quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Observações da festa política gonçalense

Após a ressaca festiva das comemorações dos 119 anos de São Gonçalo, achei oportuno tecer aqui alguns comentários sobre o importante evento político que contou com a presença do governador Sérgio Cabral.

A prefeita e o governador

Foto: Vagner Rosa
Algumas pessoas que assistiram ou ficaram sabendo da troca de elogios entre os dois políticos no palco, classificaram a cena de “Espetáculo da Falsidade”.

É que na última campanha (2008) para a prefeitura, o governador que apoiava a sua colega de partido (PMDB), a deputada estadual Graça Matos, e que na época chegou a fazer chantagem eleitoral de que só iria investir na cidade, caso sua candidata fosse eleita, causou um pouco de estranheza ao referir-se a prefeita no evento como "essa doce mulher”.

Na verdade, o que houve no palco não foi nenhum “Espetáculo da Falsidade” e, sim, “Coisas da Política”. Foi um ato puramente político.

É que para muita gente, é difícil engolir certas coisas no meio político, mas o gesto presenciado no palco entre a prefeita e o governador, foi a mais pura representação da arte de governar.

No meio político, não existem inimigos – com raras exceções, um caso ou outro emblemático -, mas, existem, sim, adversários políticos.

Os adversários se divergem em algumas idéias e têm posições político-partidárias diferentes, mas na hora de selar um acordo que visa o benefício de ambas as partes, as diferenças são esquecidas ou colocadas de lado.

Pode parecer incompreensível para muita gente, mas é assim que se faz política. Política é a arte de governar, e para governar é preciso ter equilíbrio emocional, jogo de cintura e muita grandeza para aceitar a diferença.

E nesse jogo político entre a prefeita e o governador quem saiu ganhando foi o povo gonçalense que foi beneficiado com uma boa verba de R$ 100 milhões.

Os interesses falam mais alto. Para o governador, que vai tentar a reeleição ano que vem, São Gonçalo faz parte de sua estratégia – afinal de contas, somos o segundo colégio eleitoral do estado.

E a prefeita, boa política que é, apresentou a sua fatura para São Gonçalo apoiá-lo. Agora, o resultado vai depender dos eleitores que, nesse caso, são livres para decidir.

Sérgio Cabral e as vaias

Foto: Vagner Rosa

Todo político é vaidoso por natureza e não tem ofensa pior para um político do que as vaias do público, e por mais democráticas que sejam sempre mexem com o ego dos parlamentares.

O governador vem sendo vaiado sistematicamente em eventos dos quais tem participado no Estado, e em São Gonçalo não foi diferente, mesmo a claque pró-Cabral fazendo muito barulho, foi impossível sufocar totalmente a manifestação dos descontentes.

Apesar de serem inconvenientes, em determinadas situações, as vaias são manifestações democráticas e o governador poderia ter sido mais elegante quando se referiu a elas.

Ele disse que os opositores ali presentes eram penetras, pois não haviam sido convidados para a festa.

Menos, governador, menos...

Primeiro: o lugar era público e a constituição garante a liberdade de ir e vir das pessoas. Se não quisesse ver a manifestação dos descontentes que fizesse então o evento em um lugar privado.

Segundo: vivemos numa democracia onde existe total liberdade de expressão e não podemos exigir que todos aceitem nossas idéias.

Terceiro: o governador tem de se conscientizar que, independente, da existência da oposição à sua administração, ele governa para todos e que os opositores também contribuem para os cofres do Estado.

Ele poderia ter ignorado as vaias ou então ter sido mais político no comentário sobre elas. Inclusive, aproveitando que o público era formado na maioria por evangélicos, poderia ter apelado para alusões religiosas.

Poderia ter dito o seguinte: “Eu gostaria de dizer que nem Jesus Cristo agradou a todos. Embora as vaias sejam manifestações democráticas, acredito que hoje não seja um dia propício para isso, pois estamos todos aqui para comemorarmos o aniversário de uma cidade muito importante, e que merece o carinho e a atenção de todos nós.” E por aí levaria...

É com elegância que nós vencemos as adversidades.


A prefeita e a cantora Fernanda Brum

Foto: Vagner Rosa

Por mais intimidade que a talentosa e doce cantora evangélica Fernanda Brum tenha com a prefeita Aparecida Panisset, não pega bem ela tratar uma autoridade política com excessiva informalidade.

Soou deselegante e desrespeitosa a forma como a cantora tratava a prefeita - de você - a todo o momento. “Todas as vezes que você me convidar...”.

A assessoria da cantora poderia se atentar para esse detalhe. Não se trata de frescura, é apenas uma deferência a função que a pessoa exerce.

Será que a cantora trataria o presidente da república também assim com tanta informalidade?

O animador Dr. Márcio Panisset

Foto: Vagner Rosa
O Dr. Márcio tem um talento nato para animar a platéia.

Ele anima e conduz muito bem o público que o acompanha seguindo atentamente sua performance no palco. Características próprias de um verdadeiro animador de auditório.

Dr. Márcio, por favor, não veja este comentário como algo depreciativo, é apenas uma observação do seu talento de se comunicar com a massa.

Viva São Gonçalo!!!

Espero que o convênio firmado entre o governo estadual e a prefeitura de São Gonçalo, saia do papel e que as obras, de fato, sejam realizadas. Que não seja apenas mais um factóide eleitoral.

Pois São Gonçalo e sua população merecem o respeito de todos nós!!!

7 comentários:

  1. P E R F E I T O !

    Vagner, parabéns por comentários tão simples mas repleto de inteligência. Você é o Cara!

    P A R A B É N S!

    ResponderExcluir
  2. Excelente reportagem!

    Achei interessantíssima a parte que tratava do governador. Muito bem escrita!

    Sobre o Márcio Panisset, eu não sei como ele consegue ainda ser visto com bons olhos pelo povo. Em respeito ao seu Blog não vou dizer o que eu penso sobre este político.

    Sobre as obras, você sabe quais serão as avenidas e ruas beneficiadas com esse pacotão?

    No mais, parabéns por mais uma boa postagem, Vagner.

    ResponderExcluir
  3. Que artigo inteligentíssimo!!!

    Parabéns!!!

    Fernando Souza

    ResponderExcluir
  4. De tudo isso quero deixar registrado ...
    A minha alegria de ver o Vereador Eduardo Gordo nosso FUTURO PREFEITO!!!!
    Esse sim é sériooo e luta pelos desfavorecidos!!!

    ResponderExcluir
  5. NINGUEM MERECE GENTE É MT 7 JUNTO!!RS A PREFEITA Q DEU UM BAITA PRESENTE PARA OS GONÇALENSES NE, EM PLENO DIA DE COMEMORAÇÃO QUEM VOLTADO DO TRABALHO(NITEROI E RIO) PEGAVA UM IMENSO ENCARRAFAMENTO, PQ NAO FEZ A COMEMORAÇÃO EM UM CLUBE QQ??? AH ESQUECI TEM Q APARECER NE?! RS
    AGORA EDUARDO GORDO SERIO? GENTE NA SG TEM O Q MERECE O PIOR CEGO É O Q NAO QUER ENXERGAR! NAO SOU POLITICA E NEM APOIO NGM APENAS ACHO Q SG PRECISAVA DE UMA MUDANÇA RADICAL PQ NO MOMENTO TA BRABO TANTO DO PODER LEGISLATIVO E EXECUTIVO!!!
    MAS ENFIM, VAMOS CONTINUAR LEVANDO EU AMO A MINHA CIDADE MAS NAO POSSO EM CALAR DIANTE DE ALGUNS FATOS!!!AH O MEU NOME É FABIOLA

    ResponderExcluir
  6. Fofinho, muito obrigado pelo seu elogio!

    Fiquei lisonjeado com sua palavras!

    Grande abraço e continue prestiando o blog.

    ResponderExcluir
  7. Eduardo, obrigado também pelo seu elogio!

    É uma honra tê-lo sempre aqui, participando com seus inteligentes comentários também.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir