Alguns se referem a ele com conotação pejorativa, outros, de forma mais carinhosa. Mas o termo papa-goiaba é assimilado por muitos como aquela pessoa que nasceu em São Gonçalo.
Já para certa parcela da população do Estado, é a pessoa natural do interior do Estado do Rio de Janeiro, pois quem nasce na capital é carioca e, no interior, é fluminense ou papa-goiaba.
Já para certa parcela da população do Estado, é a pessoa natural do interior do Estado do Rio de Janeiro, pois quem nasce na capital é carioca e, no interior, é fluminense ou papa-goiaba.
Se papa-goiaba refere-se a quem nasceu em São Gonçalo ou no interior do estado, a verdade é que ninguém - em termos de cultura popular - consegue situar geograficamente o tão famoso apelido, mas o dicionário Houaiss o define da seguinte forma:
Adjetivo e substantivo de dois gêneros
1 Regionalismo: Brasil. Uso: informal.
Relativo a Campos - RJ ou o que é seu natural ou habitante
2 Derivação: por extensão de sentido.
Relativo a qualquer outra parte desse estado (RJ), ou o que é seu natural ou habitante.
Portanto, esclarecendo qualquer dúvida que ainda possa restar, papa-goiaba não é quem nasce especificamente em São Gonçalo, mas, sim, de quem é natural de Campos ou de qualquer outro município do Estado do Rio de Janeiro, inclusive o nosso e a capital fluminense.
Se levarmos em consideração os deliciosos doces de goiaba em calda e cascão, de fato, papa-goiaba tem mais a ver com os campistas, mas já que se estende para todos aqueles que nasceram no Estado, em qualquer parte, então somos todos papa-goiabas com muito orgulho e ponto final.
E se alguém duvidar de você, peça a pessoa para consultar o dicionário Houaiss, pois além de papa-goiaba convicto, você ainda vai passar a imagem de uma pessoa culta (risos).
Sou niteroiense e papa-goiaba.
ResponderExcluirQuem nasce na capital é carioca e quem nasce no interior (fora da capital) é papa-goiaba.
Sergio da Costa Velho
Papa goiaba
ResponderExcluirNasci em Jacarepaguá, sou carioca..
ResponderExcluir