quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Obras do PAC estão empacadas em São Gonçalo

Foto: Gulherme Pinto - Extra

As obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em São Gonçalo deveriam estar a todo vapor, mas estão paralisadas desde novembro do ano passado. Segundo o 1º vice-presidente do legislativo gonçalense e vereador Miguel Moraes (PT), as obras estão paradas por culpa da Prefeitura.


– O município foi um dos primeiros no Estado a receber recursos do PAC, de R$ 119 milhões, em 2007, para obras de canalização dos rios Alcântara e Boaçu, pavimentação e drenagem dos bairros Jardim Catarina, Salgueiro e Fazenda dos Mineiros. Após as eleições, elas foram paralisadas porque a Prefeitura não fez a sua contrapartida no contrato. Então, os recursos foram bloqueados pela Caixa Econômica Federal (CEF) – explica o vereador.


A Prefeitura se defende informando que a paralisação das obras se deu em função do atraso no repasse da verba, realizado pela CEF.


Pelo que se vê há contradição nos argumentos apresentados. O vereador diz que a Prefeitura não fez a sua contrapartida no contrato, por isso houve o bloqueio do dinheiro. E por sua vez, o executivo gonçalense alega que houve atraso no repasse.


E por conta desse impasse, a paralisação das obras será tema de uma audiência pública que acontecerá no plenário da Câmara Municipal no próximo dia 31, às 18h30. O evento será em parceria com a Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), através da Comissão Especial de Acompanhamento do PAC, presidida pelo deputado estadual Rodrigo Neves (PT).


É inadmissível aceitar que obras importantes estejam paralisadas por falta de competência administrativa. Dinheiro que é o mais importante não é problema, pois já foi liberado, agora o que está faltando é responsabilidade para tocar as obras.


São Gonçalo, por favor, vamos dar exemplo de competência na condução de projetos importantes, para o bem da nossa imagem e para atender as necessidades da população.


Nenhum comentário:

Postar um comentário