quinta-feira, 22 de setembro de 2011

São Gonçalo tem motivos para comemorar os seus 121 anos?


Hoje a nossa querida e amada cidade está completando 121 primaveras.

E a pergunta que não quer calar é: temos motivos para comemorar este aniversário?

Vamos ver...

Se olharmos para o passado do município, mais precisamente para as décadas de 50 e 60, quando éramos uma potência industrial – a ponto de ser considerada a Manchester Fluminense, em alusão a cidade industrial da Inglaterra – e observar a pobreza em que São Gonçalo se encontra hoje – menor renda per capita do estado e a segunda pior do país –, é para lamentar e não comemorar.

Se observarmos a indiferença com os fatos históricos – sede da primeira corrida automobilística do país, primeira área de nudismo do Brasil, berço da Umbanda, local de férias de D.Pedro II, local de chegada dos primeiros imigrantes, entre outros – e os descasos com os monumentos e pontos turísticos – Palácio Mimi, antigas estações de trem, fazendas históricas e as praias da Luz, São João... –, é para lamentar e muito a falta de visão empreendedora e de cultura dos nossos políticos locais.

Se observarmos a falta de empregos – São Gonçalo ainda é considerada a maior cidade-dormitório do país –, os serviços de transportes sem qualidade, a violência crescente, os investimentos escassos em saneamento básico, saúde e educação, e tantos outros problemas, que se for enumerar todos aqui não vai ter espaço, realmente vamos chegar a conclusão que não temos nada mesmo para comemorar.

Mas felizmente nem tudo está perdido. Temos bons motivos também para comemorar. São Gonçalo está vivendo uma nova realidade. Depois de tanto tempo, estamos respirando agora ares de progresso.

Graças a instalação do Comperj na cidade vizinha (Itaboraí), ao crescimento econômico do país e aos investimentos da iniciativa privada e dos Governos Federal e Estadual, podemos constatar que o progresso finalmente resolveu dar as caras por aqui.

Recentemente, ganhamos mais um shopping de grande porte, um belo condomínio em Alcântara (Parque das Águas) e um parque industrial em Guaxindiba. E outros grandes empreendimentos imobiliários e comerciais já estão a caminho. Enfim, depois de anos de esquecimento e abandono, São Gonçalo volta a sorrir.

E no campo político, não podemos deixar de reconhecer o trabalho da prefeita Aparecida Panisset, que apesar de ser mal assessorada, faz a diferença com relação aos seus antecessores.

Mesmo que seja mais do que a sua obrigação asfaltar ruas e investir na reurbanização do município, temos de reconhecer que em comparação as administrações anteriores, ela tem feito muito mais nessa área.

A prefeita herdou uma cidade completamente esburacada e milhares de ruas de terra batida. Hoje, podemos constatar que as principais vias e alguns bairros periféricos estão com um visual bem apresentável – ruas asfaltadas, bem iluminadas e com belas áreas de lazer.

É importante ressaltar que um ambiente bem cuidado faz bem para o espírito. Promove o bem-estar. A autoestima é uma sensação que se processa de fora para dentro. Portanto, as obras de reurbanização têm, sim, uma função influenciadora no campo psicológico da população.

Tenho observado o comportamento das pessoas nas localidades que receberam um banho de asfalto. Elas estão mais orgulhosas de suas ruas e bairros, e agora, mais motivadas, passaram a investir nas reformas exteriores de suas residências. Neste caso, ponto para a prefeita.

Mas diante do que São Gonçalo representa e do que realmente precisa para oferecer mais qualidade de vida para seus habitantes, de fato, o que a Panisset tem feito até aqui ainda é muito pouco.

São Gonçalo merece muito mais. Merece principalmente mais investimentos na saúde e na educação, que são áreas importantes para a mensuração da qualidade de vida de uma população.

E vale lembrar que no ano que vem teremos eleições para vereadores e prefeito. Portanto, leitores, analisem cuidadosamente cada candidato e votem somente naqueles que mostrarem um compromisso sério com o futuro do município, que por sinal promete ser muito promissor.

São Gonçalo definitivamente entrou no rumo do progresso e com certeza crescerá muito mais, por isso, é importante que a cidade seja gerenciada e fiscalizada por pessoas competentes, visionárias e empreendedoras. Pessoas que tenham pensamentos grandes. É preciso dar um basta na política de cidadezinha do interior!

E representando agora todos os gonçalenses que amam esta cidade, que não a abandonam por nada e que continuam acreditando num futuro brilhante para ela, que eu tenho o prazer de parabenizar esta terrinha de pessoas maravilhosas:

Parabéns, São Gonçalo!!!

Que Deus te abençoe e lhe dê muita prosperidade!!!


12 comentários:

  1. Só uma lembrancinha:

    121 de EMANCIPAÇÃO POLÍTICA. SG tem mais de 450 anos. Só que ninguém reconhece isso.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns,minha São Gonçalo Querida!!!!!!!!!!!
    Apesar de ser tão maltratada pelos seus políticos, eu amo esta cidade. Foi aqui que eu nasci e é aqui que eu quero morrer.
    Viva São Gonçalo!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Quais são suas fontes para a renda per capita de São Gonçalo? Procurei aqui por curiosidade no IBGE e não encontrei tais valores...

    ResponderExcluir
  4. Oi Guilherme!

    A fonte foi a própria prefeita que declarou essa vergonhosa posição de São Gonçalo numa entrevista ao jornal O Fluminense:

    Aparecida frisa que tem recebido muito apoio do governador Sergio Cabral, a quem considera um parceiro fiel, “um republicano, um governador sensível, que entende que São Gonçalo é um município grandioso, mas que enfrenta grandes problemas por ter a menor renda per capita do estado e a segunda pior do país.”

    http://jornal.ofluminense.com.br/editorias/cidades/prefeita-de-sao-goncalo-fala-dos-avancos-da-cidade-ao-apresentar-balanco

    Obrigado pela sua participação.

    Abraço,

    Vagner Rosa

    ResponderExcluir
  5. Vagner, que tristeza ver que a minha cidade já foi uma potência industrial e hoje está nesta pobreza. Como deixaram isso acontecer? Que políticos incompetentes estavam no poder na época que não brigaram por essas empresas? Eu moro há mais de 20 anos em Juiz de Fora e só agora que eu percebo que São Gonçalo está avançando. Durante esse tempo a cidade manteve todo o tempo estagnada. A minha família e eu somos todos dai, mas a verdade é que o povo dai também não ajuda. É muito indiferente com a cidade. E político adora gente assim. Como você disse, ano que vem terá eleição. Espero que os meus conterrâneos votem em políticos mais competentes. Mas apesar dos problemas São Gonçalo merece os parabéns pelos seus 121 anos.
    Forte abraço e fique com Deus!
    Alessandro Mattos

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, São Gonçalo!

    ResponderExcluir
  7. Primeiramente, Vagner, seu blog é espetacular. Parabéns.
    Eu gostaria de dizer que ainda acredito em um futuro brilhante para a minha querida cidade.
    Penso que hoje mesmo, ao menos em termos de verticalização, São Gonçalo já supere cidades de padrão semelhante como Caxias e Nova Iguaçu, se levarmos em consideração toda a grandeza dos nossos dois queridos centros (Centro de São Gonçalo e Alcântara), além da região de Sete Pontes, Porto Novo, Zé Garoto, Estrela do Norte, Mutondo e Colubandê. Basta Compararmos com calma através do Google Earth.
    Claro que ainda temos inúmeros problemas em setores básicos como os de saúde, educação e infra-estrutura.
    Mas o complexo hospitalar do Zé Garoto e o Hospital Geral do Colubandê têm progredido com novos equipamentos. Além disso, o pronto-socorro do Alcântara finalmente está sendo reconstruído.
    Novos pólos educacionais e culturais estão sendo implantados.
    Nosso Centro recebeu novas praças, novo calçadão, o novo shopping Boulevard, o Barão de Mauá, está sendo contemplado com uma ciclovia e novos belos prédios comerciais.
    Alcântara recebeu o belo Parque das Águas e em breve receberá o Pátio Alcântara.
    Outros bairros também estão recebendo novos empreendimentos.
    Em breve ainda poderemos ter: mirante, restaurante cidadão, porto, metrô e altos ganhos de capital com a exploração do Comperj.
    Por tudo isso, eu ainda acredito, e muito, num futuro promissor para a nossa cidade. É torcer para que os futuros gestores continuem o bom trabalho de nossa atual prefeita.
    Parabéns, São Gonçalo!

    Felipe

    ResponderExcluir
  8. Prezado Felipe,

    obrigado pelo elogio ao blog!

    Fico contente com o reconhecimento das pessoas e principalmente com as suas manifestações aqui, pois o propósito do Território Gonçalense é promover um rico debate e fazer o gonçalense pensar a sua cidade.

    E você é um desses que pensa, defende e acredita no futuro do município. E, por isso, merece também os parabéns pelo seu comprometimento com São Gonçalo!

    Agradeço a sua valiosa participação aqui no blog, e seja sempre bem-vindo!

    Abraço,

    Vagner Rosa

    ResponderExcluir
  9. Caro Vagner, parabéns pelo artigo! Você escreve muitíssimo bem! Tem muita propriedade naquilo que aborda.
    Achei muito interessante esse seu comentário no texto:
    "É importante ressaltar que um ambiente bem cuidado faz bem para o espírito. Promove o bem-estar. A autoestima é uma sensação que se processa de fora para dentro."
    Você por acaso é psicólogo também?
    Você falou com muita intimidade sobre a questão da auto-estima.
    Esse é um dos motivos de eu gostar do seu blog. Você sempre tem um olhar e um comentário diferente sobre os assuntos da nossa cidade.
    E o que me chama a atenção também na sua escrita é a forma elegante como você trata os assuntos mais polêmicos. É de uma educação fenomenal!
    Espero que você nunca pare com este blog. Desejo mais e mais sucesso para este trabalho que você faz tão bem e que valoriza muitíssimo a imagem de São Gonçalo na internet.
    Há muito tempo que estou para lhe dizer essas coisas, mas esse artigo contribuiu para que declarasse logo o meu apreço por este belo trabalho realizado por você.
    É isso, meu caro. Sou teu fã.
    Forte abraço,

    ResponderExcluir
  10. Prezado Fernando Carlos,

    obrigado pelo elogio.

    São elogios assim como o teu e de outros que me motivam a continuar fazendo cada vez mais um trabalho de qualidade para os leitores do Território Gonçalense.

    Quanto a sua pergunta se eu sou psicólogo, não, não sou. O meu conhecimento na área comportamental se desenvolveu de forma empírica.

    Além de ter trabalhado por mais de 20 anos na área de Recursos Humanos, o que me exigia um estudo constante sobre assuntos pertinentes as relações interpessoais e profissionais, desde sempre gostei de pesquisar temas relacionados ao comportamento humano.

    Hoje, além de prestar consultoria na área de comunicação e marketing, executo também atividades ligadas a área de Desenvolvimento Pessoal (consultoria, Coaching, palestras e treinamentos).

    E sobre a observação que você fez do que eu escrevi no artigo, é fato concreto que o ambiente externo é um fator determinante no desenvolvimento da autoestima, por isso, achei relevante falar sobre a influência positiva que uma obra de urbanização exerce no comportamento dos moradores que vivem em bairros outrora carentes de investimentos públicos.

    Mas em se tratando de um trabalho individual de autoestima, a pessoa precisa primeiro investir em seu autoconhecimento para que possa identificar as áreas de seu ambiente externo à serem trabalhadas com o intuito de conquistar a satisfação pessoal. O Coaching de Vida é a ferramenta ideal para este tipo de trabalho.

    Eu tenho prazer em poder contribuir para o desenvolvimento pessoal das pessoas. Este blog, por exemplo, foi criado inicialmente com o propósito exclusivo de elevar a autoestima dos gonçalenses através de matérias positivas sobre São Gonçalo. Hoje, além de continuar destacando o lado positivo, quero contribuir também para uma visão mais questionadora do leitor com relação a sua cidade.

    E parece que o objetivo está sendo atingido. O reconhecimento dos leitores tem confirmado isso. Estou muito feliz com a repercussão que o Território Gonçalense vem tendo na cidade.

    Fernando, mais uma vez obrigado pelas suas palavras elogiosas, e pode ficar tranqüilo que jamais passou pela minha cabeça parar com este blog. Tenho muitas coisas boas ainda para falar sobre a nossa querida São Gonçalo.

    Grande abraço!

    Vagner Rosa

    ResponderExcluir
  11. Caro Vagner, realmente os leitores tem reconhecido o seu bonito trabalho a favor de São Gonçalo. Quem me recomendou a ler este blog foi um amigo meu que fala muito bem do seu blog.
    E agora eu também recomendo a todos os meus amigos e familiares.
    Sucesso e muito sucesso é que eu desejo pra você e o seu blog.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  12. Apesar dos 121 anos de existência, nada foi feito ao longo desse tempo para melhorar alguma coisa nas ruas Abílio José dos Santos, Altino Martins de Vitória e Doutor Calandrini, no bairro Arsenal, já que até hoje, ao longo desses 121 anos elas continuam esburacadas, cheias de lama, com esgotos à céu aberto, sem água potável decente, pois estão esquecidas e abandonadas.
    Que venham Aparecida Panisset, Adolpho Konder e tantos outros com promessas de campanha para os quase 3.000 moradores locais para angariar votos para as próximas eleições,mas façam antes alguma coisa para melhorar a situação dos que lá moram e têm orgulho dessa cidade, apesar de tudo. Mas por favor, não venham em dias de chuva, pois tem muita lama com esgoto misturado. O cheiro é insuportável. Proposta: comece a arrumar São Gonçalo por aqui
    Abraços
    Artur P Freitas

    ResponderExcluir