terça-feira, 12 de julho de 2016

A FALHA JORNALÍSTICA QUE AJUDA A QUEIMAR A IMAGEM DE SÃO GONÇALO

 

Que São Gonçalo não tem lá uma imagem muito boa na mídia por conta da violência e outros problemas da cidade, isso não é novidade para ninguém, mas daí querer colocar mais um crime na conta do município já é sacanagem demais do jornal O Dia.

Sei que o jornal o Dia vem passando por uma grave crise financeira (ver aqui), entretanto, isso não justifica a falta de atenção na divulgação de suas notícias.

Ao noticiar o assassinato de um PM reformado, ontem (11/07), em Itaboraí, O Dia deu duas versões para a localidade do crime. Nas redes sociais, informou que o fato ocorrera em São Gonçalo. Já no site, o nome da cidade fora informado corretamente na matéria.

Para alguns, essa falha do jornal pode parecer besteira, mas a questão é que muitos internautas leem apenas as manchetes divulgadas nas redes sociais, não acessam a matéria publicada no site. Com isso, a informação que prevalece, neste caso, é que o crime acontecera em São Gonçalo.

O chato é que informações desse tipo só reforçam cada vez mais a imagem negativa que muitos já têm de nossa cidade. Fora também que o leitor (que só vê a manchete) fica mal informado.

P.S.: O Território Gonçalense lamenta o assassinato de mais um policial. Vale destacar que já chega a 58 o número de policiais mortos no Estado, em 2016.





2 comentários:

  1. Infelizmente a internet acabou com o jornalismo de qualidade. Agora é salva-se quem puder na frente, com erros e tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, o jornalismo não é mais o mesmo nestes tempos de internet, principalmente no que diz respeito às redes sociais. Na ânsia de divulgar as notícias na frente dos concorrentes, lamentavelmente, muitos veículos jornalísticos (não só O Dia) têm pecado pela falta de atenção nas informações.

      Só chamei a atenção para esse erro do jornal O Dia, porque envolveram o nome de São Gonçalo em um crime que não aconteceu na cidade. E, independente, de o bairro Apolo III fazer ou não divisa com o município – como alguns alegaram pela confusão –, vale ressaltar que na matéria publicada no site, o jornal citou corretamente o nome de Itaboraí. O erro aconteceu apenas na divulgação nas redes sociais, entretanto, isso não minimiza a falha do veículo.

      Para evitar a propagação da desinformação, é necessário que a atenção das empresas jornalísticas seja redobrada nas ferramentas atuais de divulgação. Informação com credibilidade é tudo!

      Excluir