terça-feira, 13 de novembro de 2012

VAGNER ROSA AGRADECE A TODOS PELO SUCESSO E RECONHECIMENTO DO TRABALHO DO BLOG TERRITÓRIO GONÇALENSE ELEIÇÕES 2012



Indiscutivelmente, as eleições municipais de 2012 de São Gonçalo ficarão registradas na história da política gonçalense.

Não só por causa da vitória surpreendente do candidato da cidade que venceu todas as forças políticas que apoiavam o seu adversário (Lula, Dilma Rousseff, Sérgio Cabral, Aparecida Panisset, Marcelo Crivella, Lindibergh Farias, Francisco Dornelles, entre outros), mas também por causa de um fenômeno de comunicação que marcou e influenciou o pleito: as mídias sociais.

É inegável o reconhecimento de que as mídias sociais contribuíram para o debate sobre a disputa eleitoral em São Gonçalo.

Enquanto o único jornal da cidade omitia alguns fatos e favorecia explicitamente o candidato da prefeita Aparecida Panisset, foram através das mídias sociais que os eleitores obtiveram informações relevantes e reveladoras sobre as eleições municipais gonçalenses.

O que são as mídias sociais?

Mídias Sociais são as redes de relacionamento (Facebook, Orkut, Twitter, Flickr, Istagram...), sites de compartilhamento de vídeos (YouTube, Vímeo, Google Vídeos...), fóruns e blogs.

A criação do blog (anexo) Território Gonçalense Eleições 2012

Por ser, há mais de três anos, um canal de informação totalmente comprometido com São Gonçalo e principalmente atento com as questões políticas ligadas a nossa cidade, evidentemente, que o Território Gonçalense não poderia ficar de fora do debate eleitoral em 2012.

Para fazer uma cobertura especial sobre as eleições municipais foi criado o TERRITÓRIO GONÇALENSE ELEIÇÕES 2012, um blog anexo específico para cobrir o pleito.

Através de suas páginas e dos debates promovidos no perfil do TG, no facebook, os eleitores puderam ficar bem informados sobre os sete candidatos a prefeito e de outros assuntos relacionados às eleições.

Entrevistas com todos os candidatos a prefeito, análises políticas, matérias com fatos reveladores (bens dos candidatos, os doadores das campanhas dos prefeitáveis), veiculação dos vídeos do Debate da OAB, veiculação dos vídeos dos programas eleitorais de todos os candidatos, vídeos de Educação Política, entre outras informações relevantes, promoveram o sucesso do Blog Território Gonçalense Eleições 2012.

Apartidário e imparcial, o TG ELEIÇÕES 2012 publicou uma série de entrevistas com os prefeitáveis. Dos sete candidatos que concorreram à Prefeitura, seis prestigiaram o blog concedendo entrevistas exclusivas para o TG. Apenas um candidato (Adolfo Konder) não respondeu as perguntas do blog.  As perguntas foram enviadas para a sua assessoria de imprensa, mas infelizmente não tivemos nenhum retorno ou justificativa.

O sucesso do Território Gonçalense Eleições 2012

O sucesso do TG ELEIÇÕES 2012 pode ser constatado através do número de acessos registrados no período da campanha eleitoral (julho a outubro): foram mais de 51.000 visualizações.

Clique na imagem para ampliar
O relatório estatístico de audiência de ontem (12/11), informa que o TG ELEIÇÕES 2012, no geral, teve 51.157 visualizações. Só no mês passado (outubro) foram computadas 18.341 visualizações. As poucas visualizações registradas nos últimos dois dias se devem a não atualização do blog (o TG ELEIÇÕES foi criado apenas para cobrir as eleições municipais)

Considerando o fato de que o blog foi divulgado apenas no Facebook e no Twitter, podemos afirmar categoricamente que ele teve uma repercussão excelente. Agora, imaginem se tivesse sido feita uma campanha de divulgação em toda a internet e nas ruas? Com certeza a audiência teria sido triplicada.

Fora o número de visualizações observado no relatório acima, os apoios e reconhecimentos do público também comprovam o êxito da cobertura política do TG ELEIÇÕES 2012, que foi honestíssima nos relatos dos fatos.

Mas, como não poderia deixar de ser, tivemos também incompreensões por parte de algumas pessoas – que nos acusaram de sermos tendenciosos e ligados a grupos políticos.

Porém, encaramos esse tipo de comportamento como algo natural. Afinal, em época de disputa política, ninguém gosta de se confrontar com informações desconfortáveis sobre o candidato para o qual trabalha, apoia ou se simpatiza, não é mesmo?

Todavia, a velha máxima continua atual: se nem Jesus Cristo agradou a todos... não seria o TG ELEIÇÕES 2012 que iria agradar, não é verdade?

Entretanto, esperamos que nas próximas eleições essas pessoas estejam mais maduras politicamente, pois a campanha eleitoral passa, mas as pessoas continuam existindo e se relacionando entre si.

Foram muitos os ataques virulentos e ofensivos contra o Território Gonçalense. Poderíamos mostrar alguns aqui, mas como não temos a intenção de reviver o clima bélico das eleições, preferimos deixá-los lá trás.

O que importa é que fizemos uma cobertura política com qualidade, onde a ética e o respeito foram observados durante todo o tempo.

Para nós, o momento é de regozijo por saber que fomos um dos canais de informação que contribuiu para a consolidação das mídias sociais em São Gonçalo, nas eleições de 2012.

O reconhecimento de todos vocês que entenderam o nosso papel é a nossa maior alegria! Afinal, tudo que fizemos foi por amor a São Gonçalo.

Portanto, o meu muito obrigado a todos vocês que valorizaram o trabalho do Território Gonçalense Eleições 2012!

Valeu, pessoal!

Abraços a todos!

Vagner Rosa
Editor do Território Gonçalense


Comentários de apoio e reconhecimento do trabalho do TG ELEIÇÕES 2012

Clique na imagens para ampliá-las

Professor Josemar foi o candidato do PSOL à Prefeitura de São Gonçalo
 
Eduardo Lima é um seguidor do TG desde a sua criação em 2003

 

   
 
Conceituado pastor e líder da Igreja Bíblica Cristã, em São Gonçalo

 
 

  







 

Alguns comentários sobre a cobertura do TG ELEIÇÕES 2012 no facebook


Romário Regis -  idealizador da Agência Papagoiaba e ex-integrante dos Parceiros do RJ (quadro jornalístico do RJTV)




 






Acesse o Território Gonçalense Eleições 2012
 clicando AQUI

2 comentários:

  1. Parabenizo mais uma vez ao Vagner Rosa pelo show de cobertura do 1º e 2º turnos do pleito municipal através dos blogs TERRITÓRIO GONÇALENSE, TERRITÓRIO GONÇALENSE - ELEIÇÕES 2012 e também pelo perfil do TG no Facebook.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Grande Jean, obrigado pelo reconhecimento do trabalho do TG nas eleições!

    Valeu, amigão!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir