quinta-feira, 23 de maio de 2013

PREFEITURA LANÇA O PROJETO “SÃO GONÇALO, EU AMO, EU CUIDO”. MAS COMO PODE, SE A MESMA APOIA O DESTOMBAMENTO DE UM PATRIMÔNIO HISTÓRICO DA CIDADE?

3º Batalhão de Infantaria - Patrimônio Histórico que a PMSG quer destombar
(Foto: Custódio Coimbra)

A Prefeitura de São Gonçalo acaba de lançar o projeto São Gonçalo, eu amo, eu cuido para 99 diretores e diretoras de escolas municipais. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura em parceria com a Secretaria de Educação.

"O projeto consiste em levar os alunos das escolas ao Centro Cultural Joaquim Lavoura, onde palestras vão exaltar a história e os pontos turísticos do município. Depois disso, visitarão diversos pontos históricos, turísticos e culturais da cidade, como a sede da prefeitura e a Fazenda Colubandê, entre outros”, explica o secretário de Turismo e Cultura de São Gonçalo, Michel Portugal.

O projeto será realizado quinzenalmente e será divido em duas partes: História de São Gonçalo e palestra turística. "Acreditamos ser muito importante valorizar a nossa história. Levar isso para crianças e adolescentes é uma forma de fazer o gonçalense ter orgulho da sua cidade. Desta forma, prevemos estender o projeto também aos alunos da rede provada de ensino", diz o subsecretário de Turismo, Max Domingues.

O Território Gonçalense parabeniza essa excelente iniciativa promovida pela Prefeitura. É um trabalho que merece o nosso elogio, pois vai levar o conhecimento da história de São Gonçalo para os nossos alunos com o intuito de promover o orgulho gonçalense.

Porém, diante da discussão que está havendo na cidade sobre a construção de casas populares na área do 3º Batalhão de Infantaria (BI), tombada em 2011, e reconhecida atualmente como Patrimônio Histórico e Cultural do município, e na qual a Prefeitura encontra-se empenhadíssima em seu destombamento; é fato que soa totalmente contraditório, neste momento, o conceito do projeto São Gonçalo, eu amo, eu cuido. Criou-se um ruído na comunicação.

Como é que pode a Prefeitura querer valorizar a história de São Gonçalo e promover o orgulho gonçalense, através desse projeto para os alunos do município se, ao mesmo tempo, a própria apoia veementemente o destombamento de um Patrimônio Histórico?

É muita contradição. O tiro poderá sair pela culatra: em vez de promover o orgulho gonçalense, os alunos, quando souberem do acontecido, é bem possível que eles criem é aversão por São Gonçalo, pelo fato de o município não ter zelado por um bem cultural e histórico importante.

E vejam só o nome do projeto: São Gonçalo, eu amo, eu cuido.

Que amor é esse? Que cuidado é esse? Se a própria Prefeitura apoia a destruição de um belíssimo patrimônio histórico da cidade?

Volto a ressaltar que o conceito do projeto (promover o orgulho gonçalense) é excelente e tem o apoio do Território Gonçalense. O que está errado no momento é a Prefeitura apoiar um crime contra a memória do município, o que acaba entrando em total contradição com a proposta do projeto, que é valorizar a história de São Gonçalo. 

Desculpe-me, mas esta incoerência de ideias é um tremendo mico cultural.

10 comentários:

  1. Gente, a pergunta mais importante é São Gonçalo tem prefeito mesmo?

    ResponderExcluir
  2. A história se repete:

    São Gonçalo perdendo parte de sua história por causa de Niterói, já não foi assim quando desapropriaram o terreno do Palacete para construir um cemitério para as vítimas do incêndio daquele grande circo, foi assim quando perdemos Itaipu na década de 40 e agora o 3ºBI.

    ResponderExcluir
  3. Questionamento muito oportuno, Vagner. Muito bem levantado!

    OBS.: Dom Thiago, Itaipu pertenceu à Niterói a maior parte dos anos, exceto nos poucos anos entre a emancipação de São Gonçalo até o novo desmembramento. Hoje em dia é fácil perceber que não fazia sentido Itaipu pertencer a SG. Concordo o resto do seu comentário.

    ResponderExcluir
  4. O título do projeto soa um tanto quanto contraditório às ações que a prefeitura vem tomando. Está me parecendo aquele ditado: "Faça o que eu digo mas não faça o que eu faço". Na teoria diz uma coisa e na prática, outra. Só gostaria de saber uma coisa: O que será que o prefeito ou a prefeitura levou ou levará do Governo do Estado para o prefeito (com o perdão do termo chulo) ter "aberto as pernas" para o GE? Fica a pergunta no ar.

    ResponderExcluir
  5. É aquela velha história:Faça o que eu digo,mas não faça o que eu faço.

    ResponderExcluir
  6. Finalmente Niteroi se redimiu da injustica cometida contra SG, na decada de 40, quando anexou Itaipu ao seu territorio.

    Entregou, como forma de compensacao, o Morro do Bumba a SG.

    ResponderExcluir
  7. E entregou com terra,moradores e tudo!

    ResponderExcluir
  8. As praças de esporte e cultura antigas praças do pac em Neves e Colubandê já venceram o prazo para o termino construçäo no entanto ainda nem começaram as obras. O terreno do Colubandê está servindo de estacionamento de caminhões que levam mercadoria para o Supermercado Guanabara. Absurdo o descaso.

    ResponderExcluir
  9. Há pessoas que lutam apenas por patrimônios históricos, mas esquecem que o ser humano está em primeiro lugar, o que a dianta, ter patrimônios históricos preservados, se o pobre, esta sem moradia, eu penso, que antes de tudo, devemos realmente preservar o homem, ai sim devemos pensar em patrimônio......

    ResponderExcluir