domingo, 29 de abril de 2012

São Gonçalo precisa inovar em tudo


Colada na segunda capital mais moderna do país, São Gonçalo continua arcaica


Sábado passado fui à barbearia cortar o meu cabelo e, como de costume, durante o corte bato um papo com o meu barbeiro. Ele nasceu em Campos, mas mora em São Gonçalo há mais de 30 anos.

Por estarmos em ano eleitoral, curioso, perguntei-lhe se estava animado para as próximas eleições, ou seja, implicitamente, queria saber se ele se simpatiza com algum candidato.

Na lata, ele me respondeu: "Se você quer saber se eu vou votar em alguém, já digo que não! Não votarei em ninguém este ano!".

Quis saber o porquê de tanta radicalidade...

“Moro aqui há mais de trinta anos, e há trinta anos São Gonçalo é a mesma porcaria. Só troca os governantes, eles fazem uma maquiagem aqui, outra ali, e tudo continua como antes... saúde péssima, educação ruim, muito lixo, pobreza e agora a violência tomando conta de tudo”,  disparou.

Então tentei argumentar que não é bem assim, que apesar de a cidade ter muitas mazelas e problemas, as coisas começam a mudar com a instalação do Comperj, em Itaboraí. Que o progresso finalmente começa a se despontar por essas bandas.

No que ele recrutou:

“Mas se não fizerem nada agora São Gonçalo vai virar uma grande favela como aconteceu com Macaé.”, vaticinou o desacreditado homem das tesouras.

Pois é, essa é a visão crítica que muitos gonçalenses têm sobre a realidade de São Gonçalo. E eles estão não estão errados em suas análises.

Eu, particularmente, tenho esperanças de dias melhores para São Gonçalo, mas concordo com o meu barbeiro que a nossa cidade, tirando um empreendimento e outro, realmente não avançou em nada. Continuamos atrasados em quase tudo.

É inaceitável para uma cidade que é colada na segunda capital mais importante e cosmopolita do país continuar de forma tão arcaica e provinciana.

Espero que os candidatos a prefeito apresentem projetos inovadores para São Gonçalo. Que não subestimem a visão crítica daqueles que observam a realidade nua e crua do nosso município.

São através das críticas que surgem as boas ideias.

São Gonçalo precisa inovar urgentemente!


9 comentários:

  1. Gostei da foto! Torço mesmo pra que o(a) próximo(a) prefeito(a) nos surpreenda, porque as expectativas são das mais pessimistas. Inovar é a palavra de ordem!

    Vagner, faltou você lá na audiência pública sobre a licitação do transporte coletivo!

    ResponderExcluir
  2. Outra coisa: a placa anunciando a construção da Praça da Bíblia ainda está lá, né... Enrolaram, enrolaram, e mantiveram a ideia desnecessária de retirar a homenagem a Chico Mendes.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Eduardo!

    Eu vi uma foto da audiência, tirada pelo Sidney, em que aparece um rapaz muito parecido contigo. Fiquei na dúvida se era você, pois estava com a cabeça baixa escrevendo algo.

    Então era você mesmo. rs

    Infelizmente não deu para eu ir, já tinha um compromisso agendado.

    Mas é isso ai Eduardo, inovar é a palavra de ordem!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. A situação da Praça da Bíblia/Praça Chico Mendes ainda é uma incógnita.

    É lamentável a forma como esse Governo trata a população.

    Eles se comportam como se fossem os donos da cidade...

    ResponderExcluir
  5. Antigamente o que se via no Alcãntara eram pessoas humildes porém ordeiras. Hoje a visão é das piores. Pessoas e comerciantes sem respeito algum. Lixo demais, prédios sem o mínimo de conservação, desordem e falta de educação em qualquer canto. As obras realizadas pela prefeitura são de péssima qualidade. No valão do Vila 3 é triste ver o desperdício de dinheiro público em uma praça que é o ponto da prostituição. O lixo se extende por toda vila 3. O camelódromo é foco de denge e poluição visual tamanho o desleixo. A falta de respeito e conhecimento imperam no transito.
    Sinceramente não vejo bom futuro. Dizem que as reformas de perfumaria que vem acontecendo na cidade são o meio mais fácil de se conseguir aumentar o IDH , exigencia da Petrobrás nos locais onde ira implantar pólos.
    A fábrica de tijolinho de calçada e pedras deve ser muito amigo de quem manda. Usam isso em tudo que é canto.
    E não vai melhorar porque o nível intelectual só cai. O numero de pessoas obtusas, presas faceis da religião só cresce. Como sabemos, cultura para essas pessoas é coisa do capeta.

    ResponderExcluir
  6. É o que eu falo... se SG tivesse tido um prefeito (ou dois) descentes nesses ultimos mandatos, onde o município começou uma recuperação econômica considerável, nós agora estariamos vivenciando a transformação a todo o vapor.

    A cidade do Rio (RM inclusa) vai receber os maiores eventos do Mundo, e vai concentrar MUITO dinheiro. Nessa hora os empreenderores e bons gestores começam a coçar a cabeça e correr atras de um meio de aproveitar essa onda. Há cidades de outros estados planejando investimentos e lucros com as Olimpíadas aqui no Rio. Mas aqui em SG, cidade a 30km do ponto central do evento, e com a segunda maior população do estado, NADA ACONTECE.
    A Prefeitura deveria estar providenciando infraestrutura para possibilar a vinda de hotéis e pousadas pra enxurradade gente que vai desembarcar aqui. Nossas escolas e clubes poderiam estar nesse momento formando, quem sabe, uma modesta parcela de gonçalenses que disputariam o evento. Lembrem-se, somos um dos maiores municípios do BRASIL!.
    Isso foi só um exemplo... não mencionei o COMPERJ, nem mesmo a recuperação econômica do estado como um todo...

    Infelizmente, o que rolou por aqui foi o de sempre... um asfalto alí, obra em praça aqui, etc. Típico de uma cidade mediocre que não espera chegar a lugar algum.


    Gostaria que as pessoas pensassem nisso.

    ResponderExcluir
  7. Não há falácia mais absurda do que esta do momento que é exaltar o Comperj com relação a São Gonçalo. E é apenas aparetemente contraditório o fato de que São Gonçalo está atrasado até memso nesse pensamenmto desenvolvimentista. O mundo está repensando isso e São Gonçalo querendo pegar um trem pelos fundos e que passou há muito tempo. Me faz lembtrar o Caetano gritando em um Festival:" Vocês querem matar o velhote inimigo, que moreu ontem. Não estão entendendo nada... nada...nada." Precisamos de inteligência e capacitação e sobretudo de alta capacidade de reflexão. Emfim, de gente séria e muito competente para fazer este lugar ocupar algum lugar. Esperar o quê destes candidatos absurdos em São Gonçalo? É um pior do que o outro.

    ResponderExcluir
  8. Mas a Prefeitura finalmente conseguiu, e dou os meus parabéns, pela paisagem exatamente em frente ao Supermecado Extra no Centro de São Gonçalo: a aparência de favela formada pelas barracas dos camêlos. Seria preferível deixá-los como entes, destribuidos pelas calçadas que pelo menos não estava com aquela horrível aparência e limitando mais ainda o tráfego dos pedestres que não gontam de passar por dentro daquela muvoca desorganizada. Meus parabéns prefeita.

    ResponderExcluir
  9. Uma cidade em que 8 anos tiveram 95% das praças reformadas, um desenvolvimento econômico tão forte que trouxeram empreendimentos como Pátio Alcântara, Boulevard Shopping, Parque das Águas, Supermercado Guanabara(Maior que da Barr), Novo Shopping em Alcântara(Que será um dos maiores shoppings do Estado), e inúmeros outro, quando vimos um cenário assim em são gonçalo? Prefeitos administram. Não fazem milagres. Prefeitos criam, consertam, acertam e as vezes erram. E a população é conivente com tudo que acontece na cidade. A população suja, destrata e reclama onde mora, as vezes me pergunto como é a casa destas pessoas que tem coragem de comer um salgado na rua e jogar um papel no chão. Acho que São Gonçalo está crescendo significativamente, e não se iludam que a Comperj irá salvar o mundo, não irá, mas é uma mola propulsora e tanto para que serviços melhorem, empregos surjam e um novo cenário seja criado. Sei que existem muitas áreas carentes em São Gonçalo, carentes de serviços básicos, mas acredito que estamos no caminho certo, onde o tempo e a verba pública permite uma cidade crescer em 10 anos o que não cresceu em 30. Obs.: Não esqueçam de nossa área de interesse industrial que pela primeira vez na história conta com 14 indústrias. Vamos torcer para que tudo continue nesse ritmo. Acredito que a bola da vez seja a MOBILIDADE URBANA, que está em crise e precisa ser planejada para que o crescimento não o torne pior do que já está. Grato pelo espaço. Arquiteto Gonçalense

    ResponderExcluir