segunda-feira, 6 de abril de 2015

A horrenda São Gonçalo do seriado Chapa Quente


Temos consciência que a nossa cidade não é provida de beleza como a zona sul do Rio de Janeiro, mas a produção do seriado "Chapa Quente" também não precisava ter esculachado tanto com São Gonçalo. A reprodução que fizeram da nossa cidade é horrível.

É bem verdade que temos localidades parecidas como a retratada pelo humorístico, mas também temos regiões bem simpáticas como os bairros próximos ao Centro e de Alcântara. E já que a proposta do seriado é abordar o cotidiano da periferia brasileira, vale destacar que Alcântara é que deveria ser reproduzido. Seria a referência ideal. Pelo que se vê, faltou uma pesquisa mais apurada da produção sobre São Gonçalo.

Cláudio Paiva, redator de "Chapa Quente", já assumiu que não conhece bem a nossa cidade. Mas que a escolheu por causa de sua característica com o tema que vai abordar.

“Gostaríamos de retratar um ponto conhecido da população e que tivesse a característica que o seriado vai abordar. Procurávamos um local que tivesse grande capacidade, mas que parece ter sido esquecida pelo governo. E optamos por São Gonçalo, que, além de me trazer uma memória afetiva, já que sou de Niterói, tem nome de santo”, justificou Paiva durante a coletiva sobre a estreia do programa.

É fato que São Gonçalo tem carências em algumas áreas e regiões, mas com certeza a cidade não é toda feia como a do seriado. Embora “Chapa Quente” seja uma produção fictícia, de qualquer forma, é lamentável a impressão que o Brasil terá de nossa cidade. Espero que o público tenha, pelo menos, um mínimo de discernimento e não generalize o nosso município por uma reprodução cenográfica.

Assista aqui a apresentação da São Gonçalo cenográfica feita pelo ator Lúcio Mauro, que viverá o sargento Bigode no humorístico.

Abaixo, alguns registros da horrenda reprodução da nossa cidade:







12 comentários:

  1. Mas São Gonçalo é desprovida de beleza!! O lugar mais bonito leva o nome certo, Boa Vista!! Aquela vista da Baía de Guanabara com o por do sol (da pra ver legal da praça de alimentação do Shopping) É uma pintura!! As praias da Baía carecem de investimentos, mesmo que em algumas não sejam balneáveis, mas poderiam fazer um calçadão na orla de todas as praias e construir um mirante no Morro de Itaúna, lá de cima deve se ter uma vista panorâmica!
    Torço para que essa série faça piadas com os nossos engarrafamentos, na 101 e na Alameda, sobre nossa falta de mobilidade e a promessa do metrô na linha 3 (Para o problema ganhar notoriedade), mas pelo vídeo mostrando a cidade cenográfica.. kkkkkkkkk... Ficou igualzinho!!! Tá mais pra Neves, Vila Lage, Covanca, Santa Catarina e aquele morro pode ser o do Feijão!! kkkkkk.. Só o boteco ficou meio q fantasioso, pois os botecos geralmente não tem aquele salão tão grande, no máximo só o espaço pra uma sinuca... No mais torço pra que a cidade ganhe notoriedade, não vejo problemas na forma com está sendo retratada, bairros do Rio já foram satirizados, os Simpsons já zoaram o Rio e nem por isso a imagem desses locais ficou abalada, pelo contrário, ficaram famosos! (no meu ponto de vista).

    ResponderExcluir
  2. Gente não devemos dramatizar tanto, são Gonçalo e feinho mesmo, quem sabe que com essa sátira os governantes não olhem mais pra gente, sátira tem em tudo faz parte do humor, cara se a gente ficar vendo problema em tudo só vai restar a galinha pitadinha

    ResponderExcluir
  3. Esqueceram de pintar os postes de azul... Mas tirando isso, retrataram mal a nossa cidade, está com um aspecto de meados abandonada que o normal, ser pois caras querem fazer uma série "em São Gonçalo" poderiam pesquisar um pouco, como no caso dos postes, sobre algumas ruas, tirando esse aspecto horrível de cidade fantasma

    ResponderExcluir
  4. Acho que pegou bem mal, essas piadas pejorativas com SG, podiam muito bem fazer uma cidade fictícia, talvez uma São Gonçalves, pronto, existiria a referência mas não teria essa ofensa gratuita a cidade. Principalmente vindo de um autor de Niterói e com Hassum no elenco, só ajudam a aumentar o preconceito e repudio com SG e os gonçalenses.

    Alguns lugares realmente parecem Neves e Barreto, só que sem cor, sem vida e com carros do século passado.

    A diferença entre a retratação do Rio e de SG, é que o Rio tem uma imagem positiva muito forte, que compete com a imagem negativa, temos as novelas das 9 que mostram o que o Rio tem de melhor e de pior também. Já em SG é bem diferente, só existe a difusão da imagem negativa, só, sempre, unicamente.

    ResponderExcluir
  5. PAULINHO DO ALCÂNTARA7 de abril de 2015 às 15:12

    O QUE ESPERAR DE UM PROGRAMA QUE É ESCRITO POR UM NITEROIENSE E QUE TERÁ TAMBÉM NO ELENCO UM COMEDIANTE QUE MOROU EM NITERÓI? TÁ NA CARA QUE VÃO ZOAR COM OS GONÇALENSES. ESTA CIDADE CENOGRÁFICA É PARA AVACALHAR MESMO COM SÃO GONÇALO OU ALGUÉM AINDA DUVIDA DISSO?

    ResponderExcluir
  6. Concordo totalmente com o Paulinho. E verdade seja dita: para a Globo parece que só existem dois municípios bem retratados nesse país: Rio de janeiro e São Paulo. Não apenas São Gonçalo, mas boa parte das cidades fluminenses são satirizadas. Irão é arrebentar com nossa cidade. Acho improvável mostrarem as "localidades boas" como Centro, Zé Garoto, Alcântara, algumas "vistas" de Boa Vista, Rocha, Paraíso e Barro Vermelho... Ainda mais com o Hassum que para mim é outro Pseudo-Niteroiense desertor que quer mais é sacanear São Gonçalo para ter benefício próprio. Que pelo menos saibam dosar um pouco nas piadas...

    ResponderExcluir
  7. Na verdade quem faz mal a São Gonçalo ,não são autores de folhetins de tv ou afins .Quem faz mal a São Gonçalo são os governantes municipais que se elegem para se locupletarem eles e famílias alguns e algumas nem em São Gonçalo moram mas na avenida Atlântica ,de frente para a praia de Copacabana. Na cidade cenográfica faltou os porcos disputando espaço nas ruas com os veículos e transeuntes .

    ResponderExcluir
  8. São Gonçalo o Brejão a Céu Aberto,lugar feio,desorganizado,sem infra-estrutura,abandonado pelo poder Público desde sempre,população humilhada diariamente,nos seus direitos mais básicos,querer o que que na Tv apareça tudo bonitinho,tem que mostrar isto mesmo,para que estes políticos picaretas sejam expostos ao ridículo,mais tenho certeza que não estão nem ai,já que o deles está garantido.

    ResponderExcluir
  9. Ridículo o seriado, me senti ofendida sim! a cidade não é bonita, tem suas carências... mas a cidade que retrataram no seriado não é São Gonçalo! a cidade toda cinza, com carros velhos, ônibus da década passada... para ser engraçado você precisa se reconhecer na situação e esta está fora total!!

    ResponderExcluir
  10. gente vcs viram a abertura ,achei um lixo esculacho a são Gonçalo aqui tem mulheres bonitas sim e não uma mulher jogando bicho morto na placa de São Gonçalo uma mierda mesmo
    falando mal de tudo
    resumo de São Gonçalo segundo a rede globo e
    tudo cinza
    carros velhos
    podre gente ignorante
    São Gonçalo não e bom , culpa do governo dos ladrões
    preconceito em forma de comédia

    ResponderExcluir
  11. Gente! São Gonçalo é horroroza mesmo!!!

    ResponderExcluir
  12. Faltou falar sobre Boaçu porto do rosa cerâmica av central Itaoca fazenda dos mineiros salgueiro praia da luz Luis caçador e os políticos corruptos canalhas e mais.

    ResponderExcluir