quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

QUAL DESSES PRETENSOS CANDIDATOS À PREFEITO TERIA CAPACIDADE DE GOVERNAR SÃO GONÇALO EM TEMPOS DE VACAS MAGRAS?


De acordo com uma matéria publicada ontem (23/02) pelo jornal A Tribuna, no momento, já há dez nomes com pretensões de disputar a Prefeitura de São Gonçalo nas eleições de outubro.

Além do próprio Neilton Mulim (PR), que pretende disputar a reeleição, confira abaixo os nove pretensos candidatos que querem tomar a cadeira do atual prefeito:

Vereador Marlos Costa (PSB);
Vereador Diego São Paio (PRP);
Vereador Djorge Patrício (PR);
Vereador Jorge Mariola (PDT);
Vereador Cici Maldonado (PSL);
Secretário estadual de Envelhecimento e Qualidade de Vida, José Luiz Nanci (PPS);
Ex-prefeita Aparecida Panisset (PDT)
Ex-deputado federal Brizola Neto (PDT);
Adolfo Konder (PC do B).

Na verdade, são onze o total de pretendentes ao cargo de prefeito de São Gonçalo. O jornal não citou o nome do Professor Josemar (PSOL), mas é quase certo que ele irá, sim, participar da disputa.

Embora alguns nomes já tenham confirmado publicamente suas pré-candidaturas como, por exemplo, Marlos Costa, Diego São Paio e José Luiz Nanci, nada é certo ainda sobre a participação de todos esses nomes citados na corrida municipal deste ano. Há ainda muita especulação e acordos sendo discutidos.

E no caso de Aparecida Panisset, vale lembrar que a ex-prefeita está inelegível.

Mas a questão que quero levantar aqui não é quem vai, de fato, concorrer ou não as eleições, mas, sim, qual deverá ser o discurso desses pretensos candidatos à Prefeitura de São Gonçalo em tempos de crise econômica e cofres públicos vazios.

Infelizmente, a eleição municipal deste ano vai acontecer em um momento muito difícil no país e, principalmente, em nosso Estado, que está praticamente falido. Há uma grave crise financeira que ninguém sabe quando vai arrefecer.

E para piorar ainda mais o cenário econômico do país, a agência internacional de classificação de risco Moody’s retirou nesta quarta-feira (24/02) o selo de bom pagador do Brasil. O rebaixamento da nota de crédito significa que o país perdeu o último selo de bom pagador que detinha entre as três maiores agências de risco do mundo: Standard & Poor’s, Fitch e a Moody’s.

Em comunicado, a Moody’s afirma que o rebaixamento reflete a perspectiva de piora nas contas do Brasil em um cenário de baixo crescimento, com o endividamento do governo inclinado a superar 80% do PIB (Produto Interno Bruto) dentro de três anos.

A agência afirma ainda que a piora dos indicadores analisados para conceder a nota de crédito devem continuar nos próximos três anos por causa da “intensidade do choque para a economia brasileira, a falta de progresso do governo em alcançar seus objetivos de reformas fiscais e econômicas e a expectativa de que atual dinâmica política seja mantida nesse período”.

A projeção da agência é que, no período 2016-2018, o crescimento do PIB seja equivalente a uma média negativa de 0,5% .

Como podemos constatar as esperanças que os analistas brasileiros tinham de uma reação positiva para a economia em 2017, acabaram de ir para o espaço. Já há analistas prevendo a extensão da crise para 2021.

E vale destacar que a crise tem afetado fortemente a economia gonçalense. Dezenas de lojas já foram fechadas na cidade e outros estabelecimentos comerciais e empresas estão para encerrar suas atividades nos próximos dias. Com isso, o desemprego só aumenta no município.

E além de todos esses problemas econômicos atuais do país, vale também ressaltar que São Gonçalo é considerado o município mais pobre do Estado, com uma receita per capita de apenas R$ 958,54 (saiba mais sobre esse assunto aqui).

Pois bem. Diante de toda essa paisagem nebulosa, sem um raio de luz solar à vista, estou intrigado para saber quais serão as promessas que os pretensos candidatos à prefeito têm em mente para o futuro próximo de São Gonçalo?

Espero que não venham com discursos fantasiosos e promessas mirabolantes, pois não vão colar. Não vai ter dinheiro do governo federal e do estado para bancar projetos ambiciosos e obras faraônicas.

E nem tentem, também, querer enganar os eleitores como fizeram Dilma e Pezão nas últimas eleições. O descrédito da população em relação aos políticos aumentou mais ainda depois das mentiras escabrosas contadas por esses dois governantes em suas campanhas eleitorais. Sem contar ainda os escândalos de corrupção...

Penso que a campanha eleitoral deste ano deverá ser marcada por um discurso racional conectado com a atual conjuntura econômica, sem firulas e invencionices. E é aí, então, que vamos ver mesmo quem realmente terá capacidade de governar São Gonçalo em tempos de vacas magras.

O desafio já está lançado!

8 comentários:

  1. Sempre achei que anular voto é omissão, essa atitude fortalece os políticos corruptos sem ética e despreparados para o cargo, a quantidade de escândalos políticos e falta de gestão administrativa deixa cada vez mais a população desacreditada com a classe política, tudo leva a crer, que a quantidade de abstenções votos brancos e nulos serão grande no pleito de 2016, anular o voto não é a solução para eliminar os ruim e sim para enfraquecer os bons, o voto nulo e a fuga da responsabilidade. Porém, esta difícil escolher, se o pleito fosse hoje ficaria com Aparecida.

    ResponderExcluir
  2. Qual candidato já foi eleito em SG falando verdades? A lógica da política de baixa qualidade é justamente prometer o que não se pode cumprir (né, Mulin?). A situação de SG tende realmente a ficar caótica. Um Município que não consegue caminhar com as próprias pernas, dependente de repasses do Estado e do Governo Federal.

    ResponderExcluir
  3. Linha 3 do metrô, barcas Rio - São Gonçalo, BRT, passagem a R$ 1,50 e tantas outras promessas absurdas que não saíram e nem sairão do papel. Só quero ver quem vai ter a cara de pau de prometer essas coisas novamente. E burro de quem votar em quem prometer.

    ResponderExcluir
  4. Brizola Neto é uma surpresa para mim e sem Graça e Alice.
    Mas Panisset, Konder e Mulim são certeza absoluta de não votar!
    Estou na dúvida entre Marlos e Josemar, os outros vamos avaliar...

    ResponderExcluir
  5. Josemar meu voto é dele com certeza! !!

    ResponderExcluir
  6. Vou renovar meu voto esse prof Josemar

    ResponderExcluir