terça-feira, 3 de julho de 2012

Parabéns ao Rio de Janeiro pelo título de Patrimônio Cultural da Humanidade!!!



O nosso querido, amado e idolatrado Rio de Janeiro recebeu, no último sábado (30/06), na Rússia, o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).

As belezas naturais em conjunto com a criatividade dos homens contribuíram para que o Rio se tornasse a primeira cidade do mundo a receber o título na categoria Paisagem Cultural Urbana.

O conceito de paisagem cultural foi adotado pela Unesco em 1992 e incorporado como uma nova tipologia de reconhecimento dos bens culturais, conforme a Convenção de 1972 que instituiu a Lista do Patrimônio Mundial. Até o momento, os sítios reconhecidos mundialmente como paisagem cultural relacionavam-se a áreas rurais, a sistemas agrícolas tradicionais, a jardins históricos e a outros locais de cunho simbólico, religioso e afetivo.

Para o secretário de Turismo, Pedro Guimarães, o título foi merecido

"A cidade que é um orgulho para seu povo e uma paixão para todo turista que a visita recebe, de forma merecida, o reconhecimento oficial de seu carinhoso apelido de Cidade Maravilhosa", comemorou.

Para a ministra da Cultura, Ana Holanda, o resultado vem “coroar um belíssimo trabalho que evidencia a cidade que nasceu e cresceu entre o mar e a montanha e, com criatividade e talento criou paisagens – hoje mundialmente conhecidas – que a tornaram excepcional e maravilhosa”.

O reconhecimento do Rio de Janeiro culminará em uma nova visão e abordagem sobre os bens culturais inscritos na Lista do Patrimônio Mundial.

O Território Gonçalense parabeniza a nossa querida “CIDADE MARAVILHOSA” por esse título!

Viva o Rio de Janeiro!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário