domingo, 22 de agosto de 2010

"É a economia,estúpido!"


Nas eleições americanas de 1992, o presidente George Bush (pai de George W. Bush), do Partido Republicano, concorria à reeleição e era o favorito do pleito. Com um discurso patriótico baseado no fim da Guerra e no sucesso da Guerra do Golfo uniu o país a seu favor, porém os gastos militares e o desequilíbrio fiscal estavam abalando a economia dos Estados Unidos, provocando desemprego e queda de consumo.

Do outro lado, o adversário Bill Clinton, do Partido Democrata, sob a orientação do marqueteiro James Carville focou o discurso de sua campanha em cima da então crise econômica que o país atravessava. Questionado em que se baseavam as propostas e o futuro governo Clinton, Carville respondia na lata: “It´s the economy, stupid!” ( É a economia, estúpido!)

E não deu outra: Clinton venceu o favoritismo de Bush por causa da economia.

Daí em diante esse slogan da campanha de Bill Clinton costuma ser utilizado como forma de explicar o sucesso ou o fracasso dos governos.

Analisando sob esse prisma, a explicação para o favoritismo de Dilma Roussef apontado pelas pesquisas de intenção de votos é essa.

Quem é Dilma Roussef??? O fato de ela ter sido a ministra da Casa Civil não a gabarita para ser presidente, é muito pouco. Dilma não tem biografia política. Politicamente não é ninguém. Na verdade não passa de um poste!

O favoritismo de Dilma está exclusivamente baseado na popularidade do presidente Lula – popularidade essa baseada no bom momento que a economia brasileira vem passando.

Se a economia brasileira não estivesse estabilizada, com certeza, Lula não teria a popularidade que tem hoje. Tanto é que se fosse levar em consideração apenas o seu grande carisma, ele teria vencido Fernando Henrique Cardoso nas eleições de 1994 e 1998. Como nessas duas épocas a economia estava bem, o tucano acabou levando a presidência. E o inverso aconteceu na eleição de 2002: como a economia não estava bem, FHC teve dificuldades para eleger o seu sucessor. E foi com aquele cenário econômico negativo que Lula finalmente conseguiu chegar ao poder.

Sendo assim, podemos concluir que é o bolso do eleitor que decide uma eleição e não uma ideologia partidária. E cá pra nós: tucanos e petistas se parecem em tudo! O governo Lula é uma cópia descarada do governo FHC. A única diferença é que a economia hoje está melhor porque o contexto é outro. Apenas isso...

Portanto, se nenhum fato novo ocorrer até o dia 03 de outubro, não terá sido Dilma a vitoriosa, mas sim a "economia".


Um comentário:

  1. Vagner, muito bom o artigo. Você foi direto no ponto. É uma pena que o povo não está nem aí para a educação, saúde, segurança e outros mazelas desse país.
    O povo só pensa com o bolso. E por causa disso esse poste será eleito. lamentável.
    Abraço e parabéns pelo texto!
    Valdecir Lopes Nogueira

    ResponderExcluir