segunda-feira, 16 de março de 2015

Nenhum protesto no segundo maior colégio eleitoral do Estado. Ou: os gonçalenses não estão nem ai para a corrupção do Governo Dilma?

Mais de 1000 pessoas protestaram contra o Governo Dilma na Praia de Icaraí, em Niterói - Foto: Júlio Silva

Cidadãos de 26 capitais de estados, do Distrito Federal e de centenas de cidades pelo Brasil afora foram às ruas ontem (15) para protestar contra a presidente Dilma Rousseff. E lugares inimagináveis como redutos petistas em São Paulo e alguns municípios do Norte e Nordeste – regiões que deram a maior votação à presidente na última eleição – também se manifestaram contra o governo. Já em São Gonçalo, considerado o segundo maior colégio eleitoral do Estado do Rio de Janeiro, sequer meia dúzia de pessoas foi à rua para repudiar a corrupção petista. A pergunta que não quer calar é: será que os gonçalenses não estão nem ai para a corrupção do Governo Dilma?

Gostaria de deixar claro que não estou usando e não usarei o Território Gonçalense para fazer campanha a favor do impeachment da presidente Dilma, pois até o momento não há nada que a incrimine diretamente no caso Lava-Jato. Embora pairem muitas suspeitas de que ela tinha conhecimento da roubalheira na Petrobras, seu nome não está sob investigação. Ficou fora da lista do procurador-geral Rodrigo Janot. Todavia, é fato que a roubalheira na Petrobras foi patrocinada pelo seu partido para se perpetuar no poder. Pois bem. Diante desse cenário tenebroso é mais do que legitimo o povo ir às ruas para protestar contra a corrupção.  Não só a classe média, mas também as classes mais pobres.

E não venham dizer que os protestos contra Dilma foram promovidos pelos burgueses, porque esse discurso fajuto não cola mais não! Vale destacar que quem mais sofre com a corrupção é o pobre e não o rico. São bilhões de reais desviados que deixam de ser investidos na Saúde, Educação, Transportes e outros serviços essenciais para a população.

Portanto, é intrigante observar que em São Gonçalo, considerado o segundo maior colégio eleitoral do Estado, com mais de 700 mil eleitores, ninguém tenha ido às ruas para protestar contra a roubalheira que prejudica o progresso do país. Mesmo que tivesse ido apenas meia dúzia de pessoas já teria sido um fato positivo, pois ficaria evidenciado algum tipo de amadurecimento político da nossa população. Lamentavelmente, foi um silêncio total.

Algumas pessoas alegam que São Gonçalo não teve protesto porque a cidade não tem liderança política, mas vale destacar que as manifestações de ontem não foram organizadas por políticos – embora alguns tenham promovido o evento convidando as pessoas para o ato. Contudo, o que se viu pelo país afora foi um protesto sem bandeiras partidárias. Em Copacabana, por exemplo, o deputado federal Jair Bolsonaro (PP) foi impedido de discursar. Os manifestantes não queriam que ele se promovesse no ato político organizado pelo povo.

Embora a indiferença política em São Gonçalo tenha passado a impressão de que os gonçalenses não estejam nem ai para a corrupção, prefiro acreditar que muitos sabendo que não ia ter nada na cidade decidiram protestar em outras praças: Copacabana e Niterói. Mas é lamentável que a nossa cidade não tenha participado do dia histórico de ontem. Foi lindo ver o povo tomando as ruas de várias cidades do país contra a corrupção do governo.

O aconteceu no dia 15 de março de 2015 está muito longe de ter sido a promoção de um golpe contra a democracia. O que aconteceu foi nada mais que um belíssimo SHOW DE DEMOCRACIA com o povo vestido de verde e amarelo. Um show que ficará marcado para sempre na história da política brasileira!

Abaixo, algumas fotos dos protestos em redutos petistas em São Paulo e cidades das regiões Norte e Nordeste:


Redutos petistas

Santo André - SP

São Bernardo do Campo, berço do PT em São Paulo

São Caetano do Sul - SP

Região Norte

Manaus - Amazonas

Rio Branco - Acre

Região Nordeste



São Luis - Maranhão

Salvador - Bahia

Vitória da Conquista - Bahia

Teresina - Piauí

Maceió - Alagoas

Fortaleza - Ceará

E São Paulo, no Sudeste, onde 1 milhão de pessoas protestaram na Avenida Paulita



Confira mais fotos dos protestos em centenas de cidades brasileiras e do exterior na página do facebook do Marcelo Tas:





15 comentários:

  1. São Gonçalo é um atraso de vida. É uma cidade totalmente despolitizada. A única coisa que essa gente sabe fazer é só cobrar o prefeito pela passagem de R$ 1,50 que ele prometeu. Tirando isso não consegue enxergar mais nada. Só Jesus para ter misericórdia dessa pobre cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente meu caro tenho que concordar com você em alguns pontos, não somos todos assim eu e minha família protestamos contra essa vergonha que está no poder, porém creio que o povo gonçalense ainda não tem sua identidade política e crítica formada devido a vários fatores sociais e econômicos que pagamos o preço desde da época em que eramos chamados de Manchester Fluminense e logo após um desastre social e populacional ficou como herança (processo parecido com o que está acontecendo em Itaboraí).
      Somos uma cidade dormitório em que muitas pessoas como eu tem o seu circulo social em cidades vizinhas, no meu caso trabalho no Rio e a maioria dos meus amigos são de lá e é a cidade que tenho como referência, creio que muitos gonçalenses como eu migram para cidades vizinhas para estes tipos de protestos até porque o seu dia a dia são em outras cidades e infelizmente só vão em casa para descansar, essa é uma triste história que um dia espero que mude.

      Excluir
  2. Na minha opinião, a consciência cidadã está diretamente ligada ao nível cultural de um povo. Não só para se manifestar ou para virar, mas para tratar o lixo de forma correta, de respeitar leis de trânsito e etc. Pra mim, o que há em São Gonçalo é uma grave ineficiência do sistema educacional, que se reflete em toda esta incômoda inércia em que vivemos aqui.

    ResponderExcluir
  3. Diferente das manifestações de 2013, que tiveram como foco a crise política (corrupção, descaso com os direitos sociais), esta manifestação de 2015 parece que teve como foco a crise econômica que nosso país já está começando a atravessar e que atinge diretamente todas as classes sociais. Com certeza, isso é bem mais grave que uma crise política, já que esta sempre existiu em nosso país, mas nunca foi capaz de estagná-lo ou levá-lo às ruínas, independente dos seus impactos ou da indignação que cause aos cidadãos. Parece que não, mas a classe B também está sofrendo muito, já que detém a maioria das pequenas e médias empresas do pais, que juntas empregam centenas de pessoas e são severamente prejudicadas pelos encargos financeiros e pela alta carga tributária do país. Tenham certeza que esta foi só a primeira de várias manifestações que poderemos ver neste ano.

    ResponderExcluir
  4. Nos protestos de 2013, muitos amigos e conhecidos, preferiam ir nos protestos do Rio ou de Niterói e ignoravam o de São Gonçalo, por achar que daria mais visibilidade e resultado ir no do Rio. Esse do dia 15 mesma coisa, preferiram ir no do Rio do que fazer um por aqui. Faz parte da cultura odiar São Gonçalo, Niterói faz muito isso e o gonçalense adotou essa cultura de ódio, as pessoas não querem lutar por uma São Gonçalo melhor, elas querem é ir pra outra cidade com um nome e imagem melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria muito de participar de protestos na minha cidade, faço questão de fazer compras, fazer cursos, procuro valorizar a arte gerada em nossa cidade (recomento visita uma Noite na Taverna) e faço um esforço muito grande para sempre prestigiar nossa cidade quando temos uma comemoração na família e ir em nossos restaurantes (que infelizmente não tem boa qualidade), amo minha cidade e realmente me incomodo quando à menosprezam, porém temos que ter ciência que boa parcela de nossa população necessita evoluir, digo isso com tristeza de alma porque eu escolhi ficar na cidade onde está minha família, aonde conheci minha esposa e aonde crio os meus filhos. Espero vê-la um dia sendo tratada como merece e ver nosso povo com visão de águia.

      Excluir
    2. Sobre qualidade de restaurantes é questão de gosto, eu sempre sou bem tratado e vejo ótima qualidade nos restaurantes de São Gonçalo, tanto em conforto, quanto em sabor, quanto em opções.

      Excluir
  5. Coxinhas não tem vez em São Gonçalo, São Gonçalo é Dilma, porra!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ui, cuidado! Ele chama de coxinha quem não é esquerdalha...hahahaha....

      Excluir
  6. Quando o gonçalense quer viajar a rodoviária fica em Niterói, quando quer pegar barcas vai em Niterói, quando precisa ir à Ampla ou Oi vai em Niterói, Para trabalhar também precisa ir pra Niterói ou Rio. Não temos sequer um teatro, um museu, estádio de futebol ou um parque(O 3° BI daria um ótimo mas vai virar favela).Só temos cinema porque fica no shopping(pelo menos isso tem em SG mas não seria surpresa se não tivesse), não tem terminal de ônibus. Motivo para protestar tem de sobra, todo mundo reclama daqui mas o próprio cidadão(?) não está nem aí pra São Gonçalo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso que eu sempre falo, a maioria dos gonçalenses são assim, conhecem tudo de Niterói e nunca se dão ao trabalho de conhecer as mesmas coisas em São Gonçalo. Fora as barcas tudo isso que o Alexandre falou pode ser encontrado em São Gonçalo, a frase dele define exatamente o comentário dele mesmo: "todo mundo reclama daqui mas o próprio cidadão(?) não está nem aí pra São Gonçalo!"

      Excluir
  7. Parabéns ao Território Gonçalense pela matéria de alto nível. É bom saber que temos um blog na cidade que publica matérias inteligentes, que dá espaço a assuntos que não são discutidos na imprensa local. Sucesso sempre pra vocês! Ronaldo Peixoto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Ronaldo Peixoto, obrigado pelo reconhecimento ao nosso trabalho!

      Grande abraço!

      Excluir
  8. Bom dia ,noticia muito boa,que sai agora,a provaçao da Dilma CAIU para 13 por centos, ela esta levando o PT tambem,agora diz que foi so em reduto,aonde ela perdeu a eleiçao,diz,diz,diz,diz,dizzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

    ResponderExcluir
  9. São Gonçalo tem uma massa muito alienada, acho que só uns 5% da população deve realmente se importar com política.. Vejo isso aqui onde moro entre meus vizinhos, que não sabem nem quem é o vice!! E tá arriscado achar que o impeachment ainda é do fora Collor!!

    Gonçalenses deveriam ir pras ruas exigir o metrô da linha 3!! Não sabem quão seria bom poder chegar em Niterói limpo e a tempo!! Pezão consegue instalar BRT sem nenhuma resistência... E a maioria não lembra que metrô é promessa de campanha!!

    ResponderExcluir