domingo, 13 de dezembro de 2015

SÃO GONÇALO AINDA TEM JEITO?

Vista parcial do Centro de São Gonçalo - Foto: Pedro Henrique Gonçalves

Morador da cidade há mais de 30 anos e totalmente descrente dos políticos gonçalenses – segundo ele, entra político e sai político, e São Gonçalo continua a mesma porcaria de sempre –, um leitor do blog me questionou essa semana se eu realmente acredito que São Gonçalo ainda tem jeito?

Seguidor do Território Gonçalense há bastante tempo e dizendo-se um admirador da forma como eu defendo a cidade, esse leitor revelou-me que perdera as esperanças de um futuro melhor para o município. Disse que, assim como muitos pensam em se mandar da cidade, ele, também, estaria prestes a deixá-la.

Pois bem. Eu já o respondi. Não sei se a minha resposta contribuiu para que ele mudasse sua visão em relação a São Gonçalo, mas explano abaixo o que eu disse a ele sobre o que observo e penso à respeito da cidade. Vai que tem outros leitores do TG achando também que a cidade não tem mais jeito, não é mesmo?

Vamos lá...

Respondendo a pergunta se eu acho que São Gonçalo ainda tem jeito? A minha resposta é sim. Acredito, sim, que a cidade tem jeito! Não podemos ser tão pessimistas em achar que tudo está perdido. Senão que sentido terá a nossa jornada na terra?

Apesar de muitos terem a mesma impressão, discordo da visão do leitor quando ele diz que mesmo com a troca de políticos no poder, ao longo dos anos, São Gonçalo não mudou, que continua a mesma porcaria de sempre. É notório que São Gonçalo não é mais a mesma de 30 anos atrás. 

Independente dos políticos, é fato que o município cresceu e muito. Não só populacionalmente, como também se modernizou e se transformou em um potente mercado consumidor. É impossível negar essas mudanças. Elas estão aos olhos de todos.

Como também é inegável que a cidade poderia ter avançado muito mais, ter atraído mais empresas e indústrias, além de ter fomentado novos negócios, como por exemplo, investimentos no segmento de turismo, entre outras potencialidades do município

Lamentavelmente, São Gonçalo não foi muito feliz com os governantes que passaram pelo Executivo, no passado. Faltou-lhes uma visão mais empreendedora.

Contudo, mesmo assim, alguns governantes, dentro de suas possibilidades, conseguiram implementar algumas mudanças. Vale destacar que somente 30% dos recursos da cidade são de receita própria. Os outros 70% são provenientes de repasses federais e estaduais.

Portanto, considerando as mudanças que a cidade sofreu nos últimos anos, podemos afirmar categoricamente que São Gonçalo tem jeito, sim!

Sobre a descrença total do leitor em relação aos políticos gonçalenses, ele não se referiu apenas aos que estão em mandato. Segundo ele, sua descrença vem de muito tempo, incluindo, inclusive, políticos do passado. 

Vale ressaltar que esse comportamento é observado em todo o país, não só em São Gonçalo. Lamentavelmente, a classe política já caiu em descrédito há muito tempo. Todavia, não devemos generalizar. Felizmente, ainda há políticos sérios e honestos.

E diante desse cenário de crescente descrédito dos políticos junto à sociedade, vejo que os candidatos terão uma dura missão nas próximas eleições para convencer os eleitores a votarem em seus nomes. 

Penso também que, se alguns políticos de São Gonçalo não reposicionarem suas imagens, dificilmente sairão vitoriosos das urnas. Vide o exemplo de alguns nomes estrelados da política gonçalense que não foram eleitos ou reeleitos na eleição de 2014. 

Além da questão do descrédito, os eleitores também cansaram das mesmas caras de sempre que não apresentam novidades. Reposicionar é preciso. Fica a dica!

E quanto ao fato de o leitor estar prestes a deixar a cidade por não ter mais esperanças no futuro de São Gonçalo, penso que essa é uma questão de caráter pessoal. Só ele pode tomar essa decisão

Não sou eu quem vai dizer que ele será feliz aqui ou não. Se deve continuar ou não morando na cidade. A única coisa que eu disse a ele era para que pensasse nos prós e contras dessa mudança. 

Mas vale destacar também que, às vezes, o problema não está na cidade, mas, sim, no interior da pessoa.

E para aqueles que continuam achando que a cidade não tem mais jeito, volto a afirmar que tem jeito, sim! E não só São Gonçalo, como também o Brasil tem jeito! 

Não vamos deixar que a crise política e econômica tire nossas esperanças. Somos nós que fazemos a nossa cidade e a nossa nação. 

O futuro de São Gonçalo e do Brasil está em nossas mãos. Sejamos também participantes e não apenas meros expectadores das transformações que estão por vir.



6 comentários:

  1. Acho que você é generoso demais com esta corja de políticos que já foi e que está. Vou citar apenas um ponto desta famigerada politica gonçalense:- tenho 63 anos e conheço toda a cidade. Trabalhei com política no município de 1980 a 2002 e me envolvi com a problemática administrativa federal, estadual e municipais. Em todos os municípios que participei de alguma forma com política vi a ambição, a necessidade de poder encampar, tomar conta dos interesses mas vi em quase todos interesse também em cuidar da cidade e dos munícipes. Em São Gonçalo presenciei apenas o interesse em ganhos lícitos ou ilíciotos e em perpetuação nos mandatos. Temos um problema crucial que é o despejo de esgoto na baia de Guanabara e NUNCA vi este assunto na câmara de vereadores ou no executivo.Os projetos que presenciei assuntos eram apenas para véspera de eleição ou para algum proveito próprio. São Gonçalo com todo seu potencial é um município como quaisquer outros do interior do nordeste ou das entranhas da amazônia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Pedro Baldi, tudo bem?

      Meu caro, eu não quis fazer aqui nenhuma defesa dos políticos do passado e tampouco dos atuais. Apenas fiz uma observação de que, mesmo que São Gonçalo ainda não esteja tão avançada como deveria estar, é possível notar que a cidade sofreu, sim, algumas transformações. E que, independente da ação dos políticos, a cidade também se desenvolveu. Portanto, analisando por esse prisma, na minha opinião, felizmente, São Gonçalo ainda tem jeito, sim. Só falta a população ser mais atuante na política da cidade. Mas embora a população não sendo ainda politizada, observo também que ela começa a se despertar aos poucos para a política local. O resultado das eleições de 2014 mostrou isso. Os eleitores rejeitaram nas urnas nomes tradicionais da política gonçalense. Isso demonstra que o nosso eleitor não está tão indiferente como muitos imaginavam.

      Quanto à sua opinião sobre os políticos da nossa cidade, eu respeito e agradeço a sua participação com seu comentário. A sua experiência enriqueceu o debate.

      Grande abraço!

      Excluir
  2. Uma vez eu e minha família pensamos em nos mudar de casa, nessa mudança, cogitamos bairros em SG e em outras cidades também, pensamos nos prós e contras reais... no final acabamos não nos mudando... para nós os piores problemas de se viver em SG são: Violência, Saúde e Transporte... analisando outros bairros de SG e cidades como Rio, Niterói e Maricá, percebemos que esses três grandes problemas, são tão ruins quanto , um pouco menos pior ou até piores em outros lugares... no final chegamos a conclusão de que mudaríamos seis por meia dúzia... mas muita gente acha que vale a pena sair de SG para viver em Rio, Niterói e Maricá e conviver com todos os mesmos problemas que temos por aqui, mas pelo menos são cidades com lugares mais bonitos, isso pra maioria das pessoas passa uma sensação de lugar melhor, é o chamado efeito halo, ou quando a forma se torna mais importante que o conteúdo... é uma coisa que vai de dentro de cada pessoa mesmo, uma sensação apenas...

    Se São Gonçalo tem jeito eu não sei, mas sei que não é muito diferente de outros lugares... algumas pessoas dizem que Niterói e Maricá são São Gonçalo maquiada... por fora parece mais bonita, mas por dentro é o mesmo caos... sabemos que SG melhorou em muitas coisas e piorou em outras também, então é difícil dizer como será nosso futuro, torço para que melhore tanto SG como outros lugares também...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Rodrigo,

      Também torço por um futuro melhor para São Gonçalo e para o nosso querido Brasil. Mas cabe também a população participar mais da vida política da cidade.

      Valeu, meu caro! E obrigado por participar sempre com comentários inteligentes aqui no TG!

      Abraço!

      Excluir
  3. São Gonçalo tem jeito sim, mas acreditar nisso cansa. Cansa mesmo, é uma frustração atrás da outra, intercalada com uma ou outra boa notícia. Mas como é bom ler esta boa notícia, ver uma bela foto daqui, conhecer pessoas maravilhosas que vivem aqui. Então acredito que, mesmo cansado, vale a pena o esforço de gostar de São Gonçalo e fazer deste lugar melhor do que é.

    Boa sorte nesta nova fase, Vagner! Sucesso ao TG!

    ResponderExcluir