sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Com nota baixa, São Gonçalo aparece em 411º lugar no ranking sobre transparência pública



Índice que mede o grau de transparência pública em estados e municípios brasileiros quanto ao cumprimento às normas da Lei de Acesso à Informação (LAI), a Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou, nesta sexta-feira (20/11), o resultado da segunda edição da Escala Brasil Transparente (EBT). A primeira avaliação foi divulgada em maio deste ano.

A pesquisa analisou a situação de 1.613 entes federativos. Entre eles, estão todos os estados e suas respectivas capitais, os entes já avaliados na primeira edição da Escala, além de novos municípios selecionados por meio de amostra probabilística definida por sorteio eletrônico. Os entes avaliados receberam nota de 0 a 10 pontos.

No ranking geral da EBT, São Gonçalo aparece posicionado em 411º lugar, com nota 2,50. Já entre as cidades do Estado, o nosso município figura em 14º lugar. Posição bem diferente do levantamento sobre transparência divulgado em maio pelo Ministério Público Federal do Rio de Janeiro (MPF-RJ), que mostrou São Gonçalo em 3º lugar, com nota de 6,7 (confira aqui). Vale ressaltar que a nossa cidade não foi avaliada na primeira edição da EBT.

Confira abaixo os rankings da EBT e a ficha técnica da avaliação em São Gonçalo:






 
Metodologia 

Para executar a EBT, foram realizados quatro pedidos de acesso à informação, sendo três voltados para assuntos das principais áreas sociais: saúde, educação e assistência social. A quarta solicitação de informação foi baseada na regulamentação do acesso à informação pelo ente federativo avaliado. O objetivo foi verificar o desempenho e o cumprimento às normas legais e efetividade dos pedidos de acesso (transparência passiva).

O escopo avaliado nesta segunda rodada da Escala, diferentemente da primeira edição, não limitou o número de 50 mil habitantes como requisito para o município ser selecionado. Ou seja, agora, todos os municípios brasileiros foram expostos à seleção. A outra mudança foi a retirada do critério de desempate no caso de entes avaliados com a mesma nota, que antes era definido pela ordem crescente da população.

Os entes avaliados receberam nota de 0 a 10 pontos, calculada pela soma de dois critérios: a regulamentação da Lei de Acesso (25%); e a efetiva existência de transparência passiva (75%). A criação dessa nota gerou um ranking dos entes avaliados.
 
Saiba mais sobre a avaliação da EBT aqui.


2 comentários:

  1. Esses números não é por menos, um governo que estreita os laços de comunicação com a população só poderia atingir essa colocação, os e-mails de todas as secretarias voltam, parece que esta configurado para não receber denúncias ou reclamações, a ouvidoria não funciona, o serviço ou desserviço de iluminação publica idem, ou seja não temos a quem recorrer. São Gonçalo esta acéfalo.

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo deixa o ano terminar,que voçe vai ver as obras do nosso prefeito,Mulim ,e assim mesmo,,com todos executivos,nos ficamos 3 anos sem obras,melhorias nas ruas,nas escolas, na limpeza das ruas das praças, em tudo, ruas asfaltada e assim mesmo so no ultimo ano e que eles vao ,e fazer as obas, ja pensou ,nao e assim na casa deles,seras que eles so limpa e arruma as suas casa em 4 x4 anos? s, agora me diga aonde estao as obras da prefeita do cabelos vermelho,me diga uma?, os obras desta senhora sumiu ,foram rios de dinheiro jugado fora,eu passo pela praça Chico Mendes,e vejo quanta incopetencia desta senhora,no gradim tambem,nas praças so tem bebados,vejam na praça da Venda da cruz( depois que fizeram a limpeza ate mendigo morreu bebado ali na praça da venda da cruz) e amigo o que eu posso dizer e uma coisa SO senta e chora porque nao tem jeito mesmo ass NSG

    ResponderExcluir