quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Dia do Samba com grandes atrações no Camisolão

Paulo Cézar Portugal (Viradouro), Cícero (Presidente do Camisolão), Altay Veloso
( o homenageado de 2011) e Oswaldo Mendes (um dos organizadores do evento)


Na próxima sexta-feira, um grande evento vai comemorar o Dia Nacional do Samba (2 de dezembro), no GRES Camisolão, em São Gonçalo. Apesar de muito samba no pé e nos ouvidos, o ponto alto da comemoração neste ano será a homenagem especial feita ao compositor Altay Veloso. Além da organização do evento, o artista também vai receber uma Moção de Aplausos da Alerj, agraciada pelo deputado gonçalense José Luiz Nanci.

“Altay Veloso se tornou um patrimônio cultural de São Gonçalo. Sem dúvida é um filho desta terra. Mesmo após o sucesso estrondoso em sua carreira ele se manteve na cidade. Entre tantos motivos e pelo seu valor para a música popular brasileira, Altay Veloso merece este moção”, define o deputado gonçalense José Luiz Nanci

Esta será a primeira homenagem feita a Altay Veloso por iniciativa de um parlamentar do município.

Além do tradicional angu à baiana, mocotó e muita cerveja gelada, o público será embalado pelo bloco carnavalesco Catinga de Mijo, encabeçado por integrantes das escolas de samba Viradouro, Porto da Pedra e Cubango. Outros intérpretes também confirmaram presença.

A iniciativa partiu de Oswaldo Mendes, Paulo Cesar Portugal, Marcelo Alvarenga e Lima de Andrade (in memorian), em 2008, com o apoio de Cícero da GRES Camisolão. Muitos convidados, entre eles Cesar Veneno (in memorian), Grupo Só Sabor, Declair, Aldir, o presidente da Associação de Blocos e Escolas de Samba de Niterói e São Gonçalo marcaram o evento e foram determinantes para a continuidade do projeto.

Neste ano, Jairo Passos, compositor da GRES Viradouro se juntou ao grupo, além de diversas agremiações de samba já terem confirmado suas participações.

“Este é o quarto ano consecutivo que realizamos o evento e continuamos com o mesmo objetivo: confraternizar com os amantes do samba, sambeiros, pagodeiros, músicos e artistas em geral, em um clima de alegria e descontração. É uma ótima oportunidade para rever os amigos e botar o samba no pé”, afirma Oswaldo Mendes.

O grande Altay Veloso

Homenageado da edição 2011 do Dia Nacional do Samba, em São Gonçalo, Altay Veloso tem mais de 600 músicas suas gravadas por grandes nomes da música popular brasileira. Entre outros nomes de peso estão Roberto Carlos, Exaltasamba, Zizi Possi, Leonardo, Jorge Aragão, Wando, Alcione, Vanderléia, Emílio Santiago, Jorge Vercilo e Fagner.

Altay Veloso ganhou ainda mais destaque com o lançamento da ópera “O Alabê de Jerusalém”, uma estória musical inspiradora que teve como base o livro “Ogundana – O Alabê de Jerusalém”.

Histórico do evento

No segundo encontro, em 2009, o artista plástico e carnavalesco Max Lopes foi o homenageado. Diversos segmentos da GRES Viradouro (bateria, velha guarda, passistas, compositores e harmonia) e da GRES Porto da Pedra, além de José Vicente, vice-prefeito de Niterói, e diversos membros e segmentos de agremiações de S. Gonçalo e Niterói, além de artistas da cidade marcaram presença e saborearam uma feijoada. Na ocasião Max Lopes recebeu o título de Cidadão Gonçalense.

Já no terceiro encontro, em 2010, foi a vez de Lima de Andrade, falecido naquele ano, ser homenageado. A festa ganhou mais brilho com a presença de Nara Lima, do deputado estadual José Luiz Nanci – naquele momento ainda vereador – do vereador Miguel Moraes, entre muitos outros. Lima de Andrade era compositor e também colaborou para a criação de evento.

Vale destacar que o evento integra a pauta dos sambistas da região. O GRES Camisolão fica situado na Rua Doutor Pio Borges, 2715, no Barro Vermelho, em São Gonçalo. O evento terá início às 14h e previsão de término para 20h. Entrada Franca.



Um comentário:

  1. Parabéns aos sambistas gonçalenses! Tomara que o Camisolão volte a brilhar como nos velhos tempos em que eu desfilava.
    Sinto muita saudades daqueles velhos tempos. Estoiu muito feliz de ter encontrado este blog. Estou morando há mais de 15 anos aqui na Bahia e este blog é aonde tenho as melhores noticias dessa cidade querida onde nasci. Viva o samba brasileiro e viva São Gonçalo!
    Abraços a todos, Walmir dos Santos

    ResponderExcluir