quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

NÃO EXISTE SÓ UM CULPADO! PREFEITURA E POPULAÇÃO SÃO RESPONSÁVEIS PELOS ALAGAMENTOS EM SÃO GONÇALO


Entra governo, sai governo, entra governo e os alagamentos continuam em São Gonçalo. E após outro forte temporal que caiu ontem (16/02) sobre a cidade se repetiram também, mais uma vez, as históricas justificativas de sempre.

De um lado, há aqueles que acham que a culpa é da Prefeitura. Do outro, que a culpa é da população 'mal educada' que joga lixo nas ruas.

Afinal, quem é o verdadeiro culpado pelos alagamentos em São Gonçalo?

Na minha opinião, os dois são responsáveis pelos inúmeros pontos alagados no município em dias de temporais.

A população por jogar lixo nas ruas e a Prefeitura por não fazer uma manutenção constante, ou seja, limpeza nos bueiros. Não é por que os gonçalenses jogam lixo nas vias públicas que a Prefeitura vai agora se eximir de suas responsabilidades, não é mesmo?

Será que agora é tudo culpa da população?

Veja, por exemplo, o caso do mosquito Aedes aegypti. Tenho visto muita gente culpando somente a população pelo aumento do número de casos de dengue e zika vírus.

De fato, a população tem a sua parcela de culpa no descuido ao combate do mosquito, mas vale destacar que, de 2013 a 2015, o valor da verba extra às prefeituras para ações de combate ao Aedes aegypti caiu de R$ 363,4 milhões para R$ 143,7 milhões. 

Como se vê, a culpa não é só da população, mas também do governo federal! (Saiba mais sobre esse assunto aqui).

E o mesmo pode-se dizer a respeito dos alagamentos em São Gonçalo. De fato, os gonçalenses têm sua parcela de culpa pelas formações de grandes lagos em vias públicas, mas vale destacar também que se a Prefeitura não realiza constantes operações de manutenção e limpeza dos bueiros, a culpa não pode recair somente em cima da população ‘mal educada’.

É importante que população e Prefeitura trabalhem juntos para preservar a cidade limpa e sem alagamentos.

E por falar em população ‘mal educada’ e cidade limpa, cadê a Operação Cidade Limpa? A proposta do projeto não era justamente promover ações de limpeza, cuidar do ordenamento urbano e conscientizar os gonçalenses sobre a importância de preservar o município limpo?

Sou consciente da crise financeira do município, mas é uma pena que em São Gonçalo nada vá adiante...

 


Fotos: Facebook


2 comentários:

  1. Desde que me entendo por gente São Gonçalo fica alagado quando chove forte e isto já vai pra mais de 60 anos. Você está com razão quando diz que a culpa é da população e da prefeitura. Os dois mereciam ser multados pela falta de responsabilidade.

    ResponderExcluir
  2. Culpa dos moradores, do governo e também da natureza... se todos fizessem a sua parte, isso seria muito raro de acontecer, só em chuvas fora do comum mesmo...

    ResponderExcluir