quarta-feira, 27 de junho de 2012

Prefeita Aparecida Panisset afirma que São Gonçalo está retomando o título de “Manchester Fluminense”, mas não é o que diz a economia. Segundo especialistas, o País passa por processo de DESINDUSTRIALIZAÇÃO


Prefeita Aparecida Panisset (Foto: Alex Ramos)

Numa entrevista exclusiva para o jornal O São Gonçalo, publicada na última segunda-feira (25/06), a prefeita Aparecida Panisset comentou sobre as empresas que estão se instalando no município.

OSG - A cidade deixou de ter um perfil de cidade dormitório e passou a receber investimentos por causa do Comperj. Como o município vem fazendo para atender a demanda gerada pela refinaria?

PANISSET - Muitos falam da refinaria, mas nós conseguimos fazer algo que era prometido desde 1982, o Polo Industrial de Guaxindiba. Hoje temos 14 grandes empresas que estão se instalando, gerando emprego, renda e desenvolvimento para a população. Teremos o maior filial do Supermercado Guanabara do Estado. Já fomos, no passado, a ‘Manchester Fluminense’ e estamos retomando isso. Temos gonçalenses trabalhando em outros locais do estado, que, anos atrás, por não terem vagas na cidade foram procurar emprego fora de São Gonçalo. Agora nós temos e queremos que seja uma cultura do gonçalense procurar emprego na cidade.
 
Deus queira que São Gonçalo tenha muitos empregos no futuro para os gonçalenses. O desejo do Território Gonçalense e de todos os seus leitores é que São Gonçalo perca definitivamente o atual título de a maior cidade-dormitório do país.

No momento, infelizmente, ainda ostentamos esse triste título, pois não qualquer evidência de gonçalenses abandonando seus postos de trabalho no Rio ou em outras cidades, e retornando para o município.

Quanto ao fato de a cidade voltar a ser a “Manchester Fluminense”, sem dúvida alguma, esse é o sonho de todos nós! Iria ser a glória São Gonçalo reviver o apogeu industrial das décadas de 50 e 60, mas é bom lembrar que o país passa por um processo de desindustrialização.

A desindustrialização no Brasil - Leia AQUI.

E leia a entrevista completa da prefeita Aparecida Panisset, clicando AQUI.


7 comentários:

  1. Wagner Rosa, parabéns pelo seu trabalho! Indiscutivelmente o Território Gonçalense é o melhor site de notícias da cidade. Obrigado por trazer à tona informações importantes. Forte abraço! Sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  2. São Gonçalo não deve necessariamente seguir o mesmo rumo do país. Sinceramente não entendi o intuito dessa reportagem do TG. Ou será q entendi e devo me fazer de bobo?

    ResponderExcluir
  3. Olá, Valmir! Parece que o leitor Amauri Ribeiro, que leu a matéria antes de você, entendeu.

    O propósito é fazer os gonçalenses refletirem sobre todos os assuntos que dizem respeito a nossa cidade observando também o panorama econômico e político do país.

    Eu é que não entendi a sua colocação: como assim São Gonçalo não deve seguir o mesmo rumo do país? Que eu saiba, São Gonçalo é um município brasileiro.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Prezado Amauri Ribeiro, obrigado pelo reconhecimento do trabalho do Território Gonçalense!

    A proposta do blog é sempre lançar outros olhares sobre os assuntus discutidos no momento em nossa cidade.

    Vivemos numa democracia. É importante que as pessoas tenham visões diferentes sobre um mesmo assunto e deixar também que elas tirem suas próprias conclusões.

    Muito obrigado pelo seu elogio. O reconhecimento dos leitores me motiva cada vez mais a fazer um trabalho de qualidade para os gonçalenses.

    Grande abraço!

    Vagner Rosa

    ResponderExcluir
  5. Prezado Amauri Ribeiro

    Onde se lê "outros olhares sobre os assuntus", leia-se "outros olhares sobre os assuntos".

    Desculpe-me, ao digitar com pressa não percebi o erro cometido.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Eu disse "São Gonçalo não deve necessariamente seguir o mesmo rumo do país". Ou seja, se o país parar de crescer economicamente, a nossa cidade não vai obrigatoriamente parar também.
    Na Espanha, por exemplo, que vive uma das maiores crises de sua história, temos cidades como Barcelona e Valência que continuam a receber turistas e com a economia funcionando normalmente. Estive recentemente em Barcelona e pessoas do resto do país estão migrando pra lá pois a cidade não vive a mesma crise do país.
    Logo, o fato do Brasil estar se desindustrializando, não se aplica aos 5500 municípios desse país.
    Cada região tem uma realidade.
    Enquanto na década de 90 a região metropolitana do Rio se degradava, a regiao do Norte Fluminense começava a viver novos momentos com a atividade petrolífera.
    Afirmei não entender o título da reportagem justamente por estes motivos. Discordo da forma que foi colocado e o artigo sobre a desindustrialização é extremamente controverso.
    Afirmar que um país esta se desindustrializando devido a diminuição da participação da Indústria no PIB é, no mínimo, simplório demais. Onde fica a importância do peso das 'commodities' num mundo cada vez mais carente de recursos naturais? E o setor de serviços, podem ser comparados atualmente com o que era oferecido na década de 50?
    Enfim, fica exposta minha opinião de forma mais discursiva.
    Espero ter sido mais claro desta vez.
    Abraço,
    Valmir Jr.

    ResponderExcluir
  7. Prezado Valmir

    Sobre a Espanha, o seu exemplo foi na área do turismo. É bem diferente de abrir novas indústrias. A história, a arquitetura, a gastronomia, as atrações culturais e as belezas naturais já fazem parte do cenário de Barcelona e, independente, de crise ou não, a cidade receberia turistas do mesmo jeito. Barcelona é uma cidade cosmopolita.

    A mesma coisa aconteceria com o Rio de Janeiro: se o Brasil passasse por uma grande crise econômica, a cidade também iria continuar a receber turistas do mundo todo.

    Sobre a questão de São Gonçalo, com a construção do Comperj, na cidade vizinha (Itaboraí), com certeza o município poderá, sim, ser beneficiado com as instalações de algumas empresas.

    Mas é incoerente dizer que voltaremos a ser a “Manchester Fluminense” de outrora. A desindustrialização é fato no país!

    São Gonçalo mesmo é vítima da desindustrialização. Não me refiro as indústrias do passado que foram embora...

    Falo de coisa de cinco ou sete anos atrás, quando a nossa cidade abrigava diversas fábricas de roupas, principalmente de jeans. Devido a forte concorrência dos produtos chineses, fecharam quase todas. Atualmente, devem restar pouquíssimas...

    A Rua da Feira, por exemplo, peguei a sua época de ouro quando recebia sacoleiras do Brasil inteiro. Hoje, as sacoleiras desapareceram e as lojas existentes no local não têm mais produção própria. Elas revendem roupas compradas no Brás, em São Paulo.

    O título da matéria foi só um toque para maneirar no ufanismo, pois o mar não está muito para peixe não: a crise é real.

    Abraço!

    ResponderExcluir