sábado, 17 de setembro de 2016

A INFLUÊNCIA DE LEONEL BRIZOLA NAS ELEIÇÕES DO RIO E DE SÃO GONÇALO


Matéria publicada neste sábado (17/09) pelo jornal O Dia, mostra que a figura do ex-governador Leonel Brizola, falecido em 2004, não tem sido destacada só pelo candidato a prefeito de São Gonçalo, Brizola Neto (PDT), não.

O legado educacional e o nome de Brizola têm influnciado também as campanhas dos prefeitáveis do Rio.

Leia abaixo a matéria:

CANDIDATOS À PREFEITURA ENVOLVEM
 LEONEL BRIZOLA NAS CAMPANHAS

Rio - Divergências à parte, candidatos à Prefeitura do Rio incorporaram em seus discursos um elemento em comum: falam, direta ou indiretamente, da importância da figura do ex-governador Leonel Brizola, morto em 2004.

Fundador do PDT, o líder trabalhista deixou como principal herança mais de 500 CIEPs — “Brizolões” —, escolas de tempo integral idealizadas por Darcy Ribeiro e desenhadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer, onde os jovens estudavam, praticavam esportes, desenvolviam atividades artísticas e culturais, recebiam assistência médica, odontológica, além de três refeições diárias.

Em entrevista que será publicada amanhã no DIA, Alessandro Molon (Rede) criticou o modo como os CIEPs foram abandonados pelos governos subsequentes. Nas redes sociais e em debates, Jandira Feghali (PCdoB) evoca Brizola e Darcy quase sempre quando fala de educação. Marcelo Freixo (Psol) participa da campanha do vereador Leonel Brizola Neto, colega de partido, e ressalta a importância de se trazer de volta as ideias brizolistas.

Em encontro recente na sede do PRB, a campanha de Marcelo Crivella foi comparada à do ex-governador. E Pedro Paulo (PMDB) tem como vice de chapa Cidinha Campos (PDT), brizolista das antigas.

Organizador do livro “A Razão Indignada — Leonel Brizola em Dois Tempos” (Civilização Brasileira, 2016), que rememora os governos do pedetista, o professor da Uerj Américo Freire acredita que, apesar de alguns problemas na concepção dos projetos brizolistas, eles evidenciaram corretamente o reconhecimento básico de direitos para a população.

“Muita gente tem chegado à conclusão de que não há como construir um estado democrático sem avançarmos nessas políticas”, avalia.

Freire considera, porém, que as menções ao político não têm sido acompanhadas por propostas efetivas.“Não vi nenhuma reflexão ou proposta séria que tenha tomado Brizola e seus governos como referência. Muito jogo de cena. O que temos é uso barato e político da memória dele. A Cidinha, militante histórica do trabalhismo, está ao lado do Pedro Paulo, que tem um perfil político diametralmente oposto ao do Brizola”, opina.

“Ele passou a ser um paradigma pelas teses que defendia: o ensino integral, a participação popular”, aponta o cientista político Paulo Baía, daUFRJ. “Em um momento de crise de representação, há um resgate de algo que a população valoriza. Eles citam Brizola, mas não estariam dispostos a aplicar efetivamente as políticas dele”, afirma.

Netos usam sobrenome, mas divergem politicamente

A herança brizolista no Rio também divide a família do líder trabalhista. O vereador pelo Psol Leonel Brizola Neto, barrado no PDT em 2015 após denunciar com frequência a suposta ditadura interna do presidente do partido, Carlos Lupi, pode ser facilmente confundido com o irmão Carlos Daudt Brizola, que usa Brizola Neto como nome político. Mas apenas no sobrenome. Ele deixa claro.

Ex-Ministro do Trabalho do governo Dilma Rousseff, Carlos Daudt permanece no PDT de Lupi e concorre agora à Prefeitura de São Gonçalo.

“Eu e meu irmão estamos politicamente rompidos. O brizolismo não tem como aceitar o PMDB do Moreira Franco, que acabou com os CIEPs”, lembra o vereador, em alusão à coligação do PDT com peemedebistas e ao governador que sucedeu Brizola, em 1987.

O irmão se defende: “A aliança do PDT é com o PMDB do Eduardo Paes, que construiu as Escolas do Amanhã, projeto que resgata o legado das escolas de tempo integral idealizadas por Brizola. Não acredito em trabalhismo fora do PDT”, diz.

Além dos dois, o Estado do Rio ainda tem outra herdeira do velho Brizola: a neta Maria Ines, de 20 anos, candidata à vereadora em Nova Iguaçu pelo PHS. De acordo com a revista Piauí, a moça, que apoia a reeleição do prefeito Nelson Bornier (PMDB) naquele município, chegou a posar para foto com Jair Bolsonaro, deputado de extrema-direita e antítese completa do brizolismo.

Reportagem do estagiário Caio Sartori


2 comentários:

  1. Boa noite,me desculpa mais nao posso concordar com este pesamento,Brizola sempre serrar Brizola,como esta para Pele,e Pele nao averrar outro Pele,os tempos sao diferente,Brizola era Nacionalista,homem inteligente,era um politico nato,casado com uma filha de politico,bem na sua epoca o falatorio e as corrente politicas era o socialismo,comunista,que e muito diferente da epoca de hoje,mais Brizola era um homem que fez valer o seu punho forte guando incampou as empresas de onibus,aqui no estado do rio,foi uma revoluçao,mais teve que pagar um valor muito alto nas leis,hoje nao temos politico,o que temos e uns garotos aventureiro que estao ai so ara ganhar dinheiro e uma aposentadoria depois de dois mandatos. sem ideiologia politica,vejam, o LULA com dizia Brizola,o lula nao passa de um sapo barbudo que esta ai com os pensamento de o presidente da polona,eu me lembro que na epoca de Brizola lula se espelha no prsidente da polonia,mais depois de ser eleito se eselhou em Fidel Castro,na minha opiniao nao a espaço mais para o socialismo comunismo,a grande revoluçao,e estudo,e estudo ass.NGS

    ResponderExcluir
  2. boa tarde poderia dizer com todos tons ironia da vida em 16 09.1980 um apresentador entrevista um ex Sindicaista Lecha Walesa que foi Presidete da Polonia etre 1990/1995,este homen canhou o premio nobel da Paz em 1983 nos anos 80 lula procurou Lech ,neste encontro lecha disse as seguinte frases,eu quero abolir o socialimo comunismo e o lula quer construir Um , ai o reporte pergunta sobre o simbolo da Polonia,o simbolo da Polonia e uma aguia coroada,os comunista tiraram a coroa da aguia..como a estoria e importante na nossa vida tiramos dela coisa muito importante agora sexta feira passada dia 16/9/2016 o procurador do ministerio publico acusou o lula de ser o CHEFE de uma grande quadrilha,os comunista tiraram a coroa da aguia simbolo, o lula queria mudar a cor da nossa bandeira,Lecha nao foi eleito,lula queria perpetuar no poder como Fidel e Maduro,e foi por esta descordancia entre este dois homens que eles nunca mais se encontraram,e foi ai que Lula se aproximou de Fidel,e Ugo Chaves ,vejam a Polonia de hoje a venezuela de hoje e observa como o Brasil esta hoje,diz Lecha Walesa que ele nao queria viver mais no comunismo,diz ele que o capitalismo nao e uito bom mais e mehor que o soialismo, ele diz que nao temos outra alternativa das dos opçoes ee escolhe o capitalismo,as NGS

    ResponderExcluir