quarta-feira, 30 de abril de 2014

Para o tablóide inglês Daily Mail, São Gonçalo é uma favela


A missionária Alani, de 9 anos, continua chamando a atenção da imprensa internacional. Na semana passada, pela segunda vez, uma equipe da ABC News americana esteve em Alcântara para fazer outra reportagem com a menina que é conhecida por realizar “curas milagrosas”. No início de abril (2), foi o famoso tablóide britânico Daily Mail que publicou uma matéria sobre a missionarinha da igreja Missão Internacional dos Milagres. E uma informação equivocadíssima no texto saltou aos nossos olhos: o site do jornal se referiu a São Gonçalo como uma favela. Confira nas imagens abaixo:

Clique nas imagens para ampliá-las


Leia a matéria (em português) do Daily Mail na íntegra aqui

Favela de São Gonçalo? Só faltava essa! Se já não bastasse a presidente Dilma ter cometido a grande gafe de dizer que "São Gonçalo é a maior cidade da Baixada Fluminense" (veja aqui), agora, tem mais essa do Daily Mail achar que a nossa cidade é uma favela. Mas vale destacar que a equipe do jornal inglês esteve somente em Alcântara. Talvez a desorganização e a sujeira do bairro tenham passado a impressão de uma favela para os jornalistas ingleses, não é mesmo?

Não é de hoje que eu falo que a feiura e a desordem do Alcântara contribuem para formar uma péssima imagem do município. Vale ressaltar que tem muita gente de fora que quando passa pelo bairro pensa que Alcântara é que é o Centro de São Gonçalo. Isso é fato!

O maior centro comercial de São Gonçalo está precisando urgentemente de um banho de loja. A Prefeitura prometeu fazer uma grande obra de reurbanização, mas até agora o bairro continua a mesma coisa, ou seja, tenebroso.

Assista abaixo ao vídeo da reportagem do Daily Mail:

10 comentários:

  1. PAULINHO DO ALCÂNTARA30 de abril de 2014 às 14:13

    O MEU BAIRRO INFELIZMENTE ME DÁ NOJO. NÃO TIRO A RAZÃO DOS GRINGOS, ALCÂNTARA PARECE MESMO UM GRANDE FAVELÃO. ISSO É UMA VERGONHA PRA SÃO GONÇALO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Engraçado, como isso já não me surpreende mais. Nem posso recriminá-los, já que nossa própria Presidente da República nem sabe ao menos onde estamos, nem podemos criticá-los por esse tenebroso erro. Não acredito que eles tenham classificado São Gonçalo por causa da sujeira em Alcântara e nem pelo local onde está localizado o templo onde esta menina ministra os cultos. Ela fica na Rua Alfredo Backer, quase em frente ao Carrefour. Aquele lugar está longe se de parecer com uma favela. Se fosse assim, quando esses mesmos correspondentes desceram no Galeão e passaram pela Linha Vermelha e Av. Brasil e se depararam com o visual horrendo, teriam que falar também que estavam no Brasil para fazer uma matéria na "Favela Rio de Janeiro". Portanto, acredito que eles classificaram São Gonçalo como uma favela, não pelo que eles viram, mas pelo que eles ouviram. Talvez algum imbecil (brasileiro mesmo) anti-São Gonçalo, os informou isso e eles publicaram. Daqui a pouco iremos vê-los indo a Niterói fazer alguma matéria e ler que estiveram na "Favela Niterói", baseado na violência que a cidade vive kkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Bruno! Mesmo com toda a desordem e sujeira, com certeza, Alcântara está muito longe de se parecer com uma favela. Vai ver foi mesmo um anti-São Gonçalo que influenciou os jornalistas do Daily Mail a publicar a tal informação. rs

      Valeu! Grande abraço!

      Excluir
  3. Pedro Henrique Gonçalves30 de abril de 2014 às 15:37

    Favela? Já andaram pelo restante do Brasil?

    Tudo bem que o Aspecto urbanístico da Cidade (Geral) e principalmente Alcântara não é um dos Melhores.Mas comparar SG a uma Favela? Isso é um erro Gritante da Imprensa Estrangeira.

    Mas de fato, Alcântara precisa de seu " Porto Maravilha", Um plano de mobilidade,Paisagismo, (Organização dos Camelôs) e muito mais!

    Parabéns Vagner pela excelente publicação!

    ResponderExcluir
  4. Em São Gonçalo, só o PÁTIO ALCANTARA, que era uma praça pública do povo que ñ foi urbanizada pela PANNISSET para ser vendida AINDA ESTÁ ORGANIZADO

    ResponderExcluir
  5. Sou gonçalense, porém não suporto ir em Alcântara devido a desorganização e sujeira que são marcas registradas deste bairro.

    ResponderExcluir
  6. alcantara sempre foi largado e entra prefeito e sai prefeito e a zona continua.cade o prefeito desta cidade?

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, Vagner! Meu nome é Felipe e acho seu blog muito bom. Vagner, segundo seu ponto de vista, por que você considera que muita gente de fora pensa que Alcântara é que é o Centro de São Gonçalo? Não chego a ter nojo do Alcântara, mas o verdadeiro Centro da cidade é iniludivelmente mais agradável aos olhos. Segundo meus estudos acadêmicos, boa parte das construtoras acabam investindo no Alcântara devido às adjacências serem populosas (leia-se o Jardim Catarina por exemplo) e as cidades vizinhas menos desenvolvidas comercialmente (Maricá, Cachoeiras de Macacu, etc) terem no Alcântara o comércio mais animado próximo de suas residências, gerando grande movimento. Por isso Alcântara acaba sendo um centro regional. Além disso, fiquei sabendo que a prefeitura dá uma dificultada para investimentos imobiliários por encarecer e dificultar as coisas para as construtoras no Centro de São Gonçalo. Ainda tenho que confirmar, mas parece que a prefeitura considera o Centro de SG e adjacências como áreas nobres, com moradores de grande poder aquisitivo para os padrões da cidade. Além disso, estão previstos alguns projetos de imóveis do Poder Executivo para a região central. Em outras palavras, Alcântara é bem mais barato, mais fácil para se investir e bem movimentado. Enfim, ainda há todo um preconceito com o Alcântara, mas o que eu gostaria de verdade é que o Centro de São Gonçalo e Alcântara, por meio de uma gestão decente guiassem o resto da cidade (que não é uma favela em sua maior parte) no sentido de SG se tornar a segunda maior economia do estado do Rio. Sou fervorosamente contra a emancipação, mas a favor de uma possível junção Centro de SG + Alcântara (conurbação). Não sei se é utopia da minha parte, mas talvez pudesse ser formado um mega centro que só perderia para o da capital.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Felipe!

      Quanto ao fato de as pessoas de fora acharem que Alcântara é que é o Centro de São Gonçalo, eu me refiro àquelas que nunca estiveram antes na cidade. Num primeiro momento, devido ao dinamismo comercial e a movimentação do bairro, muitas pensam que Alcântara é que é o Centro do município. Alguns de meus amigos e parentes que visitaram a cidade pela primeira vez tiveram essa impressão. Outras pessoas também já me relataram essa sensação

      Sobre o preconceito em relação ao bairro, é fato que ele existe. E isso se deve a desordem urbana da região e a falta de um projeto urbanístico bonito para o Centro do bairro. Há muitos projetos bacanas que poderiam ser implantados na região, mas infelizmente falta vontade política. Quem sabe um dia Alcântara não receba, de fato, o tratamento que merece ter? Afinal, é o bairro mais importante do município! Tanto é que todos os candidatos à presidência da República, em 2010, caminharam por suas ruas.

      É isso ai, Felipe, vamos torcer para um futuro melhor para Alcântara e para o município de São Gonçalo como um todo. Obrigado pelo elogio ao blog! Grande abraço!

      Excluir