domingo, 15 de novembro de 2015

Uma triste imagem da degradação das praias gonçalenses


Um dos recantos mais belos de São Gonçalo, dá tristeza ver o estado crítico em que se encontra atualmente a Praia das Pedrinhas - Foto: Alex Ramos/OSG


Localizadas no fundo da Baía de Guanabara, onde tem menor renovação das águas, e com o nível atual de poluição muito acima do permitido, lamentavelmente, as praias de São Gonçalo encontram-se numa situação desoladora.

“As praias em torno da Baía (de Guanabara) estão assoreadas pelo processo de degradação. São 50 grandes rios de 16 municípios que desembocam na Baía, trazendo muito lixo que contribui com esse assoreamento”, explica o presidente da ONG Guardiões do Mar, Pedro Belga.

De acordo com Belga, a Baía precisa de atenção tanto do governo quanto da população. “É natural que uma enseada desapareça com o passar dos anos. Mas nós aceleramos isso. Nossa escala é de 70 anos. O governo precisa cuidar? Sim, é verdade. Mas cada um de nós tem que fazer a sua parte. Essa é uma responsabilidade compartilhada”, afirmou.

Caríssimos gonçalenses, se cada um de nós fizer a sua parte, as praias de São Gonçalo vão agradecer, principalmente, a Praia das Pedrinhas – onde tem uma das paisagens mais belas da cidade. 

Bora cooperar evitando jogar lixo nos rios e lagos?

Fonte: OSG


2 comentários:

  1. Triste ver um local tão bonito e com potencial tão grande, abandonado e destratado dessa maneira. Paquetá, Boa Vista e Itaóca, seriam lugares maravilhosos se bem cuidados, teriam turismo forte se não fosse o abandono e a poluição.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite,todos,eu era um menino de 15 anos iamos muito a praia do barreto,me lembro que ali nos pegavamos badejo,e muito camarao tambem me lembro bem da ilha das flores e a ilha do carvalho,ali tinha os preso politicos,e as balsas sempre passava por ali trzendo oleo para as caldeiras,me lembro das dragas que passava ali para dragar o canal,foi noma desta dragagem que eles fizerao uma grande coroa de areia na praia do barreto,pois bem porue eu dei tantas volta,hoje voçe tem muitas maneiras de tragar,no caso da praia das pedrinhas,uma tragagem com um preço barato,e tazer uma draga ,daquelas que sao usada e garimpo ,e barata a mao de obra,pois so precisa de uns 4 mergulhdores,ja trabalhei em garinpo e sei como funciona isto,te digo a praia das pedrinha vai ficar muito bonita,se quiser procure umas firmas de mergulho,como suldoeste,e outra que nao me lembro o nome firmas de mergulho raso,na ponta da areia tem muitas firmas,e so ter vontade politica.e amar muito o nosso municipio,ja dize muitas veze,tambem trabalhei com mergulho profundo na bacia de campos,fui mergulhador profundo ate 320 metros o mais fundo do mundo ,foi superviso,tecnico de saturao,eu me lembro que numa desta firma em que trabalhei,nos amaravamos um navio em alto mar ,na popa de um outro navio que ja esta cheio de petroleo,este navio etava fazendo um transporto para o outro,em 48 horas era tranferido guaze 180 mil toneladas de petroleio,pois bem,eu tenho uma teoria,as agua fora da barra elas sao muito puras,chegar ser muito limpa, que ate voçe debaixo dagua,voçe tem um visibilidade de 100 metros,nos chamamos de agua rocha,eu digo ser um navio com os seus porraos limpos se trouzer esta agua limpa e despejar ali na baia de guanabara sei que teremos um impacto,digos 180 mil toneladas de aguas limpa,o que vale nos tentarmos ,com pelomenos 3 viagem por dia em NSG obrigado

    ResponderExcluir