terça-feira, 6 de agosto de 2013

PRAÇA DA BÍBLIA: QUE BENEFÍCIO ESTA OBRA TROUXE PARA A COMUNIDADE?

Praça continua fechada desde a sua inauguração em dezembro/2012  (Foto: Vagner Rosa)

É do conhecimento de todos que a finalidade de qualquer obra pública é beneficiar a comunidade ou a coletividade em geral, no entanto, em São Gonçalo, a Praça da Bíblia (localizada em Alcântara), foge a essa lógica.

Construída na gestão do governo Panisset, de forma arbitrária (moradores e frequentadores não foram consultados sobre a demolição da área esportiva que existia anteriormente no local) e sem qualquer transparência (durante toda a obra informações exigidas por lei foram omitidas da população, como por exemplo, custos e nome da empresa de engenharia), a Praça da Bíblia – após oito meses de sua inauguração – continua com seus portões fechados para visitação pública e também mais uma vez, pela terceira vez, devido ao material vagabundo usado, danificada pelos fenômenos naturais (chuvas, sol escaldante e ventos fortes).

Pois bem. Diante dessa absurda realidade em que se encontra atualmente o espaço que abrigara no passado uma extensão da Praça Chico Mendes (com pista de skate e quadra poliesportiva), a pergunta que não quer calar é: que benefício a Praça da Bíblia trouxe para a comunidade local e para São Gonçalo como um todo?

Segundo o projeto inicial, publicado no site da Edursan, a Praça da Bíblia teria uma função turística.

“Trata-se de uma praça temática com monumentos simbolizando passagens da história bíblica, desde o Gênesis até a ressurreição de Jesus Cristo, além de um espaço em forma de peixe simbolizando a vida.

Sua concepção visa estimular o turismo religioso em um local de grande movimento situado entre os bairros Alcântara e Raul Veiga, possuindo também espaços destinados a encontros religiosos (deck com púlpito e parlatório)”, diz o texto no site (confira aqui).

Vendo hoje o resultado da obra, pergunto-lhes: quem é que vai querer visitar aquela praça horrenda? E mesmo quem queira não vai poder, pois os portões estão fechados.

É muito desrespeito para com a população gonçalense e descaso com o dinheiro público!!! 

Segundo a ex-prefeita Aparecida Panisset, que só revelou o custo da obra no final de seu governo, a Praça da Bíblia custou R$ 2 milhões (confira aqui)

Governo Mulim precisa ser transparente sobre a Praça da Bíblia

Embora o prefeito Neilton Mulim não tenha nada a ver com a construção da Praça da Bíblia, a sua administração agora é responsável pela manutenção de todas as obras públicas da cidade. Sendo assim, o seu governo precisa ser transparente na comunicação com a população: no caso da Praça da Bíblia, informar por que a praça continua com seus portões fechados para visitação pública.

Vale destacar aqui que a atual gestão municipal tem tudo para dar certo, pois a vitória do prefeito Neilton Mulim foi fruto da confiança que os eleitores depositaram em seu discurso de renovação. Portanto, se ele quiser manter o respeito e a confiança da população, e mostrar também diferença em relação a administração passada, o segredo será a prática da transparência na comunicação. Até porque transparência é a palavra de ordem dos novos tempos. Esse foi um dos recados dado pelo povo nas últimas manifestações.

Agora, confiram abaixo as fotos registradas ontem (05/08) pelo Território Gonçalense, em que mostram o estado atual da praça, danificada pela terceira vez pelos fenômenos naturais:

Portão da entrada principal fechado













Portão da segunda entrada fechado
Fotos: Vagner Rosa

Leia também:



3 comentários:

  1. Esta praça é uma de tantas outras heranças negativas que a senhorinha de cabelos vermelhos deixou para o mulim. Se depender de mim a Panisset não ganha em São gonçalo para mais nada.

    ResponderExcluir
  2. PAULINHO DO ALCÂNTARA6 de agosto de 2013 às 18:10

    A PANISSET E SUA TURMA ME CAUSA NÁUSEAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Bem que o prefeito Neilton podia quebrar essa praça e reconstruir a quadra, a pista de skate e construir ainda uma academia da saúde para a galera da terceira idade no local. Concerteza ele vai agradar todos daquela comunidade. Fica a dica prefeito.

    ResponderExcluir