sexta-feira, 7 de junho de 2013

O PROTESTO NA TURQUIA POR CAUSA DE UMA PRAÇA E O ATO PÚBLICO CONTRA O DESTOMBAMENTO DO 3º BI EM SÃO GONÇALO

Turcos protestam contra construção de shopping center na área da Praça Taksim
(Foto: Agência Reuters)

Nos últimos dias a bela Istambul, na Turquia, tem presenciado protestos violentos. O motivo que desencadeou a onda de violência é o parque Gezi, na Praça Taksim, onde o governo pretende construir um shopping center no local – o fato faz lembrar alguma coisa a vocês? A diferença é que o episódio da Praça Carlos Ginelli, em Alcântara, não houve manifestações enfurecidas de populares e o Pátio Alcântara será inaugurado em outubro próximo.

Fotos: Agência Reuters
Lá, os protestos estão ganhando cada vez mais as ruas e também o mundo (ver aqui). Ontem (06/06), ao retornar de uma viagem à África do Sul, o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, pediu o fim imediato das manifestações contra o seu governo.

“Peço o fim imediato das manifestações, que perderam seu caráter democrático e se transformaram em vandalismo”, ressaltou.

Mas ele não disse nada sobre a desistência em construir o empreendimento comercial no local. Ao contrário, reiterou que vai manter os planos de urbanização naquele parque, onde além do shopping, está prevista também a construção de uma mesquita.

Enquanto isso, os protestos prosseguem. Os manifestantes acusam Erdogan de autoritarismo e de querer “islamizar” a Turquia.

Essa questão da construção da mesquita e de o primeiro-ministro querer "islamizar" a Turquia nos remete também a um outro fato gonçalense: a construção da Praça da Bíblia no espaço da antiga Praça Chico Mendes. É do conhecimento de todos que a ex-prefeita Aparecida Panisset gostava de impor a sua religião aos gonçalenses.

Saiba mais sobre os protestos na Turquia, clicando aqui.

O Ato Público contra
 o destombamento do 3º BI



Aproveitando o contexto do assunto, informamos que amanhã será realizado na Praça Venda da Cruz, a partir das 9 horas, um Ato Público contra o destombamento da área do 3º Batalhão de Infantaria (tombado em 2011), local onde o governo do Estado pretende construir casas populares para abrigar as vítimas das chuvas do Bumba e outros morros de Niterói.

Mas diferente da Turquia, felizmente, aqui, ainda não tivemos nenhuma atitude violenta por parte de qualquer manifestante. Esperamos que tudo possa ser resolvido dentro de um diálogo pacífico, mas que os protestos turcos sirvam de alerta, pois é notório que a relação entre cidadão e governo, nestes dias de democratização da informação (internet), está ganhando outra configuração.

10 comentários:

  1. Grande Wagner é por isso que eu gosto deste blog. Você está sempre antenado com tudo. Sugiro que você crie um outro blog ampliando a cobertura política, falando também da política estadual e nacional. Parabéns por esta matéria. Excelente! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Prezado Carlos Macedo

    Obrigado pelo elogio! Sobre este caso da Turquia, eu estou acompanhando desde que eclodiu, só não escrevi antes porque essa semana foi bem agitada para mim, tanto é que fiquei quase uma semana sem postar nada aqui.

    Quanto à questão de um outro blog, eu já editei um blog político com cobertura nacional e estadual. Foi em 2005, quando morava no Rio. Na época, ele teve bastante repercussão.

    Eu já pensei em criar outro, mas é preciso ter muita dedicação e tempo para acompanhar e apurar os fatos. Vale lembrar que o Território Gonçalense já me rouba algumas horas (risos). Mas eu tenho, sim, um projeto de fazer outro blog/site, mas ai será para outra finalidade.

    É isso ai, meu caro. Valeu pelo prestígio dado ao blog!

    Abraço!

    Vagner Rosa


    ResponderExcluir
  3. PAULINHO DO ALCÂNTARA7 de junho de 2013 às 21:30

    VIVA A PRIMAVERA TURCA! AGORA FALTA SÓ A PRIMAVERA GONÇALENSE!

    ResponderExcluir
  4. Mas garanto que essa praça da Turquia não cheirava a urina e não era um nojo, o que não entendo é que antes ninguém reclamava ou protestava por uma melhoria da praça agora que o pátio Alcântara veio para melhorar a região, que não tem nada, ai vem gente reclamar.

    ResponderExcluir
  5. Vocês sabem o porquê dos Batalhões de Choque estarem cada dia mais especializado e equipados? Não? Pois bem, o motivo é simples. com certeza não é para combater a bandidagem. Eles estão assim para agirem contra qualquer manifestação contrária aos interesses do Governador (Exemplos não faltam, pois até spray de pimenta um PM já jogou, deliberadamente, nos olhos de uma criança). A massificação pela mídia de que o povo brasileiro é ordeiro, e quem se manifesta ao contrário, e baderneiro faz com que a força de se manifestar no Brasil esteja associado somente quando está ligado ao interesse dos Governantes (ao meu ver não são manifestantes, mas massa de manobra). Êta, Brasilzão!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. ola sr; Vagner,eles nao so tomaram a praça de alcantara ,eles tomaram o restante de terreno em volta da praça ,que na pertencia a praça, isto e um pais senvergonha

    ResponderExcluir
  7. SR Vagner hoje passando por Alcantara,observei um faixa bem em frente a igreja Congregacional, da prefeita Panisset e seu irmazinho o Marcinho falando sobre a 1 igreja Batista de Alcantara,isto ja e campanha eleitoral,eu ja imaginei que quem colocou esta faixa foi a amiguinha dela a prefessora Keila que e membra da igreja congregacional de Alcantara, Estou de OLHO

    ResponderExcluir
  8. http://www.blogdogarotinho.com.br/lartigo.aspx?id=14037
    Alguns podem não gostar do Dep. Garotinho, mas deem uma lida no link acima e vejam para que servem o Batalhão de Choque da PM. Se a manifestação é contrária aos interesses do Governador Cabral é assim que eles agem além, dos infiltrados para colocar fogo na manifestação. E o Povo sempre tomando...
    Francisco Neves - Nova Cidade

    ResponderExcluir
  9. OS BRASILEIROS ESTÃO TORNANDO SE UMA NAÇÃO ALIENADA AO DESEJOS DO GOVERNO NÃO VEJO MAIS O DESEJO NEM FORÇA DE LUTAR PELO O QUE ACREDITA.ONDE ESTÃO A NAÇÃO QUE LUTOU CONTRA A DITADURA??

    ResponderExcluir
  10. Ledo engano achar que lutamos para acabar com a Ditadura. Em uma visão global havia chegado o momento dos Militares passarem o Governo para os civis. O Povo nunca toma conhecimento da real situação do País. Somos apenas levados a achar que estamos participando. Tentem combater a atual conjuntura política do Estado do Rio dominado pelo PMDB de Cabral e o PT em nível nacional.

    Francisco - NC

    ResponderExcluir