terça-feira, 25 de dezembro de 2012

A primeira Hospedaria dos Imigrantes do país, localizada em São Gonçalo, já está aberta para visitação pública

Foto: Carlo Wrede/Agência O DIA


Para quem gosta de história e tem curiosidade para saber um pouco mais sobre a vida dos estrangeiros que chegaram ao Brasil e ficaram hospedados em terras gonçalenses, saiba que, desde o mês passado, o Centro de Memória da Imigração da Ilha das Flores está aberto para visitações públicas.

O espaço abrigou a primeira e maior Hospedaria dos Imigrantes do país, que por quase um século (1879 a 1966), foi o lar temporário de centenas de pessoas que deixaram a terra natal para ganhar a vida nos trópicos.

As histórias dos imigrantes que ficaram hospedados na Ilha das Flores agora constituem acervo de um belo museu a céu aberto em nossa cidade.

Para conhecer o local, visitantes e escolas podem agendar as visitas pelo telefone 3707-9506 ou pelo site www.hospedariailhadasflores.com.br.

Dias para visitação pública:

Terças e quintas: 14h às 17h
Sábados: 9h às 12h
Entrada franca

Conheça o site da Hospedaria da Ilha das Flores, clicando AQUI


2 comentários:

  1. Além de ter sediado a primeira corrida automobilistica do Brasil, São Gonçalo também foi sede da primeira hospedaria de imigrantes...Legal! Valeu Território Gonçalense por ter trazido mais essa informação sobre a minha amada cidade.

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha!! Fico muito feliz em saber que o primeiro museu da cidade finalmente foi aberto à visitação. E que belo museu! Poxa, gostaria de estar aí para visitá-lo...

    Vagner, queria pedi-lo para que faça uma visita ao local e publique um artigo aqui no blog com fotos e coisas do tipo, para divulgar bastante esse museu; se for possível para você, claro.

    Para mim, essa é uma das melhores notícias sobre a cidade dos últimos anos, quiçá décadas!

    ResponderExcluir