terça-feira, 31 de março de 2015

Faxina deu novos ares ao Alcântara, mas Prefeitura precisa zelar também pela integridade física dos transeuntes em alguns pontos do bairro


Crítico ferrenho – desde os tempos do Governo Panisset – dos lixões e das imundícies espalhadas pelas ruas do Alcântara, o Território Gonçalense não poderia deixar de conferir a faxina realizada no bairro pela Operação Cidade Limpa. Nesta terça-feira (31/03), constatei de perto o resultado da ação de limpeza urbana promovida pela Prefeitura e fiquei impressionado com o que vi. É bem verdade que o bairro ainda não atingiu o nível de Boras, cidade da Suécia considerada a mais limpa do mundo, mas Alcântara está irreconhecível. Não lembra em nada o chiqueiro do passado. Que os novos ares do maior Centro Comercial de São Gonçalo perdurem para sempre!

Mas, infelizmente, nem tudo são flores em Alcântara. A Prefeitura mostrou a sua capacidade de promover uma eficiente campanha de limpeza urbana (deixo registrado aqui o meu reconhecimento ao excelente trabalho da Operação Cidade Limpa), agora, só falta a Prefeitura mostrar também o seu zelo pela integridade física dos transeuntes, como por exemplo, consertar as calçadas danificadas que oferecem riscos de acidentes aos pedestres e construir uma mureta de proteção às margens do Rio Alcântara. Aquele ponto de ônibus da Rua Laureano Rosa (altura do Pátio Alcântara e fundos da igreja Católica) não oferece nenhuma segurança aos passageiros e, principalmente, aos ambulantes que trabalham no local. Deus queira que não, mas não vai demorar muito para uma pessoa ali, cair, no rio. É preciso evitar imediatamente essa tragédia anunciada. O choque de ordem precisa ser completo!

Abaixo, algumas imagens do excelente resultado da Operação Cidade Limpa nas ruas de Alcântara, e dos riscos de acidente que os transeuntes estão correndo em alguns pontos do bairro:

Calçadão da Rua Yolanda Saad Abuzaid



Os novos ares da outrora nojenta Rua Raul Veiga

Que a Rua Raul Veiga permaneça limpa, assim, para sempre

Rua Raul Veiga

Rua Raul Veiga

Rua Raul Veiga


Rua Manoel João Gonçalves


Rua Alfredo Backer

Rua Alfredo Backer


 Ponto de ônibus às margens do Rio Alcântara



O perigo ao lado. Qualquer desequilíbrio, o dono da carrocinha de doces cai no rio


No final do dia e nos finais de semana este ponto de ônibus fica superlotado. A probabilidade de uma pessoa se desequilibrar e cair no rio é de 100%, principalmente crianças. 


 Calçadas danificadas em frente ao Assaí




Fotos: Vagner Rosa

5 comentários:

  1. Muito legal! Mas, sinceramente? Não vai durar muito.

    ResponderExcluir
  2. Mariana Gonçalves de Almeida1 de abril de 2015 às 19:35

    Nossa! Alcântara ficou com uma aparência ótima! Os moradores não precisam sentir mais vergonha do bairro.

    ResponderExcluir
  3. Puxa, é realmente impressionante... Vale ressaltar que não foi nenhum esforço descomunal para que a limpeza pudesse ser feita no bairro. O trabalho agora é de manutenção e de insistência na conscientização, para que os comerciantes notem como o centro comercial ficou muito mais atrativo desta forma.

    Acho que sua postura está corretíssima, Vagner! É importante mostrar que ainda há o que fazer para que o bairro movimente cada vez mais a economia da cidade e gere renda para as milhares de pessoas que lá trabalham ou podem vir a trabalhar, se o potencial econômico do bairro for bem explorado.

    Eu não vou a Alcântara por ser muito longe da minha casa. Mas, sinceramente, se continuar desta forma, vou passar a buscar mais o comércio do bairro, na certeza de encontrar um local minimamente digno para se fazer compras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Eduardo, não foi preciso fazer nenhum esforço descomunal para que Alcântara ganhasse novos ares por meio de uma eficiente campanha de limpeza urbana. É, por isso, que eu sempre sugeria esse tipo de ação nas matérias que publicava sobre o problema do lixo em Alcântara. Eu sempre acreditei no potencial de uma campanha de conscientização contra o lixo. Fico contente que a atual administração municipal tenha promovido a Operação Cidade Limpa e que tenha obtido um excelente resultado no bairro. E como você disse muito bem, o trabalho agora é de manutenção e de insistência na conscientização.

      Que essa nova realidade de Alcântara perdure para sempre!

      Grande abraço!

      Excluir
    2. Gostei da faxina e confesso que Alcântara ficou até menos feio, sabemos que esses efeitos não duram muito tempo. Mas ainda existe uma pergunta que não quer calar, cadê o dinheiro do alvará de liberação do Pátio Alcântara, que segundo a prefeitura seria destinado para a revitalização do centro de Alcântara? Valores em mais de 1 milhão de reais! Daria para fazer um paisagismo com mais áreas verdes e melhorar o visual. Votei em Neilton e me arrependi, não mostrou a que veio! O viaduto de Santa Luzia continua um caos, por falta de uma simples sinalização semafórica! A Praça Chico Mendes (desativada pela prefeita anterior) continua cercada, sem acessos para a população e com aquelas estruturas de ferro que até hoje ninguém sabe pra que servem! Obras só vejo do governo do Estado, obras de má qualidade, no qual a filosofia deveria ser "entupir esgoto pra passar o asfalto", afinal Pezão tinha que ganhar. Agora existem ruas que começaram a ter enchentes após as obras.

      Excluir