sexta-feira, 8 de maio de 2009

Susan Boyle e São Gonçalo, tudo a ver


O vídeo da apresentação de Susan Boyle no reality show “Britain’s Got Talent”, na Tv britânica virou fenômeno na internet, já contabiliza mais de 100 milhões de acessos em todo o mundo. Desprovida totalmente do padrão de beleza estabelecido pela mídia e pelo mundinho fashion, Susan surpreendeu a platéia ao soltar a voz na canção “I dreamed a dream”, do musical “Os Miseráveis”. ´

Além de ter o seu talento reconhecido, Susan Boyle também chamou a atenção com a mensagem subliminar impactante que foi passada com a sua apresentação: de que não podemos julgar ninguém pela aparência.

Mas, o que mais vemos por aí, são pessoas que julgam seus semelhantes e lugares de forma depreciativa levando em conta apenas as aparências. E falando de lugar, São Gonçalo, por exemplo, é vitima desse tipo de comportamento. Sofre preconceito até mesmo de seus próprios moradores.

Semana passada fui a uma festa no Rio de Janeiro, e num determinado momento em conversa com os outros convidados, São Gonçalo entrou na discussão. Como sempre, a referência de quem mora do outro lado da baía tem daqui é de que a nossa cidade é feia, violenta e pobre.

Para esclarecer essa visão distorcida, informei-lhes que o nosso município tem um passado histórico muito rico, que temos uma importância geográfica e política reconhecida no Estado do Rio, e um potencial econômico pujante. A reação foi de surpresa, pois confirmaram que a opinião deles eram baseadas apenas nas aparências percebidas.

Pois é, aí está a origem de todo preconceito: na ignorância, ou seja, na desinformação de fatos e qualidades ligadas às pessoas, instituições e localidades. Quando temos informação de algo que até então era desconhecido pra gente, passamos então a ter uma nova visão do assunto em questão, seja ele qual for. Daí em diante é o que podemos chamar de evolução intelectual e espiritual!

O talento de Susan Boyle foi um tapa no preconceito daqueles que a julgaram pela sua aparência e a nossa informação sobre São Gonçalo pode ser a nossa arma para calar os desinformados e preconceituosos de plantão, aqui do outro lado do Atlântico.

Gonçalenses, pensem nisso!

Se você ainda não assistiu ao vídeo de Susan Boyle, clique no link abaixo e assista agora:
Apresentação de Susan Boyle

2 comentários:

  1. Oi! já assisti ao vídeo e já sofri muito com esse tipo de "pré-conceito". Ser julgada pela aparência... pobre de quem ainda perde tempo em abrir a boca e falar antes de pensar (e se informar).

    Boa semana.

    ResponderExcluir
  2. Artigo muito interessante.

    Jair dos Santos

    ResponderExcluir