domingo, 1 de julho de 2012

A VAIA DA PREFEITA APARECIDA PANISSET NO BAIRRO JARDIM CATARINA E O JORNALISMO HONESTO E INDEPENDENTE DO TERRITÓRIO GONÇALENSE

Prefeita Aparecida Panisset é vaiada pelos moradores do Jardim Catarina - Reprodução

Pois é, queridos leitores, quando eu publiquei o artigo “A rejeição ao Governo Panisset nas redes sociais”, aqui no blog, em maio (Veja AQUI), e compartilhei o seu link no mural do Território Gonçalense, no facebook; imediatamente apareceram alguns apaniguados da Prefeitura para desqualificar o meu trabalho e fazer acusações levianas a meu respeito.

Veja abaixo o comentário de um desses apaniguados usando um perfil falso (pessoa que se passa por outra nas redes sociais), chamado Bruna Almeida:

 

Pois bem. As inimagináveis 10 mil vaias no evento “São Gonçalo Gospel”, em Alcântara (16/06), e as vaias na inauguração de uma praça (29/06), no Jardim Catarina; comprovam que a análise feita pelo Território Gonçalense sobre a rejeição ao Governo Panisset, estava corretíssima.


Leia a matéria sobre a vaia no evento "São Gonçalo Gospel" AQUI


Abaixo, o vídeo da vaia no bairro Jardim Catarina



É importante ressaltar que não precisa ser nenhum cientista político ou especialista em redes sociais para saber que as pessoas levam para os debates virtuais o que elas vivem e percebem no mundo real.

Os internautas que compartilham ou trocam informações nos sites de relacionamentos não são alienígenas. São pessoas que têm endereço fixo numa rua, bairro, cidade, estado e país; localizado no planeta TERRA.

Em vez de ficarem me acusando disso e daquilo porque os funcionários da Prefeitura não vão para as ruas perguntarem as pessoas o motivo de estarem rejeitando e vaiando a prefeita Aparecida Panisset?

Seria uma atitude mais decente e inteligente, não é mesmo?

O JORNALISMO HONESTO E INDEPENDENTE DO TERRITÓRIO GONÇALENSE

É fato que estamos vivendo novos tempos. A sociedade e o comportamento humano não são os mesmos de cinco anos atrás. A cada segundo o mundo passa por um processo veloz de transformação.

Aqueles que são resistentes às mudanças precisam entender que a realidade hoje é outra. Ou a pessoa acompanha a evolução dos tempos ou vai ficar para trás com cara de tacho!

A tecnologia tem sido a grande responsável pelas mudanças na sociedade e do comportamento humano. A internet democratizou a informação e cada vez mais vem revolucionando os costumes e criando novas tendências.

O jornalismo, por exemplo, é uma das áreas que tem passado por grandes transformações.

Hoje, as pessoas não se informam mais só pelos jornais, pelas ondas do rádio ou telejornais. Um número inestimável de sites e blogs encarrega-se também de publicar notícias em todo o Brasil.

Em São Gonçalo, o Território Gonçalense é o único blog informativo editado por um jornalista profissional.  

Há outros também que divulgam notícias, mas não são editados por profissionais da área de jornalismo.

Desde a sua criação, em janeiro/2009, o Território Gonçalense sempre prezou pela ética profissional e independência jornalística. Por não estar ligado a nenhum grupo político tem total liberdade para publicar todos os fatos da cidade.

Fatos como: a greve dos professores, o escândalo das mortes dos bebês no Hospital Mulher Gonçalense, a polêmica sobre a demolição do centenário terreiro de Umbanda (em Neves), a polêmica sobre a construção da Praça da Bíblia no espaço da Praça Chico Mendes, a demolição das pistas de skates na Praça Chico Mendes, entre outros, que não foram publicados nos jornais da cidade, mas mereceram destaques especiais no TG.


A COBERTURA POLÍTICA ISENTA E HONESTA DO TERRITÓRIO GONÇALENSE


Para o conhecimento de todos, informo que o TG não apoiará a candidatura de nenhum candidato à Prefeitura de São Gonçalo. Na campanha eleitoral de 2012, que começa no próximo dia 06 de julho, o blog fará uma cobertura de alto nível com informações relevantes e análises políticas sobre todos os candidatos.

É importante ressaltar também que o Território Gonçalense não é um blog oposicionista. As matérias sobre o Governo Panisset fazem parte do conceito de jornalismo honesto e isento, ou seja, aquele que não omite informações aos leitores.

Vale lembrar que ninguém é obrigado a concordar com as opiniões do blog.

Para que todos possam entender a posição política do Território Gonçalense, publico abaixo o excelente texto do jornalista Ricardo Noblat, do qual, este que vos fala, concorda e segue o mesmo raciocínio.

"Sobre a imparcialidade do jornalista"

Este é um dos mitos cultivados há mais de século: jornalista é imparcial. Ou tem obrigação de ser. 

Ninguém é imparcial. Porque você é obrigado a fazer escolhas a todo instante. E ao fazer toma partido. 

Quando destaco mais uma notícia do que outra faço uma escolha. Tomo partido. 

Quando opino a respeito de qualquer coisa tomo partido. 

Cobre-se do jornalista honestidade. 

Não posso inventar nada. Não posso mentir. Não posso manipular fatos.
Mas posso errar - como qualquer um pode. E quando erro devo admitir o erro e me desculpar por ele. 

Cobre-se do jornalista independência. 

Não posso omitir informações ou subvertê-las para servir aos meus interesses ou a interesses alheios. 

Se me limito a dar uma notícia devo ser objetivo. Cabe aos leitores tirarem suas próprias conclusões. 

Se comento uma notícia ou analiso um fato, ofereço minhas próprias conclusões. Cabe aos leitores refletir a respeito, concordar, divergir ou se manter indiferente. 

Jornalista é um incômodo. E é assim que deve ser. Se não for não é jornalista.

Jornalista Ricardo Noblat
Blog do Noblat

6 comentários:

  1. Parabéns Vagner.

    Manda essa tal de Bruna ir pastar lá pras bandas de São Gonçalo do Norte, atrás de quem ela tanto apoia.

    ResponderExcluir
  2. Essa tal de Bruna Almeida é chata pra caramba mesmo. Como ela não bastasse ela provocar um barraco lá no blog PONTO SG, vem essazinha aí falar abobrinha. Acho que essa daí deve ser uma pró-Panisset ao extremo.

    Vagner, por que você não a exclui e bloqueia do seu Facebook de uma vez? Assim, você vai se livrar dessa mala sem alça em definitivo. Fica a dica.

    Há algum tempo atrás no meu Facebook, essa mesma Bruna Almeida pediu para que eu seja amigo dela no meu Facebook, mas como eu já soube desse barraco todo dela aí, eu não pensei duas vezes: eu não aceitei a solicitação de amizade e de quebra, bloqueei a criatura. Se vocês que possuem Facebook e conhecem essa Bruna Almeida aí, excluem e/ou bloqueei. Deixo essa dica pra vocês.

    Abração e sucesso para o seu blog.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite a galera do TG. Bem, essa vaia em cima da prefeita não é novidade alguma aqui no Jardim Catrina. Venham aqui na Ipuca e verão como isto aqui está abandonado. Já estamos fazendo uum movimento aqui dentro de voto nulo. A Ipuca vota nulo. Se é bom ou não, eu não sei. Mas pelo menos é uma forma de chamar um pouco a atenção. Na semana passada iniciei um blog mostrando um pouquinho das ruas aqui. Se quiser entrar e ver, fiquem a vontade.

    http://aipucaexiste.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Jean! Tudo bem?

    A Bruna Almeida é um dos vários fakes pró-Panisset presentes no Facebook.

    Eu não os excluo porque gosto de dar corda para ver até aonde eles vão. Em determinados momentos eles acabam se entregando, pois estão sempre se contradizendo.

    Através das contradições e das posturas comportamentais já descobri as estratégia deles e também quem são as pessoas que estão por trás desses falsos perfis.

    É lamentável que alguns defensores desse governo (por interesses políticos e cargos) se prestem a esse papel tão baixo. É por essa e outras que a rejeição ao Governo Panisset é tão grande nas redes sociais, entendeu?

    Na minha opinião, esses fakes são os aloprados dessas eleições gonçalenses. Eles não enganam a mais ninguém.

    Obrigado pelo apoio!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Sérgio Coutinho!

    Eu acessei o seu blog e fiquei estarrecido com as imagens que vi.

    Fiz uma postagem mostrando o descaso para com essa localidade do bairro: “O motivo da vaia para a prefeita Aparecida Panisset no Jardim Catarina, na sexta-feira passada (29/06)”.

    Compreendo a indignação dos moradores. Tomara que a prefeita Aparecida Panisset faça alguma coisa pela região até o fim do seu mandato.

    Grande abraço!

    Vagner Rosa

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo seu trabalho isento e verdadeiro!

    ResponderExcluir