domingo, 26 de dezembro de 2010

São Gonçalo tem o único relógio de sol vertical do mundo

Relógio de Sol de São Gonçalo (Foto: PMSG)

Desde remotos tempos o homem, ao observar o Sol, percebeu que este provocava a sombra dos objetos. Ao fazer estas observações notou que ao longo do dia o tamanho destas sombras variava. O homem primitivo, primeiramente, usou sua própria sombra para estimar as horas (sombras moventes). Logo depois viu que podia, através de uma vareta fincada no chão na posição vertical, fazer estas mesmas estimativas. Estava criado o pai de todos os relógios de Sol, o famoso Gnômon. Ao amanhecer a sombra estará bem longa, ao meio dia estará no seu tamanho mínimo e ao entardecer volta a alongar-se novamente. (Parágrafo acima extraído do site Wikipédia)

Hoje existem vários tipos de relógios de sol, os tipos mais comuns são os de jardim, formados por uma superfície plana que serve como mostrador, onde estão marcadas linhas que indicam as horas, e por um pino ou placa, cuja sombra projetada sobre o mostrador funciona como um ponteiro de horas em um relógio comum.

Mas relógio de sol vertical, com duas faces, no mundo, só existe um. E sabe onde ele está localizado? Aqui, em terras gonçalenses, mais especificamente na Praça Ayrton Senna, no bairro Parada 40.

Construído em homenagem ao centenário da emancipação política administrativa do município, em 1990, o relógio de sol de São Gonçalo passou por uma restauração e foi reinaugurado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, na terça-feira passada (21/12).

Presente na solenidade de inauguração, o fundador da obra, o artista Décio Machado, ficou muito emocionado por ver sua criação recuperada.

"Estou muito feliz com essa conquista, que não é só minha, mas de todo povo gonçalense. Agradeço o apoio de muitas pessoas, como o amigo da empresa Mundo do Acrílico, que forneceu o material usado na reforma, e a prefeitura da cidade", disse o artista.

Fico contente em ver que a cultura de São Gonçalo está sendo valorizada. Espero que outros monumentos e fatos históricos da cidade também recebam o mesmo tratamento.

Com certeza, a população ficará agradecida.

Secretário Carlos Ney, valeu por essa iniciativa!


9 comentários:

  1. Cada vez que leio seu blog fico sabendo de uma novidade sobre São Gonçalo. Não sabia que a nossa cidade tinha tantos fatos e curiosidades interessantes assim. Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o blog do criador de relógio é esse
      http://deciojrmachado.blogspot.com.br/

      Excluir
  2. Muito legal!

    Já conhecia este relógio de sol, mas não fazia ideia de que era um ícone no mundo!

    Parabéns à prefeitura por esta valorização da importância desta cidade.

    Parabéns também ao Décio Machado, por sua criatividade. Espero que ele ainda more por aqui... hahaha

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente nem sabia que existia relógio de sol, mas gostei de saber que o único do mundo, vertical com duas faces, fica aqui em São Gonça.
    Clarinha dos Anjos

    ResponderExcluir
  4. Eu estou deveras preocupado é com mais essa promessa de metrô em SG... Monotrilhos estilo Disney World com uma expectativa de 350 mil passageiros por dia...

    Vários estudos já foram feitos na cidade em relação a esse famigerado transporte de massa... Milhões já foram gastos... Será que agora será sacramentado?

    Só vejo metrô na Zona Sul-Centro do Rio de Janeiro enquanto Zona Norte e Oeste...

    Vamos esperar...

    Em relação ao relógio de sol gerou-me uma dúvida... Que horas ele está marcando em pleno horário de verão?

    Vagner, precisamos de sujeitos ativos como você para melhorar essa cidade

    Abraços, Wilson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O relógio tem 2 faces e uma delas está o horário de verão. Obs. Montei o Café Cultural SEU MACHADO - Me faça uma vista que te explicarei com mais detalhes- Rua Dr. Francisco Portela 2360 - Bairro Parada 40- São Gonçalo. Te aguardo

      Excluir
  5. Obrigado ao blogueiro, aos seus seguidores e aos comentaristas dessa postagem
    Vou deixar o blog do artista idealizador e criador do nosso relógio de sol de são gonçalo.
    http://deciojrmachado.blogspot.com.br/
    Meu querido amigo Décio Machado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo carinho em divulga o Relógio de Sol - Meu número celular 9 9481 4641.

      Excluir