segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Segundo enquete do TG, o Corpo de Bombeiros é a instituição mais confiável em São Gonçalo. Já as mais desacreditadas são: Câmara dos Vereadores, Prefeitura e Imprensa



Apesar do número pequeno de pessoas (115) que participou da enquete do Blog Território Gonçalense (encerrada na sexta-feira passada) representar apenas uma gotinha do oceano de gente que forma a população de São Gonçalo (1.008.064 habitantes), é importante ressaltar que a opinião dessa gotinha não difere do que pensa a maioria dos gonçalenses sobre a credibilidade das instituições de nossa cidade. Se nós sairmos por ai consultando nossos familiares, amigos e vizinhos vamos constatar que o resultado poderá ser próximo ou igual a dessa enquete.

Vale destacar aqui uma informação extra sobre essa sondagem do TG: tomamos conhecimento que um número significativo de pessoas se recusou a votar por não confiar em nenhuma das instituições citadas.

Confira, abaixo, o resultado final da enquete em percentual:

Corpo de Bombeiros: 39%

Igreja Evangélica: 16%

Igreja Católica: 15%

Correios: 9%

OAB: 9%

Empresas: 5%

Polícia: 1%

Câmara dos Vereadores: 0%

Prefeitura: 0%

Imprensa: 0%

O fato de o Corpo de Bombeiros (39%) ter sido votado como a instituição mais confiável em São Gonçalo está de acordo com o que os brasileiros, de uma forma geral, pensam sobre essa corporação militar. Nas enquetes desse tipo realizadas pelos conceituados intitutos de pesquisas (IBGE, IBOPE e DATAFOLHA), essa instituição sempre se destaca.

Já o quase empate entre a Igreja Evangélica (16%) e Igreja Católica (15%), se deve ao grande número de gonçalenses que professa a fé cristã. É comum os membros dessas duas denominações depositarem confiança total na igreja por identificarem essa instituição como sendo a "casa de Deus" aqui na terra.

Quanto ao empate entre os Correios (9%) e a OAB (9%), há particularidades a observar. Os correios de fato sempre foram bem avaliados pela população brasileira. Diversas vezes figuraram em primeiro lugar nas pesquisas sobre a credibilidade das instituições brasileiras.

Porém, em São Gonçalo, nos últimos tempos, os serviços dos Correios têm deixado a desejar. A paralisação promovida há alguns dias pelos pelos funcionários dessa instituição confirma esse fato (ver matéria sobre o assunto AQUI).

Em relação à OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), essa instituição ainda é desconhecida da grande massa gonçalense, no entanto, foi citada na enquete devido a sua participação em recentes eventos de interesses da população, como: preservação da Praça Carlos Gianelli, em Alcântara, organização do debate com os candidatos a prefeito deSão Gonçalo, nas últimas eleições e, agora, pelo engajamento a favor do início imediato da obra da Linha 3 do Metrô.

Sobre a confiança de 5% dos gonçalenses nas empresas da cidade, o resultado demonstra que elas precisam investir mais na qualidade de seus serviços e atendimento.

Já a crise de confiança na Polícia (1%), é possível que esteja relacionada a sensação do aumento da violência em São Gonçalo e a falta de policiamento. As informações sobre os policiais gonçalenses veiculadas na mídia, na época do assassinato da juíza Patrícia Acioli, podem ter influenciado também negativamente a credibilidade dessa instituição na cidade (ver a última matéria sobre o assunto AQUI).

A falta total de credibilidade nas instituições políticas e na imprensa

O péssimo resultado da Câmara dos Vereadores (0%), Prefeitura (0%) e Imprensa (0%) já era praticamente esperado. Vejamos porquê:

Câmara Municipal: como o povo pode confiar na Câmara se ninguém sabe o que se passa por lá? A Casa Legislativa gonçalense deveria prezar pela transparência. É uma vergonha, em pleno século 21, a Câmara da segunda maior cidade do Estado não ter sequer um site para deixar a população informada sobre o trabalho dos parlamentares.

Prefeitura: não é de hoje que a Prefeitura de São Gonçalo vive uma crise de credibilidade perante a sociedade gonçalense. Agora, então, depois que vieram à tona os escândalos e erros do Governo Panisset, a imagem dessa instituição política ficou ainda mais desacreditada.

Imprensa: a imprensa escrita de São Gonçalo não goza de credibilidade porque os jornais da cidade sempre foram vistos como aliados do poder político. Em vez de denunciar os erros, sempre os acobertam.

O principal jornal da cidade, por exemplo, omitia os escândalos e descasos da administração Panisset, como: as mortes dos 10 bebês no Hospital da Mulher Gonçalense, as manifestações dos servidores municipais, as imposições religiosas, entre outros fatos negativos relacionados ao governo passado e a política gonçalense como um todo.

Quanto aos outros veículos de comunicação, o município conta apenas com uma rádio comunitária oficial (abrangência limitada) e diversas emissoras piratas (de programação religiosa). Já emissoras de TV, não há nenhuma.

Analisando os dois aspectos acima, é possível compreender o porquê de a imprensa gonçalense não gozar de credibilidade alguma.

Apesar de representar a opinião de apenas uma gotinha do oceano de gente que forma a população de São Gonçalo, essa enquete serve como indicador de que a realidade gonçalense precisa imediatamente passar por uma grande transformação e reposicionamento em diversos setores da sociedade.

Já passou da hora de a nossa cidade mudar a sua mentalidade.

4 comentários:

  1. WAGNER PARABÉNS POR LEVANTAR QUESTÕES QUE A GENTE NÃO VÊ NINGUÉM FAZER AQUI EM SÃO GONÇALO. O SEU BLOG TEM LANÇADO LUZ SOBRE TEMAS IMPORTANTES EM NOSSA CIDADE. CONTINUE ASSIM.

    ResponderExcluir
  2. Eu mesmo sou um que não se sentiu motivado a votar nesta enquete. A cada dia que passa eu estou perdendo a confiança em tudo do Brasil, é muita picaretagem, que dirá em São Gonçalo.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Sérgio Marins, obrigado pelo reconhecimento do trabalho do Território Gonçalense.

    Pode ficar tranquilo que o blog continuará com o seu enfoque diferenciado de sempre, e levantando questões importantes sobre a sociedade gonçalense.

    Obrigado pela sua participação!

    Grande abraço!

    Vagner Rosa

    ResponderExcluir
  4. Não entendi os correios terem sido bem avaliados. Pelo menos onde eu moro estão atrasando a tempos a entrega das correspondências isso quando não entregam no endereço errado.

    ResponderExcluir