terça-feira, 1 de julho de 2014

Deputado Edson Ezequiel anuncia que não vai concorrer à reeleição

Deputado Ezequiel em Brasília - Foto: Divulgação

O Deputado Federal Edson Ezequiel (PMDB/RJ) anunciou nesta terça-feira, em Brasília, que não vai concorrer à reeleição. Em seu quarto mandato na Câmara Federal, Ezequiel se despede no final do ano da vida pública, mas adianta que não se afastará e nem ficará omisso as questões políticas do seu País, do seu estado e da sua região, particularmente o município de São Gonçalo.

Leia, na íntegra, o pronunciamento do Deputado Ezequiel.

"Senhor Presidente, senhoras e senhores deputados,

No meu quarto mandato como Deputado Federal e às vésperas do início oficial da campanha eleitoral, gostaria de deixar registrado nos anais desta Casa que, depois de profunda reflexão, optei por não concorrer à reeleição, estando me despedindo, no final desse ano, da vida pública. Mas já adianto que a minha ausência nessa Casa não significa que estarei afastado e nem omisso as questões políticas do meu País, do meu estado e da minha região, particularmente o município de São Gonçalo, que agrega a segunda maior população do Estado do Rio de Janeiro.

Com mais de 30 anos dedicados à vida pública, tenho plena convicção de que trabalhei com seriedade, honestidade e dedicação buscando sempre a melhoria da qualidade de vida de nossa população. Em reconhecimento, sempre fui tratado com muito carinho e expressivas votações, que me proporcionaram seguidas vitórias.

Fui eleito deputado estadual para o mandato 1987-1990, tendo renunciado dois anos antes, em1989, para assumir a prefeitura; prefeito de São Gonçalo por dois mandatos (1989/1992 e 1997/2000), tendo realizado o maior volume de obras de toda a história da cidade, contabilizando apenas as melhorias feitas utilizando recursos próprios da prefeitura; e deputado federal (1995/1996 ), mandato este também interrompido para retornar a Prefeitura, e, novamente, deputado federal em (2003/2006, 2007/2010 e 2011/2014). Fui também diretor de Obras e de Administração Financeira da Emop (Empresa de Obras Públicas do Estado), presidente do Metrô/RJ e secretário estadual de Obras e Programas Especiais.

Cabe aqui mencionar que venho de uma origem humilde, sendo filho de operários, e ao longo da minha carreira sempre procurei estar preparado para exercer as minhas funções com seriedade, honestidade, competência e dedicação. Aos 21 anos me formei em Engenharia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e, logo em seguida, ingressei na carreira de engenheiro da Petrobras, mediante concurso público. Posteriormente fui enviado pela Petrobras para os Estados Unidos, onde após curso de pós-graduação obtive o título de Mestre em Ciências pela Universidade de Minnesota com nota máxima A em todas as disciplinas.

Após o retorno ao Brasil, além de professor e consultor, passei a ser coordenador geral dos Cursos de Pós-Graduação em Engenharia de Equipamentos da companhia, bem como professor mediante convênio com a Petrobras dos cursos de Engenharia em diversas universidades do País. Na Petrobras permaneci até atingir, naquela época, a posição máxima na carreira de engenheiro.

Posteriormente, objetivando aprimorar minha formação antes de me candidatar pela primeira vez a Deputado Federal, fiz curso de pós-graduação na área de Economia na Fundação Getúlio Vargas.

Hoje, às vésperas de completar 69 anos e menos favorecido economicamente do que quando entrei na política, conclui, depois de muito avaliar e ponderar com lideranças do meu partido - o PMDB - e minha família, que era hora de parar. Apesar de ter uma boa imagem pública e ainda estar em forma, a despeito de duas cirurgias cardíacas bem sucedidas, sei por experiência que a maratona de uma campanha não é fácil e, então, quero deixar a política eleitoral quando ainda estou bem de saúde, bem como dar maior atenção a minha família.

Mas, repito, a minha decisão em não mais concorrer a um cargo eletivo não implica que deixarei de ser político. Não vou abandonar as articulações políticas, porque os cargos que exerci nesses anos de vida pública me credenciam para que eu continue atento aos fatos e presente sempre quando for preciso. Também vou poder participar da campanha à reeleição da deputada estadual Graça Matos, aquela a quem eu chamo de minha esposa, companheira e mulher, bem como contribuir com a escolha de bons candidatos na campanha eleitoral de um modo geral.

Quero, nessa oportunidade, fazer um agradecimento muito especial aos meus eleitores, particularmente aos da minha querida São Gonçalo, cidade onde resido há mais de 60 anos e que, repito, por várias eleições me concederam a honra de ser o mais votado no município. Quero também agradecer aos funcionários do meu Gabinete, das Comissões e da Casa de um modo geral. Finalmente, também quero agradecer a fraternal convivência com os parlamentares não só do meu partido como os de todos os outros partidos pela confiança e respeito com que fui sempre aqui tratado.

Era o que tinha a dizer, muito obrigado senhor presidente."

Fonte: Assessoria de imprensa – Sandra Figueiredo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário