quinta-feira, 22 de setembro de 2016

TERRITÓRIO GONÇALENSE ENTREVISTA BRIZOLA NETO, O CANDIDATO A PREFEITO DO PDT


Hoje (22/09), o município de São Gonçalo está completando 126 anos de emancipação política e administrativa. E como esta data especial está coincidindo, este ano, com as eleições municipais - momento importantíssimo para pensarmos e debatermos a realidade presente e futura da cidade -, o Território Gonçalense quer saber o que pensam os candidatos à Prefeitura sobre a realidade gonçalense.

Confira abaixo as respostas do candidato do PDT, Brizola Neto, às nossas indagações:

VAGNER ROSA - São Gonçalo está completando 126 anos de emancipação política. Em sua opinião, o que o município já poderia ter conquistado durante esse tempo? Em que está mais atrasado?

BRIZOLA NETO -  Certamente o município poderia ter conquistado melhores indicadores socioeconômicos do que os atuais. São Gonçalo ocupa as últimas posições nos indicadores de saúde e educação de toda a região sudeste. Praticamente não possui coleta e tratamento de esgoto. Tem uma péssima mobilidade urbana e obriga milhares de gonçalenses a buscarem empregos em outras cidades, como Rio de Janeiro e Niterói, pelo declínio de sua atividade econômica. Entretanto, está localizada em uma região estratégica, na área metropolitana do Rio de Janeiro; é a segunda cidade em população do estado e a 16ª do país. Certamente já poderia ter alcançado melhores resultados nos índices de desenvolvimento humano e econômico.

VAGNER ROSA - O que o senhor mais gosta e não gosta em São Gonçalo?

BRIZOLA NETO - O que eu mais gosto em São Gonçalo é o seu povo. Nossa população de mais de 1 milhão de habitantes sem dúvida é o maior valor da nossa cidade. Não gosto do descaso do atual governo com a saúde, educação e o emprego.

VAGNER ROSA - Lamentavelmente, é notável um forte sentimento de baixa autoestima em muitos gonçalenses em relação à cidade. É comum ouvir desses que só estão  esperando melhorar de vida para deixar a cidade de vez.  Como o senhor avalia esse fato negativo  e o que pode ser feito para elevar a autoestima da população gonçalense?

BRIZOLA NETO - É preciso resgatar o orgulho de ser Gonçalense. Isso só será possível com um governo que tenha capacidade de articular com as outras esferas governamentais, governos federal e estadual, e com a iniciativa privada, investimentos que retomem o desenvolvimento econômico e promovam a tão sonhada justiça social.

VAGNER ROSA - Com 70% dos recursos provenientes de repasses federal e estadual, e apenas 30% de receita própria; caso seja eleito, como o senhor pretende governar e cumprir suas promessas diante de uma realidade economicamente tão adversa - grave crise econômica no país, estado falido e queda de arrecadação dos impostos municipais?

BRIZOLA NETO - São Gonçalo precisa ser pensada a partir de uma visão regional. Fortalecer o Conleste (Consórcio dos Municípios do Leste Fluminense) para articular em conjunto políticas setoriais, atraindo investimentos das outras esferas de governo e inciativa privada, para resgatar sua vocação natural de grande polo industrial, gerando emprego e renda na cidade de São Gonçalo e melhorar a arrecadação da prefeitura para promover justiça social.

VAGNER ROSA - Que presente especial de aniversário o senhor daria para São Gonçalo?

BRIZOLA NETO - Mudar esse triste quadro socioeconômico, trazendo desenvolvimento econômico para a cidade gerando emprego e renda, organizando e profissionalizando a administração pública, melhorando a arrecadação da cidade e investindo nas prioridades da população: saúde e educação; principalmente com a recuperação dos Cieps, as escolas de tempo integral feitas pelo meu avô, Leonel Brizola, e pelo professor Darcy Ribeiro.

Leia também:








Nenhum comentário:

Postar um comentário