domingo, 19 de abril de 2009

A melhor e a pior região de São Gonçalo


Conforme estudo, publicado no caderno Minha Cidade (Jornal Extra – 18/04/2009), Neves é considerada a melhor região de São Gonçalo, enquanto que Monjolos é a pior. O levantamento foi feito pelo pesquisador do IBGE, Jeferson Azevedo. Levando em conta dados dos censos de 1980 a 2000 e os mesmos critérios do Índice de Desenvolvimento Humano Distrital (IDH-D), Jeferson traçou o ranking dos cinco distritos do município.

De acordo com o levantamento, Neves ficou com o melhor índice (0,823). Os distritos de São Gonçalo e Sete Pontes empataram na segunda posição, com 0,803; em seguida veio Ipiíba, com 0,781; e, em último, Monjolos, com 0,769.

O critério de análise do IDH é baseado em três aspectos básicos da população: renda, educação e saúde e longevidade (expectativa de vida). E segundo o pesquisador, foram a longevidade e a escolaridade, os responsáveis pelo bom resultado alcançado pelo distrito de Neves.

Jéferson Azevedo, que além de pesquisador do IBGE, também era professor da rede municipal de São Gonçalo, assumiu no mês passado, a convite da prefeita Aparecida Panisset – que gostou do estudo ao tomar conhecimento -, o cargo de subsecretário municipal de Saneamento.

Segundo Jéferson, os índices levantados no estudo vão dar um norte para a cidade adotar políticas públicas a fim de sair do nível atual.

- Identifiquei as áreas em que o município precisa melhorar. Saneamento básico é um deles. O trabalho mostra que a cidade sofre com erros de gestores anteriores, em níveis federal, municipal e estadual – expõe Azevedo.

A prefeita Aparecida Panisset tomou uma decisão importante ao convidar o pesquisador para trabalhar em seu governo. Com um estudo bem detalhado, sem dúvida, fica mais fácil para investir nas áreas carentes de serviços básicos para a população, como foram mapeadas a de Monjolos e outras regiões.

Quando não se tem uma direção certa, as decisões ficam meio que perdidas, pois não se sabe por onde começar, mas quando se tem um norte, as forças podem ser todas direcionadas para aquela região identificada. Que as medidas para melhorar essas regiões do nosso município não fiquem só nas projeções, pois agora há um estudo como referência.

E segundo as próprias palavras do pesquisador, assim como ele, a prefeita quer implementar o resultado do trabalho na cidade.

Que assim seja! Nós também queremos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário