domingo, 22 de janeiro de 2012

Viva o respeito pelas diferenças religiosas!!!


Queridos leitores do TG, eu não poderia deixar de destacar aqui uma data importante: ontem (21/01) foi o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.


VIVA O RESPEITO PELOS CATÓLICOS, UMBANDISTAS, CANDOMBLECISTAS, KARDECISTAS, MULÇUMANOS, JUDEUS, BUDISTAS, HINDUÍSTAS, EVANGÉLICOS E POR TODAS AS RELIGIÕES!!!



2 comentários:

  1. Respeito é mesmo a palavra de ordem! Esta data deve ser mesmo bem destacada!

    Só proponho uma correção, Vagner: ao invés do termo "kardecistas", o correto seria usar o termo "espíritas" ou "espiritistas", sendo esta pouco utilizada.

    Explico. Não é por questão de maior afinidade com uma ou outra denominação, é porque "kardecista" pode passar a ideia incorreta de sermos seguidores de Allan Kardec. Nós, espíritas, somos cristãos e Allan Kardec foi o instrumento responsável por codificar as mensagens trazidas pelos espíritos com o objetivo de clarificar os ensinamentos de Jesus e a compreensão das leis divinas. O Espiritismo tem 5 princípios básicos e o primeiro deles é: Crença em Deus. É diferente do que ocorre no Budismo, por exemplo, onde o termo "budista" é adequado.

    Os dois termos ("espírita" e "espiritista") não existiam até serem criados por Allan Kardec para denominar os seguidores da Doutrina Espírita ou Espiritismo.

    Peço desculpas pela longa resposta.

    Grande abraço! Sucesso ao TG!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Eduardo! Tudo bem, meu caro?

    Realmente você está corretíssimo na definição dos termos "Kardecistas", "espíritas" e "espiritistas".

    Eu já tinha percebido o meu equívoco lá no facebook. Na pressa de destacar o respeito as religiões, acabei não me atentando para as diferenças.

    Porém, aqui, neste post, fui claro não colocando tudo mesmo balaio "espíritas": os umbandistas, candomblecistas e kardecistas. Você sabe que ,no imaginário popular, essas três religiões são classificadas como sendo todas do ramo "espíritas", não é verdade? Tomei o cuidado de não misturar as estações.

    Mas é sempre bom contar com um leitor educado, espiritualizado e inteligente para nos orientar com uma rica informação.

    Valeu, meu querido, pela sua participação neste blog!

    Grande abraço e muito obrigado pelos votos de sucesso!

    ResponderExcluir