domingo, 30 de novembro de 2014

Projeto da Linha 3 do Metrô não sai do papel desde 1968

Projeto original do metrô, de 1968, previa estações de Jacarepaguá até Niterói, passando por baixo do mar 
Foto: Reprodução

Segundo matéria publicada na última sexta-feira (28/11) pela revista O Globo a Mais, a Linha 3 do Metrô não sai do papel desde 1968, ano em que foi criado o projeto.  Com isso, já se vão 46 anos de lero-lero sobre a implantação do metrô no lado de cá da Baía de Guanabara.

Além de relatar as mudanças que o projeto original sofreu ao longo desses anos e de destacar a nova promessa do governo estadual, que garantiu tirar a obra do papel agora em dezembro de 2014, a repórter fez também o trajeto de ônibus e barca entre Jardim Catarina e Praça XV, constatando a redução de tempo que a longa viagem teria caso estivesse funcionando a Linha 3 do Metrô.

Confira abaixo um trecho da matéria:

São 7h15m de quarta-feira em Jardim Catarina, bairro de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. Depois de deixarmos passar um ônibus lotado, eu e outras cinco pessoas entramos em um veículo com algum espaço livre entre as cadeiras ocupadas. Meu destino é a Praça XV, no Centro do Rio. O trajeto, nesse dia, dura uma hora e 40 minutos, mas poderia levar apenas meia hora caso um antigo projeto de mobilidade urbana saísse do papel. Prevista desde 1968, a chegada do metrô à outra margem da Baía de Guanabara traria mais conforto e agilidade a cerca de 750 mil passageiros. Depois de várias mudanças no projeto inicial, a Linha 3, entre Niterói e São Gonçalo, continua engavetada, enquanto a caçula Linha 4, que ligará a Zona Sul do Rio à Barra da Tijuca, segue adiante, com um custo quase duas vezes maior.

Jardim Catarina seria a penúltima estação da Linha 3, promessa antiga que recebeu, há pouco mais de um ano, R$ 1,4 bilhão do governo federal para ser colocada em prática — o projeto atual deve custar R$ 3 bilhões. Em junho deste ano, a Secretaria de Estado de Obras garantiu lançar, até dezembro, o edital de licitação para a obra. A três dias do prazo, o documento ainda está em “fase final de elaboração”, segundo a secretaria. Enquanto os moradores de Niterói e São Gonçalo esperam, a Linha 4 do metrô deve ser inaugurada no primeiro semestre de 2016, e a Linha 5, que fará a conexão entre as estações Carioca e Gávea, passando pelo Jardim Botânico, já está em fase de projeção.

— Quem sabe os meus netos não veem esse metrô chegar aqui? — brinca a agente de saúde Mazilia Souza, de 36 anos, que divide um pedaço do corredor do ônibus comigo.

Leia a matéria na íntegra aqui.

Projeto de 1976 já previa estações nos bairros Neves e Alcântara, em São Gonçalo. Nessa época, na estação Carioca, no Centro, foi construído um segundo andar para os trens que chegassem da Praça XV Foto: Arquivo

13 comentários:

  1. O ser humano é movido mais pela emoção do que pela razão. É o caso da linha 3 do metrô, que as pessoas querem ver um trem bonito cortando seus bairros, "trazendo mais conforto e rapidez". Por que extinguiram os trens da Flumitrens?. Será que alguém já pensou no estrago que esta linha 3 pode causar, no trecho onde irá passar como a desapropriação de imóveis, corte de árvores, extinção de áreas de lazer. O que deveria ser pensado é não dependermos mais , ir para a pça xv trabalhar e sim criar empregos na nossa região. Na minha opinião linha 3 não é solução, mas desgraça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, mas o trecho já existe as casas que tem pelo caminho são invasões desde Guaxindiba ao Barreto, área de lazer no trecho também não existe no máximo a famosa rua da caminhada e ser for por questões ambientais seria muito melhor a linha 3 que 2 mil ônibus transportando a mesma quantidade de pessoas.

      Excluir
    2. Amigo, acho que você não está bem informado, o trajeto da linha 3 será o mesmo do antigo trem, então só haverá desapropriações de quem favelizou o entorno da via férrea, e não vejo nenhuma área de lazer durante o trajeto, aliás quase não existem áreas de lazer públicas em nossa região, e que árvores são essas? Em São Gonçalo só vejo árvores nos quintais dos moradores... Ou você não se informou sobre o assunto, ou é um dos que construiu moradia irregular as margens da linha férrea, ou é alguém a serviço de alguma empresa de ônibus.. Só pode! Estamos cansados de tantos engarrafamentos, falta de mobilidade, momentos de nossas vidas perdidos dentro de ônibus superlotados, com passagens a preços abusivos por um serviço péssimo!!! Já está vergonhoso esse atraso nessas obras, até os mais ignorantes já sabem os reais motivos e interesses, que querem impedir a realização da linha 3... Empresas de ônibus, que financiam campanhas de governadores, deputados, prefeitos e vereadores...

      Excluir
    3. ERRO# SERVIÇAL DO GRUPO MAUÁ DETECTADO#

      SEU COMENTÁRIO FOI TÃO RIDÍCULO, QUE MERECIA SER DELETADO...

      "Será que alguém já pensou no estrago que esta linha 3 pode causar, no trecho onde irá passar como a desapropriação de imóveis, corte de árvores, extinção de áreas de lazer."

      #BOOT NO SISTEMA# ESTOU RINDO TANTO DO SEU COMENTÁRIO, QUE PRA MIM ESSA FOI A PIADA DO ANO!!!!! CONTE ME OUTRA!!! CONTE!!!

      Excluir
    4. Amigo, de duas uma ou você não conhece o projeto ou tem algum interesse pessoal para que linha 3 não sai do papel, o trecho aonde vai passar a linha 3 deveria estar totalmente desocupado, porém houve favelização em partes do percurso e que eu saiba não tem nenhuma área de lazer no trajeto!! Desculpe mas o seu questionamento não é coerente.

      Excluir
  2. Desgraça por desgraça, já está tudo uma desgraça há muito tempo... e pior, desgraça sem solução, que só aumenta e prejudica a população...

    ResponderExcluir
  3. Extinção de áreas de lazer??? Onde??? Fala sério, companheiro!

    ResponderExcluir
  4. A linha 3 do metrô só seria uma desgraça para as empresas de ônibus do município que prestam um péssimo serviço à população de São Gonçalo e região por conta desse ridículo consórcio que não melhorou em nada. A prefeitura deveria anular essa licitação e fazer outra exigindo renovação de frota e ar condicionado em todos os ônibus como foi feito em Niterói. Do jeito que está só favoreceu aos empresários e nenhum beneficio para a população!

    ResponderExcluir
  5. E eu tenho que tirar o chapeu mesmo para a ditadura,com os recursos que os militares tinha anticamente era muito pouco,mais os homens do botao dourado construirao a ponte rio e niteroi,e iniciarao o metro na rio de janeiro,eu trabalhava como offboy e ja via o metro sendo construindo ,e muitas outras obras que nao tem espaço aqui,se nao fosse a corrupçao nos estariamos muito melhor,mais a leis sao muito fraca, vejam guanto escandalo neste ultimo 12 anos o que eles querem mesmo e que o povo e que se dane,nao sao ele que estao dentro dos onibus nao E

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A única vantagem da ditadura é não ter oposição pra atrapalhar, é fato que no regime militar o Brasil concretizou as maiores construções do Brasil... Mas quanto a roubalheira... hahahahaha Se o regime militar fosse hoje, a roubalheira iria ser uma 10 vezes mais que os governos do PT juntos!!! E quem iria investigar, pra tomar um sumiço ou um tiro na cara??? Pelo menos nessa pífia democracia, ainda se investigam e põem corruptos na cadeia... Nossa democracia é meio que uma ditadura encubada, quem tem dinheiro, tem padrinho, compra votos e propaganda... e manobra as massas...

      Excluir
  6. Amigo anônimo vejo que o Sr. respondeu, incisivamente meu comentário. Acho que estamos numa democracia e eu tenho Direito de expressar minha opinião. Sou contrário a criação do metrô pelos motivos expostos. Não sou empresário de ônibus nem tampouco possuo casas irregulares. Vamos pensar mais pela razão do que pela emoção e respeitar a opinião alheia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua opinião está sendo respeitada! Você se expressou!!! Eu não concordo, pra mim é um blefe!!! Respeite também o que eu acho.... O que você quer chamar é a atenção!

      FIM

      Excluir
  7. MUITO BEM! QUE VENHA A LINHA 3!

    ResponderExcluir