos Índios), prevaleceram o nome indígena. 


Aproveite e assista também lá no canal ao primeiro vídeo sobre a diferença de cultos ao padroeiro de São Gonçalo, em Portugal e no Brasil. Enquanto em Portugal, São Gonçalo de Amarante é representado pelo pênis, aqui, no Brasil, é representado pela viola.


OBS.: Peço desculpas pela iluminação deste vídeo não estar boa, é que a lâmpada do Ring Light queimou justamente no momento da gravação. No próximo vídeo, a iluminação já estará melhor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário