quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

A CONTRADIÇÃO DOS CRÍTICOS DO PROJETO DO TEATRO MUNICIPAL DE SÃO GONÇALO


São Gonçalo acaba de ganhar um belíssimo presente de Natal. Reivindicado há anos pela população, pela classe artística e também pelo Território Gonçalense, finalmente o sonhado Teatro Municipal de São Gonçalo vai virar realidade.

Com a homologação da construção de seu edifício publicada no Diário Oficial, na última sexta-feira (11/12), e com recursos de R$ 13,6 milhões cedidos pelo Banco Itaú, o aguardado teatro deverá ficar pronto já no primeiro semestre de 2016.

Com arquitetura arrojada, dois andares e capacidade para 260 pessoas, o prédio da nova sala de espetáculos será erguido onde funciona atualmente o estacionamento da Câmara dos Vereadores, na Rua Feliciano Sodré, ao lado da Prefeitura.

A real possibilidade agora da construção do Teatro Municipal foi comemorada por milhares de gonçalenses nas redes sociais. Mas o contentamento não foi compartilhado por todos. Teve gente também que criticou o novo empreendimento cultural da cidade.

Algumas pessoas ligadas à área de cultura estão questionando o local escolhido e o tamanho da nova sala de espetáculos. Estão achando a plateia de 260 lugares muito pequena.

A meu ver, o pessoal ligado à cultura tem todo o direito de questionar essa obra. Afinal, o Teatro Municipal é uma reivindicação antiga da classe artística da cidade. Só que eu acho que tem gente caindo em contradição com suas críticas em relação ao tamanho do teatro.

Vale lembrar que no ano passado a classe artística promoveu um ato reivindicando o antigo prédio do Fórum para abrigar o futuro Teatro Municipal. E como todos sabem o espaço lá é pequeníssimo. Não acredito que ali comportaria mais de 260 poltronas. E como é que agora estão ironizando e chamando o novo projeto de teatro minicipal
Clique aqui para ler a matéria

Na época, eu até comentei aqui no blog que o antigo prédio do Fórum não era adequado para a instalação do teatro. Que o sonhado Teatro Municipal merecia um prédio novo, moderno e espaçoso (confira aqui).

Eu, particularmente, gostei muito do projeto. Se for mesmo como está no croqui, São Gonçalo terá um arrojado e moderno Teatro Municipal. Quanto à localização, também gostei. O teatro estará aos olhos de todos os gonçalenses e visitantes.

Mas respeito quem pensa diferente. Como disse, as pessoas têm todo o direito de se manifestarem e questionarem a obra. Entretanto, penso que as críticas devem estar bem embasadas, senão a impressão que vai passar é que tudo não passa de pura politicagem.

E eu torço para que o teatro fique mesmo pronto no ano que vem. Para que São Gonçalo possa ter finalmente um Teatro Municipal para ser chamado de seu!
 

3 comentários:

  1. Concordo que a sala não será das maiores, porem não tem como minimizar uma iniciativa desta, e venhamos e convenhamos esse povo reclama por tudo, reclama que não tem, quando se tem reclama que não era o ideal.

    ResponderExcluir
  2. Excelente! Espero que tenham pensando num estacionamento adequado...

    ResponderExcluir
  3. De que adianta gastar uma fortuna na construção do teatro enquanto acidade está abandonada. Lixo pelas ruas, a saúde um caos, escolas sem merenda e professores, falta de segurança e etc...

    ResponderExcluir