sábado, 10 de janeiro de 2015

São Gonçalo: o início da cidade e o seu padroeiro


Hoje é Dia de São Gonçalo do Amarante, o padroeiro da nossa cidade. Saiba como surgiu São Gonçalo e conheça a história do santo.

O início da cidade

Embora o território gonçalense já fosse habitado antes pelos índios Tamoios, o marco zero da cidade é a Igreja Matriz. Devoto de São Gonçalo do Amarante, o nobre Gonçalo Gonçalves ao receber do governador da Capitania do Rio de Janeiro, em 1579, a sesmaria localizada às margens do Rio Imboaçu, fora incumbido de construir uma capela e um povoado no período de três anos. A capela, ele dedicou ao santo de sua devoção, e o povoado que foi surgindo em torno dela deu início, então, à nossa querida cidade que conhecemos hoje.

A história do padroeiro de São Gonçalo

São Gonçalo do Amarante nasceu em Portugal em fins do século XII, estudou teologia e ordenou-se sacerdote. Por quatorze anos visitou a Terra Santa e outros lugares santos. Quando voltou entrou na ordem Dominicana e depois foi para Amarante onde construiu uma importante ponte sobre o rio Tâmega, adquiriu fama de santidade e muitos milagres lhe são atribuídos. Segundo a lenda, tocava viola e converteu as pessoas dançando. Veio a falecer no dia 10 de janeiro de 1259, sendo beatificado em 1561 e seu culto permitido a partir do mesmo ano, pelo Papa Pio IV. É tido como patrono dos ossos; daquelas que buscam um bom casamento e dos violeiros

Saiba mais sobre a história do santo dominicano aqui.

Igreja Matriz vai ser restaurada

Essa semana tomamos conhecimento da excelente notícia de que a Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante passará por uma obra de reforma e restauração. O projeto será lançado na missa de amanhã pelo arcebispo Emérito de Niterói, Dom Frei Alano Pena. O objetivo é restaurar tanto a parte externa como a interna.

Esperamos que sejam removidos todos os azulejos da parte externa. Uma igreja que é considerada o marco zero da cidade merece uma fachada condizente com seu simbolismo histórico, não é mesmo?




5 comentários:

  1. Que legal! Não conhecia a história de São Gonçalo! Obrigada por divulgar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você tenha gostado da matéria. Temos o compromisso de deixar os gonçalenses sempre muito bem informados sobre sua cidade.

      Abraço!

      Excluir
  2. Está explicado o pq nossa cidade é um celeiro de grandes talentos na dança, na música e na arte em geral :)
    Deveria ser considerado tbm patrono dos artistas!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Vagner, faço parte da comissão técnica que está viabilizando a reforma e restauração. Os azulejos serão sim removidos. Outra comissão de pesquisa está estudando a história do templo para resgatar seus traços. Sugiro uma matéria no blog com entrevista com o Pe. André, pároco da matriz. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carlos Lopes! Tudo bem?

      Fico muito contente em saber que os azulejos serão removidos. Como disse, eles descaracterizam o valor histórico que a Igreja Matriz representa para a nossa cidade.

      Quanto à matéria com Pe. André, vou colocá-la em pauta. Valeu pela sugestão!

      Grande abraço!

      Vagner Rosa

      Excluir