quarta-feira, 18 de março de 2009

A riqueza cultural das ruínas do Engenho Novo

Ruínas do Engenho Novo (Foto: Bia Nunes)

Você sabia que o imperador D.Pedro II já curtiu muito São Gonçalo? Pois é, devido à amizade dele com o Sr. Belarmino Siqueira, o Barão de São Gonçalo, dono da Fazenda Engenho Novo, a Família Imperial tinha Monjolos – localização da fazenda – como um dos recantos preferidos para descansar no século XIX.

Hoje, o que resta da linda fazenda – que já carregou o título de maior produtora de abacaxi do Estado do Rio de Janeiro e onde também sediou a I corrida automobilística do Estado – são apenas ruínas.

Tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), a fazenda também já serviu de cenário para as gravações do filme “Álbum de Família” e para a minissérie global “Memorial de Maria Moura” protagonizada por Glória Pires.

Mas é uma pena que o local atualmente esteja abandonado. Aproveito aqui para chamar a atenção das autoridades competentes para que não deixem esse patrimônio cultural desaparecer. Seria um grande assassinato cultural, pois a região é muito rica em história e beleza.


Quem quiser saber mais detalhes sobre a história da Fazenda Engenho Novo leia o estudo de Cristiane Valladares de Azevedo e Fátima Priscila Morela Edra sobre a fazenda apresentado no I Fórum Nacional de Conselhos de Patrimônio Cultural, realizado em Itajaí – Santa Catarina.

E há também um serviço de visitação ao local promovido por Cristiane Valladares. É o Circuito Engenho Novo.

7 comentários:

  1. Parabéns por sua iniciativa.
    Quanto mais pessoas se envolverem na questão de preservação do patrimônio cultural gonçalense mais chances teremos de reverter a situação de preservação do nosso patrimônio.

    Cristiane Valladares

    ResponderExcluir
  2. queria ver ++++++++ ft de como era linda essa fasenda teria que ter ++++ ft acho que muitas pessoas queriam ver pl menos o passado como que la no fim do mundo muitos apreciavam como o imperador.montre mais....................

    ResponderExcluir
  3. Wender Mira Quintanilha(dendel)17 de setembro de 2009 às 19:26

    Parabens prefeitura de São Gonçalo e Governo do Estado pela iniciativa de revitalização da Fazenda Engenho Novo em Monjolos. Que em breve voltará a ser um lindo cartão postal de São Gonçalo. E que exelente Feira Nordestina realizada nos dias 11,12 e 13 de Setembro de 2009,nos arredores da fazenda, estava tudo muito lindo, e que se repita por varios anos.PARABENS SÃO GONÇALO PELOS SEUS 119 ANOS.

    ResponderExcluir
  4. pois eu já tinha colocado isso no meu blog em 2004 e ninguem fez nada!
    essa prefeita é maluca! so inaugura pracinha, essa semana vou bater umas fotos do posto de saude no bandeirante que é alvo de estrupos e assaltos alem de ser esconderijos de viciados...até o telhado de la esta caindo...
    ironia dela porque ao lado ela inaugurou uma pracinha...e mole ou quer mais?
    altineu cortes o deputado que tem uma fazenda e compras asterras de sanata iazbel não faz nada pela fazenda do engenho...um absurdo gente!

    ResponderExcluir
  5. Eu tive o privilégio de conhecer e morei bem próximo era realmente muito bonita

    ResponderExcluir
  6. Eu tive o privilégio de morar nesta Fazenda, era feliz e não sabia...

    ResponderExcluir