quarta-feira, 21 de setembro de 2016

TERRITÓRIO GONÇALENSE ENTREVISTA MARLOS COSTA, O CANDIDATO A PREFEITO DO PSB


Nesta quinta-feira (22/09), o município de São Gonçalo vai completar 126 anos de emancipação política e administrativa. E coincidindo, este ano, com as eleições municipais - momento importantíssimo para pensarmos e debatermos a realidade presente e futura da cidade -, o Território Gonçalense publicará entre hoje e amanhã uma mini-entrevista com todos os candidatos à Prefeitura de São Gonçalo.

A segunda entrevista é com o prefeitável Marlos Costa. Confira abaixo as respostas do candidato do PSB às nossas indagações sobre o presente e futuro de São Gonçalo.

VAGNER ROSA -  São Gonçalo está completando 126 anos de emancipação política. Em sua opinião, o que o município já poderia ter conquistado durante esse tempo? Em que está mais atrasado?

MARLOS COSTA - Ao longo desses mais de 100 anos de emancipação política, São Gonçalo já deveria, a muito tempo, ter conquistado uma posição melhor nos indicadores sociais, a cidade ainda carece de investimento em infraestrutura, saneamento, educação e saúde. Muito ainda precisa ser feito para São Gonçalo, para que tenhamos uma emancipação social do nosso município.

O que está mais atrasado é o serviço que a Prefeitura presta para população gonçalense, hoje não podemos destacar nenhuma área do serviço público que a Prefeitura preste adequadamente a população.

VAGNER ROSA - O que o senhor mais gosta e não gosta em São Gonçalo?

MARLOS COSTA - Nosso maior patrimônio é a nossa população, é o nosso povo. Nós temos nossas raízes em nossa cidade, é aqui que a gente mora, mora nossa família e que moram nossos amigos. Este espírito de fraternidade que ainda existe no gonçalense, da conversa na calçada, as pessoas frequentarm a casa um dos outros, de receberem em festas, churrasco, sem duvidas é o melhor da nossa cidade.

O que não gosto é o despreparo do atual governo, o abandono da cidade, que o Prefeito levou para nossa população.  A cidade está estagnada, esse governo não pode permanecer, temos que mudar.

VAGNER ROSA - Lamentavelmente, é notável um forte sentimento de baixa autoestima em muitos gonçalenses em relação à cidade. É comum ouvir desses que só estão  esperando melhorar de vida para deixar a cidade de vez.  Como o senhor avalia esse fato negativo  e o que pode ser feito para elevar a autoestima da população gonçalense?

MARLOS COSTA - Isso é visível,  essa baixa estima da população gonçalense, que acontece devido à falta de políticas publicas, que possa melhorar a vida do cidadão. Uma cidade que não tem uma coleta de lixo regular, onde os postos de saúde não tem vacina e medicamentos, onde existe uma dificuldade imensa de fazer exames de saúde, mais elementares, de fato deixam a população sem esperança. Para elevar essa autoestima a gente precisa de um novo governo, de um governo que tenha capacidade de administrar, que possa ter um corpo de servidores que sejam da cidade e que tenham capacidade para mudar e dar a virada que a cidade precisa. Um Prefeito que tenha autoridade e possa exercê-la defendendo a nossa cidade, com isso não tenho dúvidas que teremos uma cidade muito melhor.

VAGNER ROSA - Com 70% dos recursos provenientes de repasses federal e estadual, e apenas 30% de receita própria; caso seja eleito, como o senhor pretende governar e cumprir suas promessas diante de uma realidade economicamente tão adversa - grave crise econômica no país, estado falido e queda de arrecadação dos impostos municipais?

MARLOS COSTA - Primeira questão que iremos fazer, será uma profunda auditoria em todos os contratos que o atual governo celebrou, há gastos desnecessários, sem dúvidas nenhuma, na área de iluminação pública, da merenda escolar, dos medicamentos, então a cidade gasta mal com esses contratos.  Há muitas pessoas contratadas, pela prefeitura, sem concurso público, precisamos melhorar nosso serviço público, até mesmo para que possamos melhorar nossa arrecadação. Para crescer as receitas próprias, é preciso um corpo de servidores qualificados, para que possamos ter uma arrecadação maior, hoje um gonçalense e um pequeno empreendedor, que tenta legalizar o seu imóvel ou o seu negócio, não consegue, pois encontra uma série de entraves. Vamos aumentar nossa arrecadação, sem aumentar nossos impostos, fazendo somente que a Prefeitura possa ter a capacidade de receber todos os cidadãos que queiram estar em dia. Além de diminuir o número de secretarias e nomeados.

VAGNER ROSA - Que presente especial de aniversário o senhor daria para São Gonçalo?

MARLOS COSTA - Um novo governo! São Gonçalo necessita de um Prefeito para que possa avançar.  Um governo que tenha preocupação com a cidade, com as pessoas que aqui moram, que cuide da nossa cidade. Se um Prefeito não cuida das pessoas, não merece permanecer. O que eu desejo e espero nestes 126 anos de emancipação política é que a partir do dia 01 de janeiro de 2017, tenhamos um novo governo, que possa colocar o nosso município em seu devido lugar e possa fazer com que a autoestima do gonçalense possa ser elevada.

Leia também:

Território Gonçalense entrevista Prof. Josemar, o candidato a prefeito do PSOL


Nenhum comentário:

Postar um comentário