terça-feira, 21 de outubro de 2014

Irregularidades nas obras do Comperj podem ter causado prejuízos de 9 bilhões de dólares à Petrobras


As irregularidades nas obras do Complexo Petroquímico do Rio (Comperj), em Itaboraí, podem ter causado prejuízos de cerca de U$ 9 bilhões para a Petrobras. É o que informa o relatório de auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), divulgado na quinta-feira passada (16/10).

De acordo com o relatório, a obra custaria inicialmente seis bilhões de dólares. Depois de alterações no projeto, da inauguração adiada de 2012 para 2016 e dos atrasos na obra (apenas uma das quatro unidades previstas está em construção), a área de estratégia corporativa da Petrobras informou que os custos saltaram para quase U$ 48 bilhões.


Para o TCU, a situação atual das obras revela tendências de fortes prejuízos à Petrobras. A área de estratégia corporativa da empresa revelou que o Comperj tem inviabilidade econômica, chegando a apresentar valor presente líquido negativo de cerca de U$ 9 bilhões, o que significa que todo o investimento realizado pela Petrobras, cerca de U$ 9 bilhões, deixarão de retornar aos investidores da empresa.

Assista aqui a matéria do RJTV sobre o assunto.

“São Gonçalo deixará de ser o 'patinho feio' 
da região metropolitana”

Em 2006, no lançamento da pedra fundamental do Comperj, o então presidente Lula afirmara para a ex-prefeita Aparecida Panisset que São Gonçalo iria sofrer uma grande transformação com o Complexo Petroquímico.

“Nos próximos cinco anos, Prefeita, São Gonçalo deixará de ser o 'patinho feio' das cidades da região metropolitana do Rio de Janeiro”, prometera Lula.

Passados oito anos, infelizmente, nem o Comperj ficou pronto e tampouco São Gonçalo presenciou ainda a vislumbrada grande transformação. Saiba mais sobre a realidade frustrada do Comperj aqui.

Ex-presidente Lula ao lado da ex-prefeita Aparecida Panisset no lançamento da pedra fundamental do Comperj, em 14/06/2006  - Foto: Michel Filho/Agência O Globo


Um comentário:

  1. Ela esta falando e todos estao rindo dela e de nos todos que morramos em SG,VIVA o PT com Genuino, Jose Dirceu Aluizio mercadante, Alexandre padilha,e a nossa poderosa a tia Dilma,e o LULA pai dos MENÇALOES,e viva a democracia arielisarB,este e um siaP que vai pra frente, SNG

    ResponderExcluir