quarta-feira, 14 de abril de 2010

A história dos imigrantes em São Gonçalo

Porta de entrada de milhares de imigrantes, que aqui aportaram em busca da concretização de sonhos, a Ilha das Flores vai virar um museu a céu aberto.

Mais de 300 mil estrangeiros passaram pela Hospedaria de Imigrantes da Ilha das Flores, entre 1877 e 1966. E entre esses está a irreverente Elke Maravilha.

O projeto é coordenado pelo historiador Henrique Mendonça, numa parceria entre a Marinha (detentora desse importante sítio histórico) e a Uerj.

– A princípio, a história da imigração na ilha seria contada apenas num documentário produzido para escolas. Fomos atraídos pelo fato da importância do local e o pouco conhecimento por parte dos moradores da região. A riqueza do material colhido exigiu uma iniciativa maior – conta Mendonça.

O Centro de Memória da Imigração, que já começou a ser montado na ex-ilhota – que fica localizada às margens da rodovia Niterói-Manilha – será aberto a visitação a partir de junho deste ano.

Sem dúvida, esta é uma noticia maravilhosa para todos nós, gonçalenses, principalmente pelo fato de que a nossa cidade está sempre nos surpreendendo com a sua riqueza histórica.

E viva São Gonçalo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário