segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Primeiro Circuito Literário Recicla Leitores em São Gonçalo


No próximo sábado, dia 09/08/2014, São Gonçalo vai receber uma festa diferente. O projeto de incentivo à leitura Recicla Leitores irá comemorar três anos de atuação com um Circuito Literário, que terá a presença de mais de trinta escritores, contadores de histórias, músicos e oficineiros de todo o estado do Rio. A festa é para todas as idades e acontecerá no Centro Educacional Azevedo Lima (CEAL), no bairro Paraíso. O evento será organizado pela Família Recicla Leitores e pelo escritor Léo Vieira.

O Recicla nasceu após uma visita de Aline Lucas, idealizadora do projeto, e sua filha Victoria, à comunidade da Cidade de Deus, elas logo motivaram Alexander, pai e marido, a participar da iniciativa. As duas perceberam que havia um amplo espaço pouco trabalhado para a literatura nos projetos sociais e ficaram sensibilizadas. Decidiram agir.

O projeto trabalha de forma interessante: durante três meses, são arrecadados livros em vários lugares da cidade. Qualquer pessoa pode doar, basta levá-los até um dos pontos de arrecadação. No final dos três meses os livros são distribuídos para uma determinada comunidade, onde é realizado um evento com escritores, contadores de histórias e diversas atividades educativas e recreativas. “A proposta do nosso projeto é alcançar o maior número possível de leitores para o mesmo livro. Ou seja,  quem recebe se compromete a repassar o livro doado após finalizar a sua leitura e assim sucessivamente. Criando, desse jeito, uma rede infinita, sustentável e colaborativa de novos leitores e apoiadores da cultura”, explica Aline Lucas. Atualmente, são distribuídos cerca de 700 livros por evento.

A necessidade de realizar um Circuito Literário nasceu da vontade de retribuir a cada escritor e contador de histórias, que participa das ações sociais por amor, e divulgar suas atividades e lançamentos de livros.

O Circuito promete ser um marco em diversos quesitos, já que será o primeiro realizado na cidade que a Família Recicla Leitores reside e o primeiro a reunir tantos escritores de várias localidades do estado, no município de São Gonçalo. Alguns escritores, músicos e contadores de histórias, protagonistas do evento, também serão estreantes nessa ação. Com tantas novidades o público terá um dia bem agitado e construtivo, repleto de atividades culturais. O intuito dos organizadores é realizar a cada ano um novo circuito literário na cidade e, posteriormente, em outros municípios do Rio.

Serviço:
Circuito Literário Recicla Leitores 
Data: 09/08/2014 (Sábado)
Horário: 14h às 22h
Local: Centro Educacional Azevedo Lima – CEAL - Rua Comandante Ari Parreiras, 2450 – Paraíso - São Gonçalo.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Recicla Leitores

Nenhum comentário:

Postar um comentário