terça-feira, 25 de outubro de 2011

Valeu, gonçalenses!!! O Território Gonçalense agradece a vocês pela exoneração do Sr. Wolney Trindade!

As postagens do TG monopolizaram o debate no Facebook - ao colocar apenas o primeiro nome do Sr. Wolney Trindade, na caixa de pesquisa, só dá os links do TG associados ao caso. A postagem do TG com o link da matéria (O Fluminense) da demissão do secretário, até o momento da publicação deste artigo, já havia sido compartilhada por mais de 360 pessoas

Nunca antes na história de São Gonçalo houve uma mobilização tão forte a favor da cidade como essa promovida pelo Território Gonçalense, com a ajuda dos amados gonçalenses!
Estou super orgulhoso do engajamento dos internautas gonçalenses que compartilharam os links do TG, no facebook, promovendo uma manifestação jamais vista em defesa do povo de São Gonçalo.
O resultado dessa repercussão foi triunfante: a queda do Sr. Wolney Trindade!
Confesso que no inicio, não tinha a intenção de lutar pela sua saída. Gostaria apenas que ele se retratasse com a nossa população, como fez elegantemente o prefeito Jorge Roberto Silveira, mas a arrogância desse senhor contribui para que o resultado fosse mesmo a sua demissão do cargo.
E agora é só comemorar a nossa vitória! Essa polêmica serviu para unir os gonçalenses e despertar o sentimento de orgulho pela cidade!
Daqui pra frente, todos terão que nos respeitar!!!
Obrigado, gonçalenses!!! Vocês foram demais!!!
Agora, vamos entender como tudo aconteceu:
Quinta-feira (20/10)
Após ter ouvido as declarações racistas do Sr. Wolney Trindade, em relação aos gonçalenses, no programa do radialista Roberto Canázio (Rádio Globo), fiquei chocado e extremamente indignado com as palavras pesadas do secretário de Niterói. Pensei comigo: isso não vai ficar assim. Vou mobilizar os gonçalenses imediatamente nas redes sociais para exigirmos uma retratação desse senhor.
Como o protesto que promovi nas redes sociais em defesa da preservação da centenária casa da umbanda, Neves, teve grande repercussão, deduzi que esse novo protesto teria mais repercussão ainda, pois havia mexido com os sentimentos de todos os gonçalenses.
Movido por um sentimento de justiça, comprei então mais uma briga a favor de São Gonçalo e escrevi o artigo “Sr. Wolney Trindade, peça desculpas aos gonçalenses! Respeito é bom e todos nós gostamos!” e logo em seguida o divulguei nas principais redes sociais (Orkut, Twitter e Facebook).
O retorno no Facebook foi imediato, até porque é o site de relacionamento aonde os brasileiros no momento estão mais atuantes. Pois bem. Confesso que fiquei surpreso com a reação dos gonçalenses – que até então, falemos a verdade, não se envolviam em questões políticas –, mas dessa vez foi diferente. Fiquei extremamente feliz com a postura dos internautas de nossa cidade.
E daí em diante, passei a me dedicar totalmente a cobertura desse fato, acompanhando as noticias e observando a reação das pessoas influentes de São Gonçalo sobre o caso.
Sexta – feira (21/10)
Na parte da manhã, após observar a repercussão que o artigo estava tendo – já era o mais lido do dia, com diversos comentários no blog, nas redes sociais e muitas mensagens em minha caixa postal –, foi aí que decidi enviar um e-mail para a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Niterói para que eles tomassem conhecimento da repercussão que estava acontecendo, pois na grande mídia ainda não havia saído uma notinha sequer sobre a reação dos gonçalenses com as palavras discriminatórias do Sr. Trindade.
Como nasci em Niterói (mas fui criado aqui), porém antes de voltar a morar em São Gonçalo, há quatro anos, residia lá, não aceitei a ideia de que as palavras ditas pelo Sr. Wolney representavam o pensamento de todos os niteroienses e muito menos do poder político da cidade. Por isso, em nome dos gonçalenses, solicitei um pedido de retratação da Prefeitura.
Após enviar o e-mail, voltei a observar o posicionamento dos políticos gonçalenses. E percebi que, passadas mais de 24 horas do ocorrido na Rádio Globo, nenhum político ainda tinha vindo a público repudiar as palavras do Sr. Wolney. Nenhuma declaração no rádio, na televisão, nos jornais, nos sites dos políticos e nem uma menção sequer nas redes sociais daqueles que têm perfis nos sites de relacionamentos. Estranhei muito o silêncio das autoridades do município. Intrigado com esse comportamento indiferente de nossas autoridades resolvi publicar o artigo “Cadê os políticos de São Gonçalo para defender os gonçalenses?”.
Foi só publicar, passaram algumas horas, recebi a informação que o vereador Jorge Mariola havia requerido, na Câmara, uma Moção de Repúdio contra o secretário niteroiense.
O rapaz me disse que o texto da Moção estava no site do parlamentar. Mas do que adianta estar se não é divulgado? Outro erro é que não estava na página principal. Um assunto polêmico desse e a informação escondida em outra seção do site. Vereador, o senhor precisa conversar com a sua assessoria de marketing.
Sábado – (22/10)
Nesse dia fiquei muito satisfeito com a matéria do jornal Extra “Prefeito de Niterói pede desculpa aos moradores de São Gonçalo”.
Achei a atitude do prefeito muito elegante. Na mesma hora pensei no e-mail que havia enviado para a Prefeitura solicitando a sua retratação para com o povo de São Gonçalo. Mas como já falei aqui, não quero ser pretensioso achando que fui, eu, o responsável pela nobre postura cívica do Sr. Jorge Roberto Silveira. Posso, sim, ter contribuído em meio à pressão de outras pessoas.
E nessa mesma matéria a prefeita Aparecida Panisset também se manifestou. Apesar de ter achado a sua declaração tímida e ter vindo com bastante atraso (2 dias após o episódio na rádio), pelo menos ouvimos alguma coisa da parte dela sobre o caso.
Domingo – (23/10)
Finalmente um jornal da região comenta sobre a indignação dos gonçalenses com as palavras racistas do secretário.
Segunda – feira (24/10) - A vitória dos gonçalenses
Logo cedo recebi informações que o Sr. Wolney teria pedido demissão do cargo. Entrei em contato com as minhas fontes. Eles disseram que realmente o secretário tinha pedido demissão, mas que era para esperar, para não anunciar logo, pois estavam acertando alguns detalhes e poderiam até mudar de decisão. Além do contato com as minhas fontes, resolvi ligar também para a Prefeitura de Niterói, mas a Assessoria de Imprensa não confirmou a informação.
Depois da ligação fui ler os comentários dos leitores na matéria do jornal O Fluminense. Fiquei estarrecido com o preconceito velado de alguns niteroienses em relação aos gonçalenses e o apoio dos mesmos às palavras do secretário. Aquilo mexeu muito comigo e pensei: esse senhor nem pedindo desculpas pode continuar mais no cargo, veja o clima de intolerância que criou entre os moradores das duas cidades...
Foi então que decidi publicar o artigo “EXONERAÇÃO JÁ, DO SR. WOLNEY TRINDADE!!!”
Mas a noite veio a confirmação da demissão do secretário. As 19h33min, recebi uma nota da Prefeitura comunicando o desligamento do Sr. Wolney. Como estava envolvido nessa hora com outras atividades, duas horas após, ao acessar a caixa postal, acabei não vendo o e-mail (que estava no meio de outras centenas mensagens).
Só fui tomar conhecimento mais tarde (22 horas) ao acessar o site de O Fluminense. Fiquei tão eufórico com a notícia que não tive condições nem de escrever um artigo a respeito na hora. Imediatamente postei o link da matéria do jornal no Facebook, para compartilhar com os gonçalenses a nossa vitória.
Agora é só comemorar, meus queridos!!!
Quero aproveitar para agradecer também a OAB-SG, aos políticos que deram declarações e todas as outras pessoas (fora das redes sociais) que colaboraram também na pressão coletiva que resultou na queda do Sr. Wolney.
Ah, não posso me esquecer da comunidade São Gonçalo-RJ (Orkut). O pessoal lá botou também a boca no trombone.
Valeu, gonçalenses!!! Todos vocês estão de parabéns!!!
Daqui pra frente, todos terão que nos respeitar!!!
Abaixo alguns registros da repercussão das postagens do TG:

O artigo que deu início a grande repercussão

Clique nas imagens para ampliá-las


Os artigos sobre o caso estão entre os dez mais lidos da semana



A repercussão das postagens no Facebook



A postagem do TG com o link da matéria do jornal O Fluminense
"Wolney Trindade deixa o cargo após declaração polêmica"




6 comentários:

  1. Caro Wagner é verdade, jamais foi vista em São Gonçalo uma mobilização tão em grande em defesa da cidade como essa. Parabéns! São Gonçalo está muito bem representada por você na internet. Você é uma voz gonçalense de alto nível. Sabe argumentar, dialogar e escrever muito bem. Olha, desejo muito sucesso pra você. o Volney tinha que cair mesmo. E o mérito da queda dele se deve a você. Não vi ninguém defender os gonçalenses com tanta garra como você fez na internet. Tu merecias ganhar um prêmio da cidade. Minha família está encantanda com o seu trabalho e pede que eu lhe transmita também os parabéns!Com você e o blog estou sentindo mais orgulho de ser gonçalense.Obrigada Wagner por nos representar tão bem. Deus te abençôe! Rita Maria de Cássia

    ResponderExcluir
  2. Prezada Rita,

    chegou a hora de os gonçalenses levantarem a cabeça e se posicionarem com altivez!

    Obrigado pelo reconhecimento, mas o sucesso é de todos os gonçalenses. Sem o engajamento dos internautas, o trabalho do TG não teria tido resultado.

    Fico feliz em saber que você passou a sentir orgulho de ser gonçalense depois do blog.

    O propósito do TG é esse mesmo: fazer o gonçalense valorizar a sua cidade.

    É um trabalho árduo esse, mas chegaremos lá...

    Os gonçalenses começaram a se despertar para São Gonçalo.

    Obrigado pela sua audiência!

    Felicidades!

    ResponderExcluir
  3. Brother teu blog é 1000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Viva São Gonça!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Ae faz uma entrevista com Seu Jorge.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog Wagner. Fiquei muito admirado em ver a sua persistência em conseguir alguma resposta para essa infeliz e preconceituosa declaração do Sr. Wolney que ofendeu a todos nós. Fico feliz por saber que em São Gonçalo ainda existem pessoas que contribuem de alguma forma para o desenvolvimento da mentalidade do nosso povo. Estamos na luta.

    Rodrigo Monteiro

    ResponderExcluir
  5. Valeu, Rodrigo!

    Eu acredito muito no potencial dessa cidade, por isso estou comprometido com o desenvolvimento de uma nova mentalidade gonçalense.

    Obrigado pela sua audiência!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Eu fico triste ao perceber que, infelizmente, ele de fato representa uma parcela da população niteroiense... Muitos realmente acham que os gonçalenses não deveriam ir a Niterói... Sou gonçalense, amo morar aqui, nunca escondi onde moro, e nunca tive vontade de morar em Niterói, mas faço muitas coisas em Niterói, sim... Queria ver se algum dia acontecesse o que eles tanto querem e nós gonçalenses parássemos de fazer compras por lá (seja no mercado ou nos shoppings da cidade), simplesmente o Centro de Niterói iria a falência! Se é fato que quase todos os trabalhadores de Niterói moram em São Gonçalo, também é fato que quase todos os moradores de Niterói trabalham no Rio (e passam pelo mesmo tipo de preconceito que eles tem contra nós) e apenas passam pelo Centro de Niterói a caminho do trabalho... Aliás, eu tenho a impressão que isso é como uma bola de neve... Os cariocas falam mal dos niteroienses, os niteroienses implicam com os gonçalenses, os gonçalenses criticam os de Itaboraí... e a falta de educação impera nas relações... esquecem que no final, vamos todos parar no mesmo lugar, seja em terras cariocas, gonçalenses ou niteroienses...

    ResponderExcluir