segunda-feira, 14 de maio de 2012

No nepotismo do Governo Panisset, irmão da prefeita trabalha de graça na Secretaria de Saúde


Prefeita Aparecida Panisset e o irmão, secretário de saúde do município
(Foto: Guilherme Pinto/Extra)


Levantamento feito pelo jornal O Globo mostra que em 41 dos 92 municípios fluminenses há parentes dos chefes do Executivo municipal lotados no primeiro e no segundo escalões. O total de familiares chega a 72, entre mulheres, irmãos, primos e cunhados.

Em São Gonçalo, a prefeita Aparecida Panisset (PDT) mantém dois irmãos como secretários: Márcio Panisset, na Saúde, e Marilena Panisset, nas Políticas Estratégicas.

A Prefeitura informa que Márcio Panisset “não recebe os vencimentos relativos ao titular da Saúde, uma vez que optou pelos vencimentos de deputado estadual, não gerando nenhum ônus ao Erário público municipal”.

Já Marilene, além de ser servidora efetiva do município há vários anos, possui “capacitação técnica para o exercício das atribuições que o cargo exige”.

Segundo o cientista político e professor da UFRJ Paulo Baía, dois fatores dificultam a aplicação da Lei do Nepotismo: as decisões diferenciadas, que vão contra a súmula e a tradição de contratar parentes.

“Herdamos o nepotismo, é uma tradição ibérica. Aliás, não só os portugueses, mas também os espanhóis e italianos influenciaram nossa cultura do nepotismo. É mais uma lei que não pegou. Ainda temos políticos com mandatos que se acham donos dos governos. Ou seja, fazem o que querem.”, explica Baía.

Veja a matéria completa sobre o nepotismo nas prefeituras fluminenses AQUI.


2 comentários:

  1. Vagner, a sigla do partido da prefeita está errada.

    Quanto ao comentário referente a matéria, já era de se esperar dela, já que ela não se empenha em procurar alguém mais competente para trabalhar para a secretaria de saúde.

    ResponderExcluir
  2. Já corrigi a sigla.

    Valeu, Jean!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir