quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Romário, como não houve comoção sobre a Praça Chico Mendes??? Foi a mobilização jamais vista em São Gonçalo, no Facebook!!!

A matéria mais compartilhada do TG sobre a Praça Chico Mendes


Caríssimo Romário, você disse que não houve comoção – somente da Berenice e do Território Gonçalense – para que justificasse uma matéria no RJTV sobre a Praça Chico Mendes.
Como não houve comoção, meu querido???
Jamais foi vista uma mobilização nas redes sociais (Facebook) tão intensa sobre um fato de São Gonçalo, e, pasmem, relacionado a cultura – defesa da homenagem a um grande herói brasileiro.
Todas as matérias sobre Chico Mendes publicadas no TG somaram-se 758 links compartilhados, no Facebook. Para uma cidade onde seus moradores não se mobilizavam para nada, isso é um avanço e tanto!

Abaixo, as matérias do TG sobre Chico Mendes compartilhadas no Facebook:

Total de links compartilhados = 758

Se considerarmos apenas que 100 pessoas – tem gente que tem até 2000 mil amigos adicionados – de cada perfil desses 758 links compartilhados tenham tomado conhecimento do assunto, conclui-se que 75,8 mil pessoas foram informadas sobre o ato absurdo contra a Praça Chico Mendes. Fora também os inúmeros comentários de indignação que foram postados no famoso site de relacionamento.
Agora sobre a questão do apelo social para que uma matéria mereça ir ao ar, essa informação é nova! Você nunca comentou sobre isso e nunca vi essa orientação no site dos Parceiros e tampouco em seu blog.
Desculpe, meu querido, mas eu não acredito que todas as matérias que foram ao ar até hoje tiveram grande apelo social, principalmente aquela sobre a reforma da Fazenda Engenho Novo – que por sinal gostei muito, pois aquela fazenda merece mesmo um tratamento especial.
Mas como no final da matéria teve um longo depoimento do secretário Adolpho Konder – nada contra o candidato da prefeita Aparecida Panisset –, a impressão que se tem agora, com essa informação que você deu sobre o apelo social, neste caso, o que aconteceu foi um apelo político, não? Que eu saiba 98% da população gonçalense não tem conhecimento daquele belo recanto – como pode então ter acontecido um apelo social tão grande para que tal matéria merecesse ir ao ar? (para quem não viu a matéria, assista AQUI).
Sabendo agora, Romário, que os Parceiros do RJ, precisam de apelo social para produzir suas matérias, vou passar essa informação para o público gonçalense.
Se eu soubesse antes desse expediente teria comunicado lá no facebook. Com certeza, o pessoal engajado com a causa da Praça Chico Mendes teria enchido a sua caixa de e-mail.
Eu pensei que bastasse apenas a repercussão de um assunto em evidência para chamar a atenção de vocês. Por isso critiquei a falta de percepção jornalística dos Parceiros do RJ para certos temas.
Romário, você disse lá no Facebook que foi aprovada a pauta sobre matéria do lixo em Alcântara. Que bom! Pensei que o assunto não tivesse interessado aos Parceiros do RJ, pois vocês não responderam ao meu e-mail. Fico feliz por ter sido aprovada! Temos muitas coisas para mostrar sobre a desordem urbana no bairro.
Meu querido, desculpe pela forma como me expressei. Não estou brigando com você. Estou apenas questionando os seus argumentos. Mas como sei que tu és um rapaz muito inteligente, tenho certeza que me compreendeste bem. Tenho grande carinho por você e continuo fã do seu talento e trabalho.
Grande abraço e muito sucesso em 2012!!!
Caro leitor, veja abaixo as imagens das informações dos links compartilhados das matérias sobre Chico Mendes, e logo depois leia na íntegra a resposta do Romário sobre a crítica que fiz aos Parceiros pela falta de atenção com a Praça Chico Mendes.








A resposta de Romário Regis ao Território Gonçalense



Olá galera, tudo bem? Aqui é o Romario, Parceiro do RJ de São Gonçalo.

Pois bem, levo em consideração todas as críticas e obviamente, elas são importantes para a compreensão do projeto e avanço do mesmo. Em relação a Praça Chico mendes, oficialmente, ou seja, no Diário oficial, não havia nada colocado que o nome seria mudado, além disso, diante de uma apuração que fiz até mesmo na data daquele panfleto que circulou na cidade, a Prefeitura já apontava que não iria mudar o nome da praça e sim que haveria uma adição de praça da bíblia.

Obviamente que a discussão é ótima para a cidade. Eu defendi até mesmo na Conferência de Juventude, que aquela praça fosse reformada e que lá, fosse colocada uma praça como um ponto jovem.

Além disso, nós, Parceiros, somos pautados por e-mail e demanda popular ou seja, eu não posso, baseado naquilo que penso, indicar uma matéria, mas preciso de um apelo social mínimo, sejam de reclamações, e-mails, telefonemas, coisa que no caso da Praça Chico Mendes, isso não ocorre e que é um grande problema da galera mais ativa na Rede.
Precisamos que as pessoas encaminhem e-mail para nós [ romario.regis@tvglobo.com.br / romario.regis@hotmail.com ] pois se não, ficamos a mercê de pautas que nem sempre são mais amplas e gerais.

Exemplo disso nessa matéria, é que encaminharam pelo meno 20 e-mails para mim ao longo do ano falando sobre essa praça, e a da Chico Mendes, ninguém mandou e-mail e eu só vi comoção na coluna da Berenice e no blog do Território Gonçalense e em nenhum momento entraram em contato conosco.

Nós precisamos de maior contato, de maior apropriação do projeto para a cidade, A cidade precisa entrar em contato, apurinhar meu dia a dia para essas questões acontecerem. Sou fã da Rede, da internet e venho dela, sou blogueiro, vlogueiro, pesquiso redes sociais, mas infelizmente, recebo muita pouca coisa por aqui. Meu e-mail é lotado de matérias sobre buracos, falta de luz e esgoto. Questões que tocam em outras áreas não chegam até meu e-mail e isso é importante acontecer.

Como eu posso vender uma pauta caso ela não tenha nenhum apelo popular. A Matéria que fizemos na Taverna, foi uma matéria difícil abeça de ser aprovada, mas tinhamos a justificativa dela estar fazendo 9 anos, tinha uma história consolidada, mas e os outros artistas, poetas, etc que estão pela cidade, mas que não encaminham um e-mail para nós?

Eu leio TODOS os dias o blog do Território, é favorito no meu PC e no meu celular, mas eu preciso que o Território Gonçalense ligue, mande e-mail, essas coisas, se não não tem como eu produzir algo que não recebi apelo.

Desculpas, qualquer dúvida, eu respondo por aqui galera, abraços, mas também se quiserem ir no meu facebook o link é http://www.facebook.com/romarioregis

Um comentário:

  1. A justificativa que o Romário deu no facebook é pertinente, apesar de poder apresentar a quantidade de compartilhamentos como embasamento para a matéria.

    De qualquer forma, é bom saber que toda mobilização da cidade poderá ser endossada através do e-mail romario.regis@tvglobo.com.br!

    ResponderExcluir