segunda-feira, 1 de novembro de 2010

População gonçalense encolheu

Foto Roberto Moreyra - O São Gonçalo

No imaginário do povo gonçalense, a segunda maior cidade do estado já atingiu a marca de mais de 1 milhão de habitantes há muito tempo, mas segundo a coleta de dados do Censo 2010(IBGE), a população de São Gonçalo, atualmente, não passa de 991.382 habitantes, contrastando com o Censo de 2000, que contou 940.892, ou seja, o número de moradores encolheu.

De acordo com o secretário municipal de Planejamento e presidente da Comissão do Censo em São Gonçalo, Luís Rodrigues Paiva, os principais motivos para o não rompimento da barreira de 1 milhão, até o momento, foram as dificuldades de encontrar as pessoas em casa.

– Muitas casas ainda não entraram para os dados estatísticos. A porcentagem revelada só mostra a quantidade de residências visitadas, mas algumas não tinham moradores quando o recenseador passou. Eles voltarão a esses locais para concluir o trabalho qualitativo – disse.

Tem de voltar mesmo. Na minha casa e da minha família, por exemplo, nenhum recenseador deu as caras. Porém um fato chama a atenção. Temos de observar também que São Gonçalo é considerada uma cidade dormitório, ou seja, muitos gonçalenses trabalham em outras cidades, por isso muitas pessoas não são encontradas em suas residências. Mas esse não é o caso da minha família. Sempre tem gente em casa, e nem assim apareceu um entrevistador do IBFGE.

Eu acho que a metodologia do recenseamento deveria mudar. Ouço muita gente comentando que não foi entrevistada. Por causa dessa falha, os dados sobre o país ficam incompletos. E quem sai prejudicado com isso é a própria população que deixa de receber mais atenção por parte dos serviços públicos, já que os municípios perdem a oportunidade de receber repasses federais (FPM - Fundo de Participação dos Municípios) condizentes com o número de seus habitantes.

Embora o nosso país seja maior, o certo seria o Brasil seguir o exemplo da Argentina. Lá, eles têm o feriado do Censo, quando todos os habitantes permanecem em suas residências aguardando os recenseadores. Essa, sem dúvida, seria uma boa metodologia para obtermos dados mais completos sobre a população brasileira, não é mesmo?

Com certeza, São Gonçalo, já bateu a casa de mais de 1 milhão de habitantes há muito tempo, mas vamos esperar o resultado final das coletas para termos essa confirmação. Caso contrário, a Prefeitura deve exigir uma reparação nos números.

Para atender aos cidadãos que não conseguiram ser visitados, o IBGE montou uma tenda na calçada da Prefeitura de São Gonçalo. Se quiser também, você pode agendar a visita de um recenseador. Basta ligar para 0800 721 8181 ou acessar o site www.ibge.com.br/censo2010.

Eu já acessei o site para receber a visita do recenseador. Se você não foi entrevistado, faça o mesmo. São Gonçalo não pode ser prejudicada pelos números! Nossa população merece a atenção que lhe é devida!

Fonte: O São Gonçalo


Nenhum comentário:

Postar um comentário