quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

10 FATOS POLÍTICOS DE SÃO GONÇALO QUE CHAMARAM A ATENÇÃO EM 2015



Com certeza, São Gonçalo teve muito mais de 10 fatos políticos em 2015. No entanto, eu relacionei abaixo apenas os que tiveram mais repercussão nas redes sociais e nas ruas. Mas teve um que não houve  nenhuma grande repercussão. Só o destaquei por que o achei surreal e patético.

Confira abaixo os 10 fatos políticos de São Gonçalo que, na minha opinião, chamaram a atenção em 2015:

Operação Cidade Limpa



Em 2015, São Gonçalo presenciou algo jamais visto na cidade em toda a sua história: a Operação Cidade Limpa. Entre os meses de março e outubro, o município foi beneficiado com uma eficiente campanha de conscientização contra o lixo e inúmeras ações de limpeza e ordenamento urbano. Foi, sem dúvida alguma, uma belíssima iniciativa promovida pelo Governo Mulim. E é uma pena que a Operação Cidade Limpa não esteja mais sendo executada eficazmente como antes.

Segundo o coordenador do projeto, secretário de Governo, Comunicação e Posturas, Sandro Almeida, a crise financeira que assola o país tem prejudicado o bom andamento dos serviços do projeto, uma vez que a Prefeitura está com muita dificuldade na arrecadação e no recebimento dos repasses federais. Mas o secretário garante que com a volta da normalidade da coleta, a Operação Cidade Limpa voltará a funcionar a todo vapor.  Tomara mesmo. Um trabalho tão importante e bacana como este não pode ser extinto.

Audiência pública sobre 
“Ideologia de Gênero”



No dia 23 de junho, a Câmara Municipal vivenciou momentos de acaloradas discussões. Líderes religiosos, representantes de movimentos LGBTs e pais participaram de uma tumultuada audiência pública para discutir a proposta de “Ideologia de Gênero” – conceito incluído no Plano Nacional de Educação que defende que, quando a criança nasce, ela não deve ser considerada do sexo masculino ou sexo feminino, e sim que faça a escolha depois. 

Como já era esperado, os vereadores gonçalenses foram contra a proposta.

Prisão do vereador Amarildo Aguiar


Acusado pela Polícia Federal de fraudar o Sistema Único de Saúde (SUS) em R$ 9 milhões, o vereador Amarildo Aguiar (PV) foi preso na manhã do dia 16 de julho, em sua residência no bairro de Alcântara. O parlamentar continua preso no presídio Evaristo de Moraes, em Niterói.

Votação na Câmara sobre
 a legalização das vans



29 de julho foi um dia marcado por grande tensão na Câmara Municipal. Antes da votação da mensagem do prefeito Neilton Mulim, que pedia a legalização do transporte alternativo, com passagem a R$ 1,50, os motoristas de vans estavam confiantes da vitória naquele dia. No entanto, 16 dos 27 vereadores decidiram rejeitar a volta das vans às ruas de São Gonçalo. O episódio provocou uma grande repercussão nas redes sociais com a divulgação das fotos dos parlamentares que votaram contra a circulação das vans. 

A decisão dos 16 vereadores não só frustrou os motoristas de vans, como também o povo, que contava com uma alternativa a mais de transporte, principalmente nas regiões mais carentes da cidade.

A propaganda positiva da oposição ao Governo Mulim



No dia 7 de agosto, ao conferirem uma denúncia de que estaria faltando merenda nas escolas municipais, os vereadores oposicionistas Alexandre Gomes (PRTB), Diego São Paio (PRP), Marco Rodrigues (PSD), Marlos Costa (PSB) e Professor Paulo (PT), acabaram, pasme, fazendo uma baita propaganda positiva à administração do prefeito Neilton Mulim.

Acompanhados de uma equipe de reportagem da TV Record, os nobres parlamentares encontraram uma uma realidade bem diferente nas duas escolas visitadas: freezers e despensas abarrotadas de alimentos.

Na ocasião, o episódio repercutiu nas redes sociais e foi visto como um grande mico da oposição.

Caminhada das Famílias



Embalada pela discussão da “Ideologia de Gênero” na Câmara Municipal, São Gonçalo assistiu em 2015 o surgimento de mais uma passeata religiosa de cunho político: a Caminhada das Famílias. A outra é a tradicional Marcha para Jesus.

Realizada no dia 08 de agosto, com o tema “Família: Uma Ideologia de Deus”, a primeira Caminhada das Famílias reuniu católicos, evangélicos e políticos em seu cortejo pelas ruas do Centro.

Saída do vereador Marlos Costa do PT



Preocupado com uma possível rejeição ao seu nome, o pré-candidato a prefeito de São Gonçalo, vereador Marlos Costa, deu adeus em 2015 ao partido pelo qual foi eleito (2008) e reeleito (2012): PT. Como todos sabem, a legenda está com sua imagem desgastada por causa de seu envolvimento nos escândalos do Mensalão e Petrolão.

No dia 16 de setembro, com muito barulho, Marlos, então, anunciou ao lado do senador Romário Faria, em um vídeo veiculado no Facebook, a sua filiação ao PSB.

Resta saber se depois dos imbróglios envolvendo o nome de Romário – confirmação da existência de uma conta dele na Suíça (antes negada pelo senador) e sua destituição do cargo de presidente do PSB por ter um assessor acusado de quatro homicídios –, Marlos ainda usará o ex-jogador como cabo eleitoral em sua campanha. A conferir.

Impeachment do prefeito Neilton Mulim

Dia do protocolamento do pedido de impeachment do prefeito Neilton Mulim - Foto: Divulgação


Na verdade, esse fato não teve nenhuma grande repercussão, mas por ter sido tão patético (não pelo motivo do pedido, mas sim por estar faltando menos de um ano para acontecer as eleições municipais) não poderia deixar de citá-lo nesta relação.

O pedido de impeachment contra o prefeito Neilton Mulim foi feito no dia 19 de outubro pela presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Efetivos de São Gonçalo (Sindpef-SG), Rosângela Coelho. O motivo é o não cumprimento, pelo Executivo, do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado em 2008 para a redução de cargos comissionados na Prefeitura.

De acordo com a Câmara, a Casa está analisando o pedido de impeachment. Aguardemos, então, o fim do recesso para saber se o processo será arquivado ou se será instaurado em plena época de período pré-eleitoral, faltando poucos meses para a eleição municipal.

Nova sede da Câmara Municipal



Escondida há décadas em um anexo da Prefeitura, finalmente, a Câmara Municipal de São Gonçalo ganhou em 2015 uma nova sede para ser chamada de sua. Em novembro, alguns setores administrativos já foram transferidos para o novo endereço localizado no antigo prédio do Fórum, no bairro Zé Garoto. Em 2016, os 27 vereadores terão seus gabinetes já instalados no local.

Lançamento da pedra fundamental do sonhado Teatro Municipal



São Gonçalo está fechando o ano com um fato político extremamente positivo: o lançamento da pedra fundamental do futuro Teatro Municipal. Reivindicado há anos pela população, pela classe artística e também pelo Território Gonçalense, tudo leva a crer que agora, finalmente, o sonhado teatro sairá do papel. O fato de o Banco Itaú custear a obra sinaliza a real possibilidade da concretização desse empreendimento. Estamos ansiosamente esperando pelo grande dia da inauguração dessa importante obra que, sem dúvida alguma, será um marco na história política de São Gonçalo. Aguardemos!

E que em 2016 possamos ter muitos fatos positivos em todas as áreas de São Gonçalo!

E finalizo desejando a todos os gonçalenses e aos queridos leitores do blog um Ano Novo super abençoado, com muita saúde, paz e prosperidade!!!

 

Um comentário:

  1. Essa do Impeachment eu realmente não tinha ouvido falar, mas faltando pouco tempo pra eleição, realmente não adianta muito.

    ResponderExcluir