segunda-feira, 25 de julho de 2016

SÃO GONÇALO SHOPPING APRESENTA EXPOSIÇÃO SOBRE OS TESOUROS ESCONDIDOS NA BAÍA DE GUANABARA


Em comemoração aos 10 anos da Estação Ecológica da Guanabara o São Gonçalo Shopping realiza a exposição “Tesouros da Guanabara”. Até o dia 31 de agosto o público conhecerá os segredos e as raridades escondidas no fundo das águas da terceira maior baía do mundo.

O principal objetivo da mostra é oferecer aos visitantes um passeio onde as informações são transmitidas por meio de banners, painéis, vídeos e de um jogo interativo. Em um tabuleiro, é possível circular desde a barra (entrada) da Baía, até o recôncavo (fundo). De forma lúdica os participantes vão descobrir como se dá a renovação das águas, através das correntes marítimas e entenderão os principais problemas de ecossistema como aterros, lixões, esgotos. É uma exposição para reflexão.

Nesse tour interativo, o público é conduzido até o fundo da Baía de Guanabara onde estão escondidos seus tesouros: duas Unidades de Conservação (ESEC Guanabara e APA de Guapi-Mirim) e toda a diversidade de espécies dos manguezais.

Desde de 2012 o Projeto Uçá mantém parceria com a APA de Guapi-Mirim e a ESEC Guanabara. Nesse período, 182 mil metros quadrados de manguezais foram recuperados, diversos passeios com grupos nacionais e internacionais foram realizados, onde eles tiveram a oportunidade de conhecer o verdadeiro tesouro da Guanabara e sua biodiversidade. Para Pedro Belga, coordenador do projeto e responsável pela exposição, a Baía de Guanabara é uma responsabilidade de todos: “Esta exposição leva ao público a realidade da Baia. É um ambiente ameaçado sim, mas tem chances de sobreviver. Para isso cada um, cidadão e poder público, deve assumir sua parte de responsabilidade”.

O projeto Uça já retirou mais de 10 mil quilos de lixo dos mangues através da ação LIMPAOCA que reúne catadores de caranguejo e pescadores para cuidar deste ameaçado ecossistema.

Serviço: Exposição Tesouros da Baía de Guanabara

Data: de 24 de julho a 31 de agosto

Local: São Gonçalo Shopping

ENTRADA GRATUITA


Nenhum comentário:

Postar um comentário